indústrias importância

O papel das indústrias no mercado brasileiro

O segmento industrial está em um constante crescimento, abrangendo diferentes áreas de atuação. Isso ocorre porque as indústrias são responsáveis por movimentar a maior parte da economia brasileira e também do mundo, sendo responsáveis por criar diversos itens de consumo e produção.

Apesar disso, as pessoas ainda ainda têm certas dúvidas a respeito das tarefas executadas dentro das empresas, por isso o objetivo é citar algumas delas e explicar suas funcionalidades.

Para começar, uma área que talvez seja conhecida pelas pessoas é a alimentícia, então é possível citar as fábricas de alimentos industrializados como refrigerantes e biscoitos. Nelas, são criadas uma infinidade de produtos que, em seguida, são distribuídos para supermercados do brasil inteiro.

Nesse sentido, é possível falar também das lavouras onde se faz a plantação e colheita de alimentos como grãos de arroz, feijão, café e outros.

A agricultura é imprescindível para que as famílias tenham comida todos os dias em suas casas, mas é um trabalho árduo e precisa de bastante mão de obra e máquinas que ajudam nos processos. Entre os equipamentos mais comuns estão alguns caminhões, tratores e colheitadeiras.

Por fim, há ainda as cozinhas industriais, geralmente grandes restaurantes que tem muita movimentação e a demanda é alta. Por isso, eles precisam ser bem equipadas com fogões industriais com alto rendimento, lava louças que facilitam a limpeza, prateleiras e mesa inox, além de muitos outros itens indispensáveis.

Apresentando outras vertentes da indústria

Com o passar dos anos, surgiram muitas ferramentas industriais para a execução de certos trabalhos, tendo como exemplo a Máquina de corte, muito usada para cortar chapas de metal em empresas de construção e montagem de peças de carro.

Graças a versatilidade desse item e de diferentes modelos no mercado é fácil encontrar variações que sirvam para outros materiais como plásticos, tecidos, alumínio e mais.

O diferencial dessa máquina é que ela pode ser de funcionamento manual ou por meio de um controle numérico, conhecido como cnc.

No segundo caso, a sigla quer dizer que tem um aparelho no qual a informação é enviada e depois transferida para a superfície a ser trabalhada, podendo ser projetos em 2D e 3D, sendo possível a produção em diferentes formatos e tamanhos.

Há ainda o processo de solda nas indústrias, ele consiste na junção de duas ou mais peças por meio do calor, funcionando por derreter um material em alta temperatura para que seja colocado sobre um objeto e, ao esfriar, endurece e garante a total resistência e durabilidade.

Desta forma, é usada tanto para consertar problemas em máquinas já existentes ou fazer a fabricação de novas.

No entanto, no mercado, é possível achar diferentes modelos de máquinas de solda e cada uma serve para um tipo de material e serviço, como é o caso da Solda banner que funciona bem em termoplásticos.

Na prática, os termoplásticos são plásticos fáceis de moldar quando submetidos a alta temperatura.

Um exemplo de termoplástico é o polipropileno, seu custo é baixo e resistência alta, o que faz com que seja versátil e possa ser usado para fabricar diferentes produtos.

Nessa linha, existe o Tanque de polipropileno preço que tem um espaço garantido em indústrias químicas pois facilita a mistura de substâncias sem causar riscos a saúde.

A preservação da saúde dos colaboradores

Quando uma empresa contrata um funcionário ela está assumindo a responsabilidade de zelar pela sua segurança. Sabendo disso, o ministério do trabalho estipulou uma série de normas que asseguram o cumprimento das leis de proteção ao trabalhador que envolvem:

  • A vestimenta adequada para cada tarefa;
  • Uso dos aparatos técnicos que promovam a segurança;
  • O papel das empresas para a proteção;
  • Implementar medidas de segurança;
  • Arcar com os equipamentos de proteção adequados.

A primeira norma que pode ser destacada é a Nr6 que fala a respeito da obrigatoriedade dos funcionários usarem os equipamentos de proteção individual (EPI).

Tem também a Nr10 que trata especificamente dos trabalhos envolvendo correntes elétricas.

Com isso, os profissionais devem ter capacitação e precisam estar preparados para lidar com energia elétrica, a fim de evitar acidentes pois estão expostos a alta tensão e um choque pode causar muitos problemas.

No mais, a adequação nr12 também é muito importante. Nesse caso entende-se que o trabalho com máquinas pesadas é arriscado. então a empresa precisa manter os equipamentos sempre em bom estado para não ocasionar acidentes envolvendo seus funcionários.

Sendo assim, os operadores devem ter total segurança para desempenhar corretamente suas funções nas indústrias.