Você sabe o que é jateamento?

O jateamento é uma técnica utilizada para limpar superfícies, removendo as camadas indesejadas, como tintas envelhecidas e regiões oxidadas.

Tal técnica é essencial para criar melhores condições para uma pintura posterior, e fundamenta-se em lançar um fluxo de material abrasivo contra uma estrutura metálica para erodir a superfície.

E assim, remover todas as impurezas e evitar a formação de óxidos que prejudiquem a aderência da tinta a ser aplicada futuramente.

Trata-se de um método rápido, e ideal para remover pinturas ou ferrugens que provavelmente não sairiam de maneira tão fácil com a utilização de produtos químicos convencionais.

Outras utilidades do jateamento são: acabamento, gravação e decoração da superfície.

Alguns tipos de jateamento

Existem vários tipos de jateamento: com granalhas de aço, com óxido de alumínio, com microesferas de vidro (conhecido como “shot peening”) e, além destes, podem ser usados outros materiais para diversas outras finalidades, como por exemplo, materiais orgânicos, quartzo e areia.

Este último já foi proibido em diversos países desenvolvidos, pois provoca silicose, uma doença respiratória causada pela inalação de pó da sílica.

Portanto, o tipo de jateamento mais utilizado atualmente é o jateamento com óxido de alumínio, ao lado do shot peening, pois trazem mais vantagens técnicas e econômicas se comparados com os outros tipos.

Após o jateamento, costuma ser realizada a pintura industrial, a técnica de proteção anticorrosiva mais utilizada do mundo.

E não é somente como proteção aos mais variados tipos de equipamento de metal que a pintura industrial pode ser útil: a pintura industrial também confere melhor estética visual ao ambiente.

Serve como solução de sinalização para instalações e equipamentos, pois pode ser utilizada na identificação de fluidos em tubulações, suporte de segurança industrial, tratamento de superfícies metálicas com rugosidades disformes e como isolante térmico, além de diversas outras finalidades.

Jateamento e pintura industrial são técnicas que estão diretamente ligadas

O jateamento é realizado para melhor aderência da tinta aplicada na pintura industrial e, esta, por sua vez, é utilizada para proteção do aço contra a corrosão.

O serviço de jateamento deve ser contratado com muita cautela e atenção, pois ele deve ser dominado em técnica e conhecimento por quem presta o serviço, para que seja realizado com todos os cuidados necessários.

Para buscar profissionais com mais garantia de serem confiáveis e especializados na técnica que estão utilizando, o recomendado é buscar uma empresa de jateamento.

Da mesma forma, a pintura industrial deve ser aplicada com muito cuidado, pois o pintor industrial necessita de conhecimento superior ao do pintor civil.

Uma vez que vai lidar com tintas de dois componentes e precisa saber aplicar tinta com pistola convencional e sem ar, além de rolo e trincha, e precisa levar em consideração a sincronização entre o pré-tratamento – o jateamento em si, a pintura do primer.

O tempo de repintura das tintas do esquema aplicado, o tempo de secagem das tintas para movimentação das peças, e a luminosidade e limpeza da área, para evitar reprovação do aspecto visual da pintura.

Para isso, pode se contratar empresas especializadas em pintura industrial, ou até mesmo uma empresa de jateamento e pintura industrial, que une as duas técnicas.

Jateamento e a pintura industrial: melhor opção para a reforma de uma estrutura de metal!

Eles têm sua eficácia comprovada através de diversos benefícios, como podemos observar a seguir, segundo informações dadas por empresas de jateamento. As vantagens das técnicas de jateamento e pintura industrial são:

  • Custo-benefício;
  • O jateamento remove as contaminações, e não prejudica a peça com isso;
  • Velocidade de limpeza do jateamento;
  • O jateamento proporciona melhor preparação de superfícies para aderência de revestimentos de alta responsabilidade;
  • Facilidade de aplicação da pintura industrial;
  • A pintura industrial melhora a resistência dos equipamentos metálicos à corrosão;
  • Tal pintura também promove impermeabilização do material, e estética.

Diante desses apontamentos, é possível concluir que as indústrias têm apenas a ganhar ao utilizar a técnica do jateamento.

Pois além de todos os benefícios que foram mostrados, esta é uma técnica muito mais moderna e mais preparada para cumprir as demandas das superfícies com as quais trabalha de forma a evitar possíveis prejuízos causados por métodos mais antigos.

Já que estes acabam por não ter a mesma tecnologia nem o mesmo preparo, e por isso não podem oferecer o resultado de maneira tão eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *