Veja como fazer a montagem do quadro de comando

Os procedimentos variados que são necessários dentro da produção industrial, seja na montagem ou mesmo na confecção de produtos e materiais, devem contar com a distribuição correta de energia para que o maquinário possa funcionar plenamente.

Dessa forma, o quadro de energia tem um papel fundamental no contexto das fábricas em diversos aspectos e podem contribuir, assim como o fazem em residências e edificações em geral, para a correta alimentação elétrica de itens que necessitam diariamente desse recurso.

Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre alguns detalhes na composição desse elemento tão indispensável, e entender como é possível contribuir para o prolongamento de sua vida útil e a otimização completa de seus mecanismos internos, capazes de garantir resultados mais satisfatórios e seguros, nos variados segmentos industriais.

O que é um painel de comando?

Primeiramente, vamos compreender melhor o que é o painel elétrico e qual sua atuação industrial, informando sobre a sua importância no setor e também em outros setores, como o da construção civil.

No geral, esse item é um utensílio modular que possui, em sua composição, uma série de dispositivo eletrônicos.

Compostos em estruturas formadas por chapas de metal e perfis (dobrados, perfurados, etc., conforme a necessidade), ele possui porta e um sistema de fecho adequado para o correto armazenamento dos seus componentes internos.

Por isso, ele deve ser composto por materiais que possuem alto índice de resistência a impactos mecânicos, elétricos e térmicos.

Além disso, os painéis de comando não podem ser afetados por condições como a umidade, muito comum nos locais onde, geralmente, são instalados.

Processos de corrosão também podem prejudicar os seus componentes, de modo que é preciso sempre observar as condições de sua aplicação nas indústrias e nas edificações.

Aplicação

A principal finalidade de seus dispositivos e circuitos é promover a alimentação energética mais segura e de qualidade, sem falar que os painéis, como diz o próprio nome, permitem que alguns comandos sejam observados e aplicados conforme as demandas.

Esses comandos eletricos são responsáveis por gerenciar o fornecimento e garantir que todos os equipamentos sejam devidamente abastecidos com a energia necessária.

Além disso, os painéis permitem que haja um controle sobre a eficiência proporcionada e também sobre a qualidade da distribuição.

Tipos

Existem diferentes tipos de painéis de comando elétrico, pois, embora tenham todos, basicamente, a mesma composição e estrutura, são destinados a diferentes demandas específicas.

Distribuição e sub-distribuição

O quadro de distribuição e de sub-distribuição é um dos mais recorrentes, abrigando uma série de fusíveis, disjuntores e unidades de proteção com o objetivo de distribuir energia elétrica a pontos de consumo e circuitos individuais.

Esse tipo possui um disjuntor principal e um dispositivo de proteção de fuga de corrente residual. Outros tipos existentes são:

  • Centro de controle de motores;
  • Painel eletrico de comando e de controle;
  • Painel para acionamentos.

Além disso, eles podem se diferenciar pelo formato, podendo estar disponíveis em modo de armários, colunas, mesas, etc.

String box

A proteção do sistema de fornecimento é muito importante para evitar acidentes e prejuízos, de modo que é possível contar com a chamada String Box, uma caixa de segurança que se conecta à rede e a protege significativamente.

Ao ser ligada ao inversor de frequência e ao quadro de proteção da rede, portanto, a String Box oferece alta capacidade de conexão com a corrente contínua e impede problemas elétricos, como surtos e curtos-circuitos.

O String box preço pode variar bastante conforme a fornecedora. Entre recomendações que não podem ser negligenciadas está a instalação próxima ao inversor.

Em alguns casos, ela já vem inserida no dispositivo. Sua instalação também pode ser necessária próxima aos painéis.

Distribuição de qualidade

Para garantir o fornecimento mais correto e seguro, a Montagem de quadro de comando deve ser feita a partir das instruções específicas para cada tipo e também com base nos conhecimentos técnicos aprofundados de profissionais da área.

Vale lembrar que todo e qualquer dano apresentado ou ocasionado nesse dispositivo de comando e controle, que é essencial para a integração elétrica eficaz e protegida, pode gerar sérios prejuízos para as linhas de produção e de montagem.

Dessa forma, é indispensável o emprego correto e supervisionado de medidas que possam oferecer segurança, rendimento e, claro, o funcionamento ideal de todos os componentes ligados ao painel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *