Características importantes do compressor de ar

Desde muito antes de a automação industrial assumir o peso que tem hoje, as empresas do setor já usavam equipamentos e recursos para auxiliar na realização de certas tarefas.

Um bom exemplo disso é o compressor de ar: como o seu próprio nome diz, ele tem a função de comprimir os gases presentes no ar. Isso pode servir tanto para facilitar o seu transporte e armazenamento quanto para impulsionar o funcionamento de peças pneumáticas, muito usadas em máquinas industriais.

Apesar disso, nem todas as pessoas conhecem as particularidades desse equipamento, e tampouco sabem que ele está presente em muitos equipamentos usados no cotidiano. Continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito desse item:

Há diversos modelos disponíveis no mercado

Quando uma pessoa precisa de ar comprimido para uma tarefa, não resta dúvida: ela tem que providenciar um compressor. O problema é que nem todos sabem que essa máquina está disponível em diversos modelos, tais como:

  • Compressores de ar elétricos;

  • Compressores de ar a diesel;

  • Compressores de ar a gasolina;

  • Compressores de ar manuais.

 

O modelo ideal varia conforme as necessidades e preferências de cada pessoa. Por exemplo: caso a prioridade seja conseguir um equipamento do tipo pelo valor mais baixo possível, esse último modelo pode ser o melhor.

Contudo, como ele precisa de intervenção humana para funcionar, os demais podem ser uma opção mais vantajosa sob o ponto de vista da eficiência. Assim, é fundamental pesquisar a respeito de cada um deles antes de decidir qual adquirir.

Há, ainda, outra maneira de se reduzir esse custo: optar pela locação compressor de ar. Veja mais informações a respeito disso a seguir.

Ele pode ser alugado

Com a crise econômica, o setor industrial de modo geral tem buscado maneiras de reduzir seus custos operacionais, mas sem abrir mão da qualidade das mercadorias entregues aos clientes.

Uma das escolhas feitas por muitos gestores da área foi abrir mão da compra de equipamentos e optar por alugá-los: assim, paga-se apenas pelo período durante o qual ele realmente é usado.

Da mesma forma, caso ele apresente algum defeito, a fornecedora se responsabiliza tanto por providenciar o reparo quanto um substituto para o item que não funciona, sem custo adicional.

 

Entretanto, para que o aluguel de compressor preço compense, é fundamental que a empresa contratada seja de confiança. Para evitar problemas, recomenda-se pesquisar a respeito da reputação do estabelecimento e da satisfação de clientes antigos.

O compressor pode ser usado em carros

Como o brasileiro é um povo apaixonado por automóveis, é normal que mesmo quem não é mecânico nem especialista conheça algo a respeito de seus componentes, desde uma simples bomba hidráulica preço e função até o motor como um todo.

 

Contudo, nem todos sabem que os compressores de ar também estão presentes no interior de seus carros. Além de ser usado para realizar tarefas como encher os pneus, ele pode estar presente em componentes internos, como o ar condicionado.

É preciso ficar atento à pureza do ar comprimido

A compressão de ar é uma técnica muito usada no âmbito hospitalar. O motivo por trás disso é o fato de que, no caso de pacientes que têm problemas para respirar, é comum ministrar-lhes oxigênio. E, quando ele está comprimido, é muito mais fácil transportá-lo e armazená-lo.

 

Porém, é preciso ter em mente que, nesse caso, há uma preocupação extra: a pureza do ar. Afinal, uma partícula que seja pode ser fatal quando esse fluido é usado com fins terapêuticos.

A boa notícia é que há maneiras de evitar incidentes com essas características: basta optar por um aparato de compressão que tenha um filtro em seu interior. Desse modo, tanto os profissionais da área quanto seus pacientes ficam mais seguros.

É fundamental investir em manutenção

Um aspecto que deve sempre ser levado em conta na locação de equipamentos é o rigor que o estabelecimento fornecedor tem com a manutenção de suas máquinas. Isso pois, caso não haja uma preocupação com isso, as chances de que os itens apresentem problemas são grandes.

No caso dos compressores, especificamente, o relaxo com a sua manutenção pode ser fatal. Isso pois como ele pode manter um fluido em alta pressão em seu interior, qualquer defeito pode fazer com que ele deixe de ser seguro.

Para evitar incidentes graves, recomenda-se investir na manutenção preventiva, antecipando-se nos reparos antes que os problemas se tornem aparentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *