industria

Sistemas elétricos na indústria: principais características

Uma indústria é composta por diversos elementos nas quais podemos citar as máquinas, as ferramentas, os procedimentos, a organização do espaço e outros. Porém, esquecemos que grande parte desse funcionamento depende de uma fonte única, que é a eletricidade.

Para que a eletricidade chegue nas máquinas, nas ferramentas, nas luminárias do setor de produção é preciso que a indústria tenha instalações elétrica de qualidade e que permitem a segurança dos processos.

Assim, os serviços de instalações elétricas são importantes para assegurar a qualidade dos produtos.

Ao longo desse texto entenderemos como as instalações elétricas industriais são necessárias para o pleno funcionamento da produção e os itens que compõe esse sistema que lhe asseguram a eficiência no desempenho.

Instalações elétricas industriais

As instalações elétricas industriais são as responsáveis por fazer todos os elementos da indústria funcionar, como máquinas, ferramentas, iluminação dos espaços e assim por diante. Sem o serviço de instalação eletrica industrial a produção não seria otimizada e eficiente.

Os serviços de instalações elétricas então são essenciais para que a indústria funcione. E é considerado como instalações elétrica todo o conjunto de elementos e componentes elétricos que permitem a operação eficiente dos circuitos e também dos sistemas.

O sistema elétrico industrial também visa a economia de energia, tornando a empresa mais sustentável.

Dispositivos contra surtos elétricos na indústria

Um dos itens principais dentro de uma instalação elétrica industrial e que garante sua qualidade e segurança é o uso dos chamados protetor de surto elétrico ou também Dispositivos de Proteção Contra Surtos Elétricos (DPS).

Os equipamentos DPS são feitos para que haja a detecção das sobretensões na rede elétrica fazendo com que as correntes de surto sejam desviadas. Mas, o que é um surto elétrico?

Um surto elétrico é uma onde de tensão, corrente ou então potência que conta com uma grande taxa de variação dentro de um espaço de tempo muito curto.

Essa onde então se propagando durante todo o sistema, passando pelo contator eaton, e outros componentes de uma forma tão rápida podendo ocasionar queima nos equipamentos eletroeletrônicos.

Agora que entendemos o que é o surto elétrico, de onde ele pode aparecer. São três as causas principais: descargas atmosféricas, manobras de rede e então o liga e desliga de grandes máquinas. Iremos entender melhor cada uma delas.

1. Descargas atmosféricas

Quando um raio ou um relâmpago incide diretamente na instalação elétrica ou próximo a instalação ocorre os surtos. Os surtos podem atingir todos os equipamentos ligados a rede.

A grande maioria dos surtos por descarga elétrica acontece de modo indireto, ou seja, apesar de um raio cair longe da instalação ele gera um campo eletromagnético que transfere parte do raio até condutores de metal.

2. Manobras de rede na indústria

São procedimentos realizados pelas companhias energéticas, como os chaveamentos que causam a interrupção da energia para manutenção, ou então os desligamentos acidentais que causam apagões, conhecidos como blecautes, e também os religamentos. Esses podem causar surtos elétricos.

3. Liga e desliga das máquinas

Dentro da indústria é um dos maiores casos de surto elétrico, principalmente, pelo ligamento e desligamento de grandes motores.

Por conta disso é importante o preço de instalação eletrica por ponto para que o DPS seja instalado evitando a queima dos equipamentos eletrônicos.

Manutenções elétricas na indústria

Outro elemento primordial para as instalações elétricas é a periódica manutenção. Essas manutenções permitem que haja o bom funcionamento das máquinas e ferramentas dentro da indústria.

As manutenções elétricas industriais são feitas de maneira preventiva e corretiva, ou seja, são feitos de forma planejada e organizada afim de evitar problemas, e quando ocorre um problema, como no caso de um surto elétrico, é realizado a manutenção corretiva, para que a máquina ou ferramenta volte ao pleno funcionamento.

Assim, as manutenções elétricas estão presentes em vários setores da indústria como:

  • Máquinas;
  • Sistemas pneumáticos;
  • Sistemas de iluminação;
  • Geradores;
  • Transformadores;
  • Proteção contra descargas atmosféricas;

Assim, é de grande importância que uma indústria esteja sempre realizando manutenções dentro de seu sistema elétrico como uma forma de prevenir acidentes e evitar que o funcionamento da indústria pare.

Vimos então que as instalações elétricas industriais devem ser feitas por profissionais qualificados e empresas certificadas no ramo, tudo para que todo o sistema seja seguro e permita que os colaboradores trabalhem com segurança e tranquilidade.