Automação industrial: processos

O setor industrial é importantíssimo para o desenvolvimento econômico de um país. Ele é responsável pela fabricação de diversos produtos, desde químicos, até diversos tipos de alimentos, além de embalagens, produtos e assim por diante.

A indústria é composta por diversos tipos de processos e que demandam muito planejamento.

Para que esses processos sejam cada vez mais eficientes e práticos, começou-se a surgir jeitos de otimizar a produção, e esse jeito foi chamado de automação industrial.

Objetivos da automação industrial

Os principais tipos de objetivos da automação é na realidade construir mecanismos que ajudam a produzir o produto com um menor custo e tempo. Dentro do planejamento de uma automação industrial os objetivos que devem ser buscados são:

– Melhora na produtividade de uma empresa, fazendo com que fabriquem mais produtos para reduzir custos e aumentar a qualidade;

– A automação industrial faz com que as condições de trabalho das pessoas melhorem, aumentando a segurança;

– Realizar diversos procedimentos que seriam impossíveis de se controlar pessoalmente de forma manual ou intelectual;

– Aumenta a disponibilidade dos produtos de modo a fornecer quantidades necessárias para o momento certo.

– Ajudar na simplificação da operação de peças para colhedora de cana, fresadora, tornos e outros equipamentos de modo que o operador não precise de grande conhecimento, esforço e tempo para manusear o processo de produção.

As duas principais partes da automação industrial

Dentro do processo de automação industrial há dois tipos de partes:

Parte operacional

A parte operacional da automação de máquinas é o conjunto de procedimentos e elementos que faz com que as máquinas se mova e também execute a tarefa desejada. A parte operacional é muito usado na parte de acionamento e pré-acionamento em:

  • Motores;
  • Válvulas;
  • Cilindros;
  • Compessores

Além disso, também estão presentes nos dispositivos de detecção como sensores de radiofrequência, temperatura ou visão.

Parte de controle

A parte de controle é responsável por programar a ação, de modo geral, é o “cérebro” de todo o sistema de automação. Geralmente, esse tipo de controle é feito com ajuda do CLP (Controlador Lógico Programável).

O controle antigamente era feito com temporizadores, relês eletromagnéticos, módulos lógicos e placas eletrônicas. Atualmente, com o volume de dados e componentes eletrônicos, é empregado o CLP, que é um computador para o controle de engrenagem.

O CLP é responsável pela comunicação com todos os tipos de componentes que o sistema possui, fazendo com que as máquinas reconheçam as entradas, o processamento da lógica e a atualização das saídas a todo momento.

Benefícios da automação dentro da indústria

A automação traz a indústria diversos tipos de benefícios, tanto para fabricante de peças para colhedora de cana, como para quem fabrica embalagens ou qualquer outro tipo de processo industrial.

Falaremos melhor sobre os benefícios que a automação pode levar a sua indústria.

Eficiência na linha de produção

O tempo de produção em uma indústria com automação é amplamente reduzido, isso porque se for preciso as máquinas trabalham 24 horas por dia, e também são menos propensas ao erro e as falhas (como falha em corrente, engrenagem, mal funcionamento). Com isso aumenta-se o volume de produção.

Possibilita a indústria a trabalhar com mais flexibilidade já que permite uma linha de produção mais rápida e eficiente, sendo possível trabalhar sob demanda, ou seja, o equivalente às encomendas.

Segurança aos colaboradores

Os sistemas automatizados são importantes para a melhora na segurança das indústrias. Isso porque diminui as chances de acidentes entre os colaboradores, já que as máquinas automatizadas são operadas por sistemas.

Qualidade dos produtos

A automação industrial permite que as diversas etapas de produção e seus testes podem ser mais eficientes, já que permitem uma maior qualidade e garantia de que o produto final vai conseguir atrair o consumidor e superar as suas expectativas.

Análise e controle

O sistema automatizado por CLP faz com que os dados de produção sejam melhor analisados e medidos. Dessa forma é possível ter um controle maior sobre o processo de produção, que faz com que as decisões tomadas dentro do quadro de produção sejam mais eficientes e assertivas, melhorando constantemente o andamento da fábrica.

Dessa forma entendemos que o processo de automação é essencial para o desenvolvimento da indústria de forma a melhorar todos os seus processos.