5 curiosidades sobre equipamentos industriais que você precisa conhecer

Ainda existe muita dúvida sobre o que são e para que servem os equipamentos industriais. Eles possuem diferentes funcionalidades e proporcionam grande avanço para as empresas.

Pois, aprimoram os trabalhos realizados e garantem uma produção maior com custos menores, gerando mais lucros. Além de otimizar o tempo de fabricação e entregas.

Os equipamentos industriais são muito utilizados nos processos de elevação de cargas e movimentação, tão comum na rotina de fábricas, canteiros de obras, estacionamentos entre outros.

Elevam, movimentam e/ou transferem de pequenos a grandes volumes e cargas, para qualquer local desejado de determinada área. São cada vez mais eficientes para fábricas e indústrias.

Conheça a importância do uso da barra de carga

A barra de carga, por exemplo, é um desses equipamentos. Ela é acoplada a máquinas de elevação e transporte, para ajudar a movimentação de chapas, placas, entre outros tipos de materiais e cargas.

Também conhecida por balancim travessa, esse equipamento é suspenso por gruas, talhas, pontes rolantes e fixado à carga, por conjunto de cabos de aço, correntes ou cintas de poliéster.

É projetada de acordo com o material que será transportado, podendo ser construída para diferentes configurações e capacidades. Sua utilização aumenta o nível de segurança em relação a outros equipamentos similares.

A barra de carga é capaz de diminuir o desgaste que ocorre na caixa de ganchos e dos cabos de aço do equipamento de elevação, dando mais segurança ao trabalho.

Saiba porquê optar pela automação industrial

Um grande fato sobre os equipamentos industriais é que eles são muito comuns em empresas de automação industrial. Muitas destas buscam esse processo.

Pois estão procurando agilizar e crescer no meio da indústria, tornando-se mais visíveis e competitivas no mercado. Um dos objetos dessa categoria, muito conhecido, também é o fuso trapezoidal.

É o nome mais conhecido dos parafusos trapezoidais, usados na realização de muitos processos e aplicações industriais. Ele é projetado para auxiliar na execução dos movimentos rotativos e de auto travamento.

Sua presença é imprescindível para fricção e lubrificação do material da superfície roscada. A vantagem desse item, está relacionada na sua função de lubrificar a peça em que se encontra.

Além de ser importante para o ajuste desta, deve-se procurar o fuso trapezoidal ideal para o projeto vigente de cada empresa e máquina.

Um bom investimento nas peças, máquinas e nos diferentes tipos de equipamentos que são necessários é de extrema relevância.

Por outro lado, o vergalhão 3 8, muito utilizado em meio a escolha de ferragens para construção, também tem o seu papel neste processo, pois é primordial para estrutura do ambiente industrial.

Por que utilizar a catraca fixa?

Existem muitas opções no mercado, tanto para equipamentos novos quanto para usados. O mais importante, é estar atento a qualidade do que será utilizado pelos funcionários e garantir um bom funcionamento para toda a empresa.

Os equipamentos citados têm relação com a elevação, movimentação e transporte de carga, procedimento recorrente no meio industrial. O sistema de catraca fixa também está ligado a esses outros.

Uma vez que é recomendado para a fixação de cargas pesadas, com mais habilidade e de forma mais rápida.

Ela é responsável por suportar todo o peso do que será carregado ou transportado, já que pode ser utilizada em caminhões.

Funciona com um mecanismo de tensão, que segura as cintas e assegura que a carga se mantenha fixa. O mais indicado, é procurar por uma catraca fixa de amarração de carga.

Esta é feita com qualidade superior, para assegurar o processo. É válido ressaltar também que, para que a catraca funcione corretamente, é fundamental que se tenha uma boa cinta para amarração, ela complementa a função da catraca.

O cabo de aço pode contribuir com um processo completo

Diretamente ligado a esses acessórios e equipamentos, temos o gancho e o cabo de aço. O gancho é um item bem conhecido, até mesmo para quem não é do meio industrial.

Ele tem uma função “simples”, mas de extrema importância para o exercício geral de inúmeras funções que envolvem a movimentação das cargas.

Já os cabos, estão presentes em quase todo o maquinário de uma empresa, seja de carga ou não.

Ele precisa ser altamente resistente e de qualidade, para que não desgaste facilmente e suporte todos os tipos de carga necessária.

Adquira praticidade e segurança para obter os resultados esperados

Uma das peças mais fundamentais para todas as indústrias, sem dúvida, é o rolamento. Peça responsável pela movimentação de esteiras planas e inclinadas, sistemas lineares, estruturas de elevação.

E quaisquer tipos de maquinário, que dependam da movimentação de estruturas e engrenagens. Interferem diretamente nos custos e nas produções dos fornecedores. Graças às técnicas de planejamento de manutenção e gestão de ativos.

Todos esses equipamentos garantem um rendimento melhor no trabalho, oferecendo mais agilidade nos serviços, segurança nas operações, precisão nos processos de execução, bom custo-benefício e outros fatores.

Mas, para que seja sempre vantajoso, é preciso que sempre haja a manutenção preventiva e corretiva eficaz. O treinamento adequado de pessoal, deve ser levado em consideração.

Operar e instalar essas peças, pode facilitar bastante o dia a dia de quem precisa efetuar esse tipo de trabalho.