Dispositivos industriais modernos: para que servem?

O mundo está cada vez mais tecnológico e isso não é uma notícia atual. Todos os dias, percebe-se cada vez mais as invenções de aparelhos eletrônicos.

E isso tem se resultado em uma mudança na vida da sociedade. As atuais máquinas e equipamentos, são as responsáveis por realizar grande porcentagem de trabalhos repetitivos e complexos.

Esse setor empenha-se em uma parte de suma importância na indústria mecânica e é um dos principais núcleos do ramo da indústria econômica, após a Revolução Industrial.

A importância do rolamento

Sendo uma das mais benéficas e melhores opções de aplicação ao desalinhamento, o rolamento autocompensador de esferas trabalha com as maiores e superiores velocidades, se comparado aos rolamentos de rolo comumente conhecidos.

Esse tipo de rolamento foi inventado continuamente de uma projeção, através de duas carreiras de esferas, com o auxílio de uma pista comum na área externa de uma ferramenta.

O projeto resulta-se em uma ótima acomodação sobre o desalinhamento, uma vida maior entre os rolamentos e um manuseio mais sofisticado.

Os tipos básicos incluem projetos abertos e vedados; podem ser desenvolvidos projetos sob medida, conforme o catálogo de rolamentos as necessidades especiais a aplicação.

As peças rolamentos de esferas, são comumente mais utilizados no trabalho financeiro, tendo a capacidade de aguentar cargas axiais.

A característica fundamental da ferramenta, é a velocidade sobre a rotação, sendo a característica em destaque sobre os outros rolamentos.

Os rolamentos de esferas são compostos de um anel interior e um exterior, assim como, uma gaiola com folga de precisão para as esferas.

Os rolamentos não podem ser separados e os anéis do rolamento apresentam um ressalto baixo e um alto.

O ressalto baixo permite acrescentar muitas esferas ao rolamento, tornando a capacidade de carga do rolamento relativamente alta.

Quais as alternativas para maquinários que exercem muito trabalho?

Máquinas que exercem ou suportam muita força, necessitam de um sistema elaborado para atuar com precisão e torque, para executar suas funções de forma eficaz.

Um dos sistemas mais utilizados atualmente, é o fuso de esferas recirculantes, que é um sistema que vem proporcionando muitos benefícios à indústria.

O fuso de esfera recirculante, foi feito para trabalhar como um recurso linear mecânico, com eixo dotado de pistas helicoidais para uma ferramenta de esferas, na qual, irão trabalhar como porca, deslizarem sobre ele com índice leveza.

O trabalho do sistema de pistas do fuso de esfera, é auxiliar a passagem da esfera recirculante com o menor atrito possível.

Favorecendo para que ele trabalhe com apenas um terço do torque, comparando com os demais fusos convencionais. Com um índice de atrito muito baixo, o fuso de esfera acaba consumindo menos energia.

Por funcionar com mais facilidade, gerando também um menor desgaste das peças helicoidal, envolvidas no trabalho e menos temperatura durante o processo, além de baixo ruído.

O que é e qual a finalidade da rosca transportadora helicoidal?

Bastante popular no setor da agroindústria, a rosca transportadora helicoidal é muito utilizada no setor da agroindústria, a rosca transportadora é desenvolvida para agilizar e facilitar o processo de manuseio.

Este para diversos tipos de produto à granel, se tratando de armazenamento, moegas, transporte, veículos e alimentação de silos.

Além disso, é muito eficiente no controle da dosagem de diversos tipos de materiais. Normalmente, a rosca transportadora tem um formato tubular e pode ser fabricada com ou sem base fixa.

Neste sentido, a necessidade do projeto do cliente, é o que vai determinar as principais características. Confira 6 das principais dicas sobre o uso de dispositivos industriais:

  • Peças novas e lubrificadas;
  • Anéis de rolamento fabricados sobre projetos;
  • Correias de cargas pesadas para realizarem o transporte;
  • Esferas específicas para cada tipo de rolamento;
  • Conhecimento do manuseio de cada tipo de peça;
  • Realização de projetos conforme as características solicitadas.

A montagem de uma rosca transportadora também pode variar, de acordo com um projeto pré-estabelecido em conjunto com o cliente.

Dependendo do layout do processo, pode haver necessidade que ela seja montada inclinada, totalmente na horizontal ou totalmente na vertical.

Diante dos fatos supracitados, é importante encontrar um fabricante de rosca transportadora helicoidal, que atenda as demandas do cliente.

Se o espaço for maior, é utilizado um tipo de rosca. Já, se ele for menor, é utilizado outro tipo com dimensões menores. A espessura, no entanto, tem relação direta com o produto a ser transportado.

A correia transportadora com 150mm de espessura, por exemplo, comportam até 10m³ por hora de envio de matéria-prima. Já, algumas com 300mm de diâmetro, podem receber até 60m³ por hora de produto.