A fabricação dos sacos de entulho

O mercado das embalagens e caixas de presente é uma tendência promissora no cenário industrial. Basicamente, a produção de itens como sacos para entulhos, sacolas e outras estruturas é feita a partir de equipamentos como a máquina de corte e vinco manual.

Como o nome sugere, esse equipamento serve para cortar os materiais, com as proporções ideais. A única coisa que é preciso fazer antes de inserir a matéria-prima nessa máquina é o molde e design da embalagem.

Além das máquinas especializadas em corte, existem outros equipamentos que são importantes na indústria de embalagens, como a seladora de saco plástico.

Quer saber mais detalhes sobre a produção e o corte das embalagens na prática? Continue lendo esse artigo e saiba como funciona!

Moldagem e design

Antes do saco adquirir o formato que conhecemos, seja como uma sacola ou um modelo de embalagem especial para armazenar resíduos ou transportar entulhos, é preciso ter um design com as medidas e o formato desejado.

A escolha da densidade do plástico e espessura também deve ser feita na etapa inicial.

Máquina de corte e vinco manual

Após a definição do modelo, é hora de cortar o plástico e montar de fato a embalagem e os sacos para entulho. Neste contexto, a utilização da máquina de corte e vinco manual é a técnica mais comum para produção de embalagens.

Na prática, esse equipamento funciona a partir de uma alavanca que, quando acionada, corta os materiais na proporção exata.

Como o próprio nome sugere que equipamento não serve só para cortes, mas também serve para proporcionar aos sacos de ráfia para entulho, as dobras e vincos ideais para o fechamento do produto.

Entre as vantagens desse equipamento, algumas se destacam:

  • Mais produtividade na produção de sacolas e embalagens;

  • Padronização de embalagens e sacos;

  • Medidas precisas e acabamento refinado;

  • Produção personalizada das escolas;

  • Ótimo custo-benefício.

Seladora de saco plástico

Depois da embalagem pronta e modelada, é importante garantir que ela seja resistente e não tenha nenhuma dobra rasgada, ainda mais quando se trata de um saco para entulhos.

Nesta etapa da produção, uma máquina seladora de saco plástico faz toda a diferença, pois como o nome sugere, serve para selar todas as pontas da embalagem ou sacola, garantindo o fechamento perfeito.

Existem diversos modelos de seladoras, e uma ferramenta como esta adaptada para o mundo da indústria é capaz de selar não só os sacos plásticos, como também outros materiais como tecido PET, plástico bolha, tecido poliéster e entre outros.

Sem uma seladora, não há um acabamento adequado para as embalagens, por isso, essa etapa é tão importante na fabricação desses materiais.

Tipos de saco para entulho

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o processo de fabricação dos sacos para entulho, deve estar se perguntando porque esses sacos são diferentes dos convencionais.

Seja no formato big bag ou ráfia, esses sacos, geralmente fabricados em polipropileno, são mais reforçados do que a maioria das embalagens, portanto, ideais para armazenamento de resíduos ou transporte de produtos como:

  • Materiais de construção;

  • Fertilizantes;

  • Grãos;

  • Grama.

Os sacos de ráfia para entulho, como o próprio nome sugere, são ideais para transportar esse tipo de resíduo. Além de fortes, esses sacos apresentam boa resistência contra impactos, solventes, substâncias químicas e são versáteis.

Ao adquirir sacolas de entulho para sua indústria, você deixa o ambiente limpo e organizado e ao mesmo tempo contribui para o meio ambiente, já que os resíduos precisam ser armazenados em um local adequado até serem transportados para um destino ecologicamente correto.

Padrão de qualidade

É importante que as indústrias que fabricam sacos plásticos sigam as normas de qualidade exigidas por órgãos regulamentadores como a vigilância sanitária e a ABNT.

Sacos de má qualidade podem causar acidentes, danificar materiais ou causar efeito contrário na proposta de armazenamento de entulhos.

Por isso, uma fábrica atenta à esses detalhes, produzirá sacos de entulhos com muito mais cautela e qualidade para a entrega destinada ao consumidor final.

Um padrão adequado de qualidade começa na escolha da matéria prima, passa pela maquina de corte e pelos testes depois do acabamento do material.

Se você precisa comprar embalagens ou sacos para entulho, não esqueça de buscar as referências de produção da indústria e o portfólio das embalagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *