Usinagem

Usinagem: principais tipos e características

Uma indústria possui muitos componentes e técnicas que asseguram que seus produtos sejam eficientes e corretos. Eles vão desde a pintura com pistola pintura eletrostática a pó que reveste peças e ferramentas, até montagem de linha de produção e setores diferenciados da usinagem.

Um dos processos mais importantes dentro desses ambientes é a a usinagem de peças. Esse tipo de metodologia está presente em muitos ambientes, principalmente, no de indústria automobilística.

Alguns setores que usam o processo de usinagem são as indústrias:

  • Petroquímicas;
  • Automotivas;
  • Aeroespaciais;
  • Eletrônicas e de eletrodomésticos.

Neste artigo abordaremos sobre a os processos realizados pelas empresas de usinagem, sua importância para a indústria de construção de motos e carros e porque ela é fundamental para a indústria geral.

Compreendendo a usinagem de metal

A usinagem é uma técnica que os seres humanos desenvolveu em tempos muito remotos, e por conta da sua evolução na superfície da Terra, essas metodologias foram se desenvolvendo e tornando-se cada vez mais precisas e eficientes.

Usinagem consiste no uso de procedimentos que permitem o desgaste mecânico sobre determinada peça, principalmente as metálicas.

Segundo alguns dicionários as usinagens no centro de usinagem consistem em submeter uma matéria-prima à ação de uma máquina para sua moldagem e definição.

Há variados tipos de processos de usinagem como:

  • Torneamento;
  • Fresagem;
  • Brochamento;
  • Aplainamento.

Há também métodos não convencionais de usinagem que são usados em situações específicas.

Estão presentes em fábrica de carros e motos como a Usinagem:

  • A laser;
  • A jato de água sob pressão;
  • Roller burnishing;
  • Por ultrassom.

Abaixo falaremos sobre alguns processos de usinagem usados na indústria.

Torneamento de peças

O torneamento de peças consiste em um procedimento de usinagem realizado com o auxílio de uma máquinas-ferramenta chamada de torno mecânico. Essa máquina é uma das mais importantes quando falamos de produção e modelagem de peças.

Existem diversos tipos de tornos e de muitos tamanhos, e servem para usinar, polir a matéria-prima.

O torno mecânica realiza diversos tipos de procedimentos, mas por uma metodologia única que é o de rotação da peça. Essa combinação de movimentos permitem que a modelagem da peça seja feita além de ajudar no acabamento.

Com o procedimento no torno mecânico podem ser usados para construção de peças roscadas para retifica de cilindro mestre de freio, além de serem usados para alargar, enrolar molas, entre outros componentes.

Para que as peças sejam feitas com qualidade e para serem abrigadas em setores automobilísticos é preciso que um profissional capacitado nessa operação faça o manuseio.

Caldeiraria como parte do processo de usinagem

A confecção de peças de metal também permitem muitos procedimentos como a caldeiraria. Esse processo é mais comum nas indústrias metalúrgicas, e servem para moldar a peças e soldá-las.

Assim como no torneamento o processo de caldeiraria exige profissionais capacitados e altamente qualificados.

A primeira etapa do processo de caldeiraria passa é o recebimento de placa de metal no formato bruto, transformando de acordo com o projeto ou finalidade. Na caldeiraria a peça pode ser transformada em completamente reta ou curvada, em variados formatos.

O processo de caldeiraria participa de muitos processos como:

  • Embalagens metálicas;
  • Fornos;
  • Chaminés;
  • Tubulações.

Também esse processo de usinagem é fundamental para a fabricação e reparos de peças nos setores petroquímicos. Após o processo se usinagem é comum as indústrias de motos realizar a gravação a laser em metal do número do chassi.

Usinagem roller burnishing

A usinagem roller burnishing é conhecida também como polimento por rolo, e é um processo ainda pouco conhecido. Essa técnica usa rolos de aço endurecido e polidos em contato com um material mais macio.

Esse contato gera uma pressão que permite a criação de um escoamento do material, fazendo com que a superfície fique deformada plasticamente. Assim, o acabamento gerado é espelhado, torando a peça muito mais bonita.

Assim, vimos que a usinagem é um processo bastante comum nos mais diversos setores industriais, e que sem eles as indústrias como a automobilística, a petroquímica e aeroespacial não conseguiriam se desenvolver, afinal, são por meio dessas metodologias que peças no formato adequado sejam possíveis.

Desse modo, é sempre importante ressaltar que o serviço de profissionais é necessário para que todas as etapas da usinagem sejam corretas e seguras, trazendo qualidade em qualquer tipo de modelagem feita.