Você sabe qual a relação dos fusos com os mancais?

Para compreender a relação dos fusos com os mancais, primeiramente é interessante apresentar estes dois itens indispensáveis para a indústria. Os mancais podem ser apresentados como uma forma de suporte ou guia nos quais um determinado eixo se apoia.

Entre a superfície do eixo e a do mancal, ocorre o atrito. É importante citar que de acordo com o requisito de esforços, esses itens são divididos em mancais de rolamento e deslizamento.

Conheça os mancais de deslizamento e rolamento

Normalmente, os deslizamentos são compostos por uma bucha com fixação em um suporte. São comumente aplicados em equipamentos que apresentam baixa rotação ou máquinas pesadas, principalmente devido à baixa velocidade servir como prevenção do superaquecimento dos elementos expostos ao atrito.

Os materiais para a construção desses mancais devem ser sempre bem selecionados e adequados, além de naturalmente, atenderem ao projeto de fabricação em questão, que deve promover a facilidade de trabalhos de reposição e manutenção.

Além disso, o meio onde esses itens irão operar também deve ser considerado, pois comumente apresenta impurezas e resíduos.

Também é importante abordar que as principais problemas que podem surgir nos mancais de deslizamento estão relacionados ao excesso de vibrações e ruídos anormais.

É fundamental que o mecânico responsável pela inspeção examine todas as uniões dos mancais, com as ferramentas ideais, assim como os eixos no que diz respeito às vibrações e às folgas.

A aplicação de lubrificantes e buchas, que são constituídas de materiais macios, como ligas de metais leves, possibilita amenizar o atrito e aprimorar a rotação do eixo.

De forma geral, consistem em corpos cilíndricos e ocos que envolvem os eixos. Além disso, apresenta as seguintes características:

  • Simplicidade para montar e desmontar;
  • Exigem lubrificação constantes;
  • Adaptabilidade;
  • Não possibilitam desalinhamentos;
  • Formas de construção diversas;
  • Geram altas temperaturas em operação.

Já os mancais de rolamento são ideais quando se exige menos atrito e maior velocidade, isso se deve ao fato de que os rolamentos restringem ao máximo as perdas de energia originadas do atrito.

É possível citar diferentes tipos de mancais de rolamento, que se distinguem de acordo com seus itens rolantes: agulha, rolo e de esfera.

Normalmente são compostos por dois anéis concêntricos, onde os elementos rolantes citados anteriormente são localizados. Os rolamentos podem ser divididos de acordo com as forças suportadas, que são axiais, radiais e mistas.

Os rolamentos axiais impedem o deslocamento na direção longitudinal ao eixo e os radiais não suportam essas cargas, além de impedirem o deslocamento no sentido transversal. Já os mistos, envolvem ambas as funções apresentadas.

Neste cenário é importante citar que o funcionamento das máquinas, essencialmente das mais modernas, tem grande dependência dos mancais.

Isso se deve ao fato de que a falha nesses elementos, sejam eles de rolamento ou deslizamento, é capaz de comprometer, severamente, o funcionamento e causar grandes prejuízos.

Conheça os fusos de esferas

O fuso de esferas consiste em um sistema de acionamento crucial para diversas aplicações. Neste sistema, a esfera é responsável por efetuar um movimento helicoidal entre o eixo do fuso e a castanha (envoltório) com baixo atrito. Sua principal funcionalidade corresponde à conversão de energia da rotação em movimento linear.

Ainda mais, o fuso de esferas preço é muito buscado para situações em que se exige alta precisão. Além disso, apresentam capacidade de aplicar ou sustentar grandes esforços com baixo atrito. Os diâmetros dos fusos de esferas podem variar e é ideal que seja medido no centro de rolamento das esferas.

Entre as principais aplicações, é possível citar máquinas-ferramentas, equipamentos de montagem, fabricação de semicondutores, entre outras.

É interessante observar que como esse item ameniza o atrito, é capaz de funcionar com pré-carga, excluindo assim de forma efetiva a folga entre a entrada, que se refere a rotação e a saída, que é o movimento linear.

Neste contexto, os mancais burger catalogo de extremidade são indispensáveis para assegurar maior sucesso na aplicação desses fusos, principalmente para maior precisão do sistema. Dessa forma, o mancal burger proporciona uma montagem precisa dos fusos nas máquinas.

No momento de comprar os rolamentos de apoio para a instalação nos fusos é fundamental que sejam itens de qualidade, usinados de forma precisa.

Comumente são encontrados em aço polido, com capacidade de carga dos rolamentos de acordo com a capacidade do fuso de esferas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *