Chapas e ganchos: entenda sobre esses importantes produtos industriais

Conheça as aplicações e variações das chapas e ganchos, itens comumente utilizados no setor industrial. Mesmo que você não esteja familiarizado com objetos industriais de aço ou afins, já deve ter ouvido falar das chapas e ganchos.

Mas mesmo se não ouviu falar, saiba que esses itens desempenham um importante papel nas estruturas industriais ou, até mesmo, residenciais.

São usados, largamente, em diversos setores da indústria e construção civil.

Agora neste texto, veremos um pouco das aplicações e variações desses itens e quais as melhores opções que temos na hora de escolhê-los.

Chapas

As chapas são itens indispensáveis. Delas que derivamos nossas ferramentas e diversos outros objetos que rotineiramente somos beneficiados por suas aplicações e desempenhos, mesmo que, às vezes, nem percebemos isto.

Ferro, aço, inox, entre outras matérias-primas, cada qual tem sua funcionalidade e melhor adequação conforme a atribuição que venha a ter. Veremos agora, um pouco desses elementos e quais sua especificidades.

Chapa 1020

A chapa 1020, feita de aço carbono de baixa temperabilidade, tem ótimo desempenho forjável e ótima soldabilidade. Seu aspecto dinâmico e versátil, faz com que ela possa ser aplicado em produtos das mais variadas formas e tipos.

Ela também pode ser aplicada em processo de cementação, que pra quem não conhece, é um tratamento termoquímico que consiste em se colocar carbono na superfície do aço. Tem como objetivo maximizar a dureza do material, depois de ser devidamente temperado.

Muito semelhante com a chapa 1045, a 1020 é aquela que chamariam de “pau para toda a obra”. Não é atoa que sua versatilidade pode ser vista nos diversos segmentos e aplicações em que ela desempenha o papel de componente principal, como;

  • Parafusos;

  • Eixos;

  • Barras de distribuição;

  • Tubos soldados;

  • Peças cementadas e etc.

Muito utilizado na indústria automobilística, as chapas 1020 são galvanizadas, o que as torna mais resistentes e duráveis, resistindo à corrosão e ao enferrujamento.

Chapas 1045

Como já mencionado anteriormente o texto, o aço possui uma grande versatilidade e é usado como matéria-prima para diversos tipos de produção. Da construção de estrutura metálica de edifícios à fabricação de diversas peças do âmbito industrial.

Essa variedade de aplicações se dá pela variedade de tipos de composição do elemento.

Chapas 1045 são as comumente usadas pela indústria mecânica. Muitas vezes, é utilizado para fabricar engrenagens, eixos e peças para a indústria automobilística e agrícola, além de equipamentos e acessórios como parafusos, grampos, braçadeiras e muito outros.

Aço carbono nas chapas 1045 tem porcentagem que varia entre 0,43% e 0,50%. Além do carbono, sua composição também inclui o manganês, que tem como objetivos aumentar a resistência da chapa, a fadiga e a sua corrosão.

Elas respondem muito bem a esforços externos, como o cortante, que é aquele que age perpendicularmente ao eixo longitudinal. Pode ser amplamente forjada e usinada por conta das boas propriedades mecânicas aqui já citadas.

A composição de carbono e manganês, esse em menor porcentagem, dá a ela uma enorme resistência e dureza, perfeita para serviços e aplicações industriais.

Perfil

Possivelmente você conhece os perfis. Basicamente são barras de metal que servem para a estruturação de paredes e edificações.

Existem diversas variações e tipos deste perfil, incluindo o perfil u dobrado, e os perfilados. Este último, muito utilizado para a condução de fios e cabos no âmbito industrial, residencial e comercial. Normalmente feito de aço galvanizado, mostra-se muito resistente a variações de temperatura e também a sua oxidação.

Gancho curto perfilado

O Gancho curto para perfilado 38×38 é o item que tem como função a instalação de luminárias e afins em perfilados perfurados.

É uma peça muito útil e versátil, composta de aço carbono galvanizado apresentam boa resistência e durabilidade. Mostra-se de fácil instalação, com segurança e praticidade.

Todos esse benefícios o fazem um elemento que vale a sua compra. Muito barato mas com qualidade grande, é certeza que sua durabilidade será longa, sem que este oxide com o tempo e sem apresentar nenhum problema maior.

Caso esteja a procura de matérias-primas para a produção de peças e afins busque aquelas que mais desempenharam um bom serviço para a atividade que você precisa.

Lembre-se de sempre consultar um profissional experiente ou uma empresa especializada no ramo, para que ele lhe auxilie na compra dos itens e em suas aplicações, sempre buscando as marcas que oferecem um bom produto e serviço e com um preço justo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *