indústria

A relevância de esferas, tubos, inox e aço na indústria

O mundo da indústria é composto por vários segmentos diferentes, que atuam na elaboração de mercadorias e serviços que ajudam as pessoas todos os dias a realizarem diversas tarefas no dia a dia.

As empresas, são responsáveis por fabricar peças, objetos, componentes e produtos que são usados nos processos produtivos de outras companhias.

A área da indústria ajuda no desenvolvimento das cidades, através da criação de postos de trabalhos nos setores produtivo e administrativo, colabora para o crescimento dos estabelecimentos comerciais, ajudando a aumentar o número de vendas, além de movimentar a economia do país, fator que ajuda a melhorar as condições da sociedade.

A importância dos materiais e componentes de aço

O aço é um material muito usado em vários segmentos, porque, produtos fabricados com este elemento, que é resultado de uma mistura de ferro e outros itens que formam uma liga metálica que consequentemente formam o aço, ganham qualidade, resistência e um longo tempo de vida útil.

A produção do aço acontece com o aquecimento do ferro em altíssimas temperaturas, junto com outros materiais, colocando em uma grande caldeira que se transformam em ferro gusa e aço.

Estre processo de aquecimento e produção do aço é muito realizada segmento siderúrgico, onde o minério de ferro é colocado em caldeirões que são aquecidos e com a temperatura elevada, transformam o minério em um líquido vermelho.

Este líquido é levado aos transformadores que são os responsáveis pela criação do aço no seu estado líquido, que é colocado em moldes para o processo de resfriamento.

O processo de fabricação do aço possui quatro etapas:

  • Preparação da carga;
  • Redução;
  • Refinamento;
  • Laminação.

A utilização do aço é muito importante, pois, movimenta a economia e ajuda os setores: automobilístico, construção civil, equipamentos médicos, brinquedos, siderurgia e outros segmentos que são essenciais para o funcionamento da sociedade.

As esferas de aço são componentes que podem ser feitos com aço carbono e inoxidável. As principais características das esferas são durabilidade e resistência, fatores esses que fazem deste um componente amplamente usado na elaboração de produtos para o setor agrícola, hospitalar, automotivo.

Em outros setores as esferas são utilizadas para a elaboração de válvulas de retenção, rolamentos, caixa de direção, bombas e equipamentos de movimentação.

No mercado, além das esferas compostas em aço carbono, é possível encontrar as esferas de aço inox, peça que pode ser usada em diversos processos industriais, graças a sua qualidade e durabilidade contra corrosão.

O preço do componente varia de acordo com o milímetro, por isso, pesquisar informações antes da aquisição é importante para conseguir encontrar um modelo ideal.

O papel dos tubos na indústria

O aço é muito usado em outro formato além do esférico. Os tubos de aço são peças essenciais nas empresas, pois, funcionam como base para a elaboração de vários materiais, porque, proporcionam sustentação, principalmente quando possuem uma grande quantidade de carbono, elemento que agrega dureza e resistência aos tubos.

O tubo de inox são diferentes dos modelos feitos em aço carbono, sendo usado para a condução de líquidos, sólidos e gases nas empresas. Com modelos que possuem alta resistência a oxidação.

A criação de grades, cercas, portões residenciais e esquadrias, alambrados de áreas esportivas, quadras e campos de futebol, instalações elétricas de postes de iluminação, sistemas de gás e hidráulicos e na construção civil como tubulações de água esgoto e em sistemas de combate a incêndio são algumas das inúmeras possibilidades que o tubo inox pode ter.

Esse modelo de tubo é comercializado no mercado nas versões com costura que podem ser soldados durante o processo de produção no qual são envolvidos, tem boa resistência elétrica e podem ser unidas pelas bordas.

O tubo sem costura possui resistência mecânica, proporciona economia nos processos de fabricação e preço acessível.

A chapa inox é uma peça muito usada em serviços de design e engenharia, devido o baixo custo e facilidade na instalação. Os benefícios das chapas são: resistência a altas temperaturas, facilidade na limpeza, durabilidade, beleza, além de ser um material reciclável.

Dessa forma, o uso de materiais em aço proporcionam excelentes vantagens nos processos produtivos em vários segmentos da indústria.

Investir em componentes de qualidade, eficiência e um bom custo-benefício pode ser um excelente elemento para o sucesso do setor que movimenta a sociedade, ajudando as pessoas todos os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *