fluidos

Estrutura hidráulica: fluidos industriais

O setor industrial é formado por diferentes procedimentos, elaborado por profissionais de diferentes áreas de atuação, para que a transformação da matéria-prima seja desenvolvida ao longo de uma linha de produção até chegar ao consumidor final.

Os projetos desenvolvidos pelas fábricas e indústrias são variáveis, dependendo do tipo de trabalho que é realizado por cada empresa.

Ainda assim, alguns elementos são primordiais e necessários em qualquer tipo de ambiente industrial, para o abastecimento das máquinas e equipamentos utilizados neste local.

O objetivo principal em qualquer processo industrial é promover de forma eficiente a transformação da matéria-prima em produtos de qualidade, de acordo com a demanda necessária e o atendimento a públicos-alvos específicos.

Movimentação de fluidos é sistema básico

O abastecimento de energia e funcionamento das máquinas e equipamentos depende de diferentes processos empregados na montagem industrial.

Entre os principais elementos que formam um ambiente adequado está o sistema hidráulico, formando uma rede responsável pela multiplicação de forças de movimento e transmissão de fluidos, composto por:

  • Bombas hidráulicas e condutores;
  • Motores e atuadores;
  • Válvulas de controle e reguladoras;
  • Servoválvulas.

Toda a estrutura hidráulica participa de diferentes etapas e tarefas realizadas dentro do ambiente industrial e, por isso, precisam passar por cuidados constantes, para que a produção não seja prejudicada.

As equipes de trabalho responsáveis pela manutenção industrial trabalham com planilhas específicas para este tipo de sistema, verificando a presença de vazamentos e analisando as condições das conexões PVC que formam toda a estrutura.

Integração entre sistemas de abastecimento

A energia elétrica também é uma forma de abastecimento obrigatória na maioria das indústrias, pois ela é responsável pelo funcionamento de muitos equipamentos elétricos, inclusive relacionados à hidráulica.

A tecnologia envolvida nos processos industriais alcançou os sistemas hidráulicos se ajustando à eficiência necessária para o setor, usando pressão exercida sobre os fluidos como um meio de transmitir mais potência às máquinas e equipamentos.

Um exemplo simples é a presença de uma bobina elétrica atuando em conjunto com a válvula solenoide 220v, sendo essencial para ferramentas automatizadas, permitindo a abertura e fechamento de sistemas de abastecimento de gases, óleos e líquidos, com total segurança e controle sobre os processos industriais.

A fluidez empregada no interior dos sistemas hidráulicos dependem do pleno funcionamento de outros elementos industriais, com a regulação sobre a pressão exercida por toda a extensão até chegar ao destino final.

Nesse fluxo não há espaço para desperdícios, atuando de maneira precisa sobre as máquinas e equipamentos.

Dessa forma, ao longo do processo industrial é possível encontrar em pontos estratégicos a instalação da válvula transferidora de pressão voltada para o atendimento específico conforme os requisitos necessários para o funcionamento dos dispositivos atrelados à estrutura hidráulica.

Captação e distribuição regularizada

As indústrias e fábricas são grandes consumidoras de água, com fins diversos dentro de uma planta fabril. Para o abastecimento constante e respeitando as leis ambientais, muitas empresas realizam a captação em lençóis freáticos e dispensando em rios e lagos próximos às instalações, com todo o tratamento adequado proposto pela legislação.

Para alcançar os reservatórios sobre o solo o projeto conta com a presença da bomba centrifuga vertical, que atua de forma essencial na captação e distribuição para os reservatórios presentes ao longo da estrutura industrial.

Os sistemas são abastecidos de forma precisa, adequando aos mais diferentes ambientes. O sistema responsável por toda a movimentação hidráulica tem importância fundamental dentro do ambiente industrial.

O monitoramento empregado no fluxo de entrada e saída, encaminhamento entre máquinas e equipamentos e, até mesmo, a lubrificação por meio de óleos e graxas precisa de controle constante e preciso.

O emprego desse equipamento pode ser complementar a outras peças encontradas ao longo do projeto hidráulico.

O investimento no pressurizador grundfos preço é válido, pois a manutenção e necessidade de substituição de peças é baixa, formado com materiais duráveis e com vedação que promovem a segurança de todo o sistema hidráulico de maneira adequada.

As especificações técnicas de cada componente determinam a possibilidade de uso e devem ser adequados a cada projeto. A pressão que transpassa por todo o sistema pode ter um início baixo, mas alcançar níveis elevados se não for monitorado de forma correta.

Para a segurança dos trabalhadores e das instalações industriais, o emprego de reguladores para o controle de ar, gases e fluidos precisa constar no projeto, independente do modelo utilizado e o objetivo final da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *