Mais detalhes sobre os equipamentos feitos em metal

O metal é um dos materiais mais usados no mundo, tanto na construção civil quanto na indústria, sendo utilizado na fabricação dos mais variados itens.

Suas principais características são a alta dureza, a cor, geralmente prateada, a alta condutividade elétrica e também térmica.

Neste artigo, você vai descobrir mais detalhes sobre os equipamentos feitos de metal e entender melhor o porquê desse material ser tão popular.

Você sabe o que é solda?

Também chamada de soldagem ou de soldadura, a solda é o método mais comum para a junção de metais usado na indústria.

As partes de metal unidas não precisam ser feitas do mesmo material, é completamente possível soldar o ferro ao aço, por exemplo.

É possível fazer a soldagem por pressão, quando há uma deformação dos dois materiais a serem unidos, mas o mais comum é que seja por fusão.

Antigamente, a soldagem por fusão acontecia a gás, colocando uma chama sobre o metal de solda. Hoje em dia, porém, o mais comum é que se faça a soldagem com um arco elétrico. Existem diversas formas de utilizar um arco para unir metais, os mais comuns são:

  • Solda por eletrodo revestido;
  • Solda com eletrodo de tungstênio;
  • Solda a plasma;
  • Solda com proteção gasosa;
  • Solda com arco submerso;
  • Solda com eletroescória.

Sendo que os três primeiros tipos de solda por arco elétrico utilizam uma fonte de corrente constante e os três últimos utilizam uma fonte de tensão constante.

A principal vantagem desse método, em comparação com a solda a gás, é que se consegue maior precisão no trabalho. O arco elétrico é capaz de atingir maiores temperaturas em uma menor zona.

Para que não hajam erros ou problemas, realiza-se a Inspeção de solda. São inspecionadas tanto a qualidade do processo quanto do produto final.

De modo geral, o inspetor assegura que as normas reguladoras acerca de processos de soldagem estejam sendo contempladas, impede que algum material defeituoso seja usado, enfim, garante que tudo aconteça como planejado.

Entenda as vantagens

Os equipamentos feitos de metal, que, na maior parte das vezes, passaram pelo processo de soldagem, são muito comuns. Entretanto, poucas pessoas sabem quais são as reais vantagens desse tipo de equipamento.

Um ótimo exemplo é a prateleira de aço. Sempre que se visita uma indústria do ramo alimentício ou uma cozinha industrial se encontra prateleiras de aço. O mesmo vale para laboratórios e para a indústria química.

Isso acontece porque o aço é um material higiênico e durável. Em armazéns, as prateleiras de madeira são facilmente encontradas.

A madeira, porém, não possui resistência à umidade, não apresenta fácil limpeza, pode proliferar organismos, dentre outras desvantagens. O plástico é mais higiênico, mas é menos durável e não resiste às temperaturas extremas.

Uma prateleira aço inox não enferruja e resiste à umidade por possuir cromo em sua formação, um chamado “metal de sacrifício”, com função de impedir que o aço seja oxidado. Além de todas essas vantagens, o efeito visual é muito mais bonito, com aspecto prateado.

Outra situação na qual o metal se mostra mais vantajoso que outros materiais é nos galpões. Esse material pode fazer presença tanto na estrutura de galpão quanto em seu telhado.

Muitas pessoas podem pensar que a razão é o baixo custo do metal, no entanto existem outros benefícios que motivam essa escolha.

É comum que se construa o galpão utilizando a alvenaria, o concreto. Tendo isso em vista, entende-se que a facilidade de instalação é um dos principais atrativos por quem escolhe uma estrutura e Cobertura metálica.

O material é leve e de fácil transporte, vem pronto da indústria metalúrgica, basta que o parafusamento e a soldagem ocorram corretamente no local de construção.

Isso promove maior organização no canteiro de obras, economia de materiais por conta da leveza do metal que não exige sustentação reforçada e, ainda, maior rapidez.

Outra economia surge quando se percebe que o uso de caçambas para o entulho é praticamente dispensado, já que é um processo limpo e organizado.

Em conclusão, os equipamentos de metal têm custo baixo e apresentam uma série de vantagens. Mesmo a principal desvantagem do metal, que é enferrujar, pode ser solucionada adquirindo um metal inoxidável ou galvanizado (com zinco).

Com alta resistência, podendo ser unido permanentemente e com segurança por meio da solda e propiciando agilidade e higiene, é um dos materiais mais usados no mundo. A “cereja do bolo” de vantagens é que é um material 100% reciclável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *