3 formas de utilizar serra na indústria

Isso porque existem muitos tipos de material, que devem ser tratados e transformados para que se tornem úteis no setor.

Sendo assim, a indústria tem uma relação bastante próxima com os variados tipos de serra e suas funcionalidades.

Já que elas são tão eficazes no corte e acabamento de peças e materiais, podem ser encontradas em vários momentos dentro de uma edificação e no processo de fabricação de um produto.

Mas você sabe quais são os tipos de serra mais importantes e fundamentais? Quais as características de cada dispositivo?

Utilizar serra para cortar materiais muito resistentes é vantajoso? O que uma serra, afinal, é capaz de fazer?

Nesse artigo, saiba mais informações sobre o tema e conheça 3 materiais, que podem ser cortados com o uso de serras.

Cortando aço

Se o seu objetivo é cortar uma peça de aço, serra industrial certamente irá te ajudar. Com diferentes medidas, capacidades e vantagens, esse produto possui dentes especiais para lidar com o material desejado.

Na hora de escolher sua serra fita, lembre-se de que o produto deve ter boa procedência, ou seja, ter sido fornecido por uma empresa responsável e de qualidade, que se compromete com a eficiência de suas mercadorias.

Além disso, preste atenção às particularidades de cada produto, pois isso vai determinar o sucesso do procedimento de corte e o quanto ele vai se aproximar do que você deseja fazer.

Qual o melhor modelo de serra fita industrial?

Isso vai depender das atividades de corte que você precisa realizar. Mas lembre-se que serra industrial para aço é feita a partir de avançados sistemas de tecnologia.

Que garantem um aparelho preciso no corte e nas medidas de materiais metálicos. Por isso, seja qual serra industrial você escolha.

O que importa é que ela seja própria para o corte do material que você está tratando. Depois disso, selecione tamanhos, dimensões e potências que estão de acordo com o trabalho necessário.

E alumínio, como cortar?

Para cortar alumínio, seja uma placa ou uma peça inteira, é importante obter uma ferramenta de altíssimo desempenho.

Voltada para corte de esquadrias e metais não ferrosos, além de perfis de alumínio. Nesse contexto, a serra de widea é perfeita.

Utilizada também para cortar madeiras, aglomerados e compensados, essas pastilhas de metal duro são indicadas para perfis mais difíceis de tratar.

É muito importante, durante seu manuseio, não tentar realizar cortes curvos nem tentar girar a placa.

Utilidades e cuidados

Além disso, deixe a serra ligada por um tempo antes de posicioná-la sobre a superfície e verifique se não existem empecilhos no material.

Que podem entrar em combate com os dentes da serra. Esse tipo de serra pode ser encontrado em muitos segmentos da indústria, sendo os principais:

  • Indústria metalúrgica;
  • Siderúrgicas;
  • Montadoras;
  • Indústria de autopeças;
  • Indústria automotiva.

Cortando ferro: serra de fita especial

Uma das principais vantagens de serra para cortar ferro, é que ela pode fazer o corte de outros metais resistentes ou muito espessos sem dificuldade.

Por isso, corta também peças e materiais de aço, tanto carbono quanto inox. Enquanto a serra fita comum não possui a capacidade de otimizar esse processo de forma rápida e prática.

A serra fita para cortar ferro possui precisão incrível, sem falar no quanto seu desempenho é eficaz.

Além disso, ela é econômica. A partir da sua alta performance, ela foi projetada para gerar o menor desperdício de materiais possível.

Como escolher a serra ideal?

Ao escolher serra de widea para aluminio, procure aparelhos com mais resistência e durabilidade. Opte por uma serra com as seguintes características:

  • Revestimento antiaderente;
  • Proteção contra corrosão;
  • Sistema de pré-tensionamento;
  • Menor fricção;
  • Corte a laser;
  • Marcação de ângulos de afiação;
  • Dentes potentes e grandes.

Agora que você entende mais sobre os tipos de corte e como a serra fita pode auxiliar em um processo industrial.

Seja ele siderúrgico, metalúrgico ou automotivo, faça uma boa avaliação da sua necessidade, antes de finalmente optar por um equipamento. Além disso, é muito importante utilizar sempre os dispositivos de proteção e segurança recomendados.

Estar de acordo com as implicações das normas regulamentadoras, vai garantir mais segurança aos operadores e também o sucesso do corte.