A energia térmica utilizada em indústrias

Um dos conceitos básicos da física é sobre energia. A energia tem por definição a capacidade de um corpo de realizar um trabalho, ou seja, gerar força em um determinado sistema ou corpo.

Existem diversos tipos de fonte de energia e o calor, conceituado como energia térmica, é uma delas. Isso ocorre porque o calor é capaz de movimentar corpos levando-os a gerar força e fazer trabalhos.

Um exemplo clássico de energia térmica é a luz solar. Além de ser uma energia 100% limpa, ambientalmente responsável e ideal, por ser advinda da própria natureza, é barata.

Por isso, muitas indústrias utilizam o processo para viabilizar partes de sua produção a energia solar. Isso ocorre por meio da instalação de painéis fotovoltaicos na parte superior das construções.

Outro exemplo de transformação de calor em energia é pelo Aquecedor de fluido térmico. Esse é um tipo de geração de energia que também ocorre a partir calor.

Basicamente, ele necessita de um agente (fluido térmico) para transportar a energia térmica de uma central até os diversos pontos de consumo, sendo amplamente utilizado em diversos segmentos da indústria. Vejamos algumas delas:

  • Indústria têxtil;
  • Indústria automobilística;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria de eletrodomésticos.

Sistemas de combate a incêndios

Esses são somente alguns dos segmentos industriais que utilizam esse processo. Outro exemplo de utilização de energia que leva um sistema a gerar trabalho é o Bico sprinkler.

O sprinkler é um dos mais eficazes sistemas de combate de focos de incêndio primários. Muito utilizado em empresas, prédios comerciais como shoppings, galerias ou lojas comerciais, etc, o sprinkler é um sistema de combate a incêndio que inicia os trabalhos logo que o sensor capta uma alteração de temperatura do ambiente em torno de 20° C acima do normal.

Basicamente, eles são pequenos chuveiros com sistema termo-sensíveis que ficam instalados nos tetos em sistema de rede, que inclui um sistema de pressurização e uma reserva de água. Ao ambiente atingir uma determinada temperatura, o sistema é automaticamente acionado.

A instalação de uma rede de sprinkler só pode ser feito pelas mãos de um profissional do ramo. Isso porque ele está apto e treinado para instalar e trabalhar esse sistema calculando a pressão da água, a área, altura e a temperatura adequada para um combate efetivo de incêndios primários.

Vale ressaltar que essa rede precisa ter sido testada e estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), específicas para esse produto.

Embora sprinklers sejam uma eficiente forma de combate e controle de focos de incêndio, vale lembrar que isso não desobriga ou dispensa o uso de extintores de incêndio no prédio comercial em que estiver instalado, também seguindo as normas técnicas de instalação e manutenção para seu bom funcionamento.

Pois em alguns casos de foco de incêndio á água não deve ser utilizada para controlar a chama e sim o CO2., como o caso de incêndios iniciados por panes elétricas.

Outro exemplo de aquecimento que gera trabalho é o chuveiro.

No inverno, todos precisam de água quente para o banho, mas não basta simplesmente colocar tubos ligar fios e pronto, existem uma série de fatores que são considerados e calculados para que essas instalações sejam feitas.

Isso pode ocorrer com o Dimensionamento de tubulações, perda de carga, pressão nas canalizações do prédio, pressão em um tubo, vazão hidráulica e uma série de outras considerações que só podem ser feitas por um engenheiro civil, na realização do projeto.

Outras opções de fonte de energia.

Existem outras opções que podem ser utilizadas principalmente em residências, para aquecimento de água. O aquecedor, por exemplo, é comum na cidade do Rio de Janeiro, são aquecedores que funcionam com gás encanado, conhecido como gás de rua.

Existem vários tipos de matrizes energéticas que são utilizadas. Algumas não são consideradas matrizes limpas, pois causam muitos danos ao meio ambiente e a sociedade que está em redor.

No entanto, a responsabilidade ambiental e social tem se tornado uma preocupação constante das empresas que tem ouvido as exigências da sociedade para que melhorem suas práticas em relação a natureza para que esta seja preservada.

O desejo de toda a sociedade é que um mundo melhor seja construído para as futuras gerações, que já têm sido ensinadas a ter uma consciência ambiental muito maior e preocupação com a preservação do meio ambiente.