Você sabe o que é escova de aço?

As escovas industriais são ferramentas muito utilizadas para acabamento de superfícies. Tais escovas são ferramentas frequentemente aplicadas na indústria para serviços de remoção de rebarbas, perfuração, torneamento, remoção de tintas, limpeza em geral e ainda muitos outros.

As escovas de aço são uma boa opção?

Esse produto tem se tornado um meio cada vez mais comum nas linhas de produção das indústrias, podendo ser utilizadas manualmente ou atreladas a máquinas.

Isso porque essas ferramentas apresentam muita eficiência em trabalhos como limpeza (em geral), filtragem ou composição de maquinários.

É muito utilizada nos mais variados segmentos industriais para diferentes tipos de aplicação, vista a sua grande resistência oriunda do material com o qual é fabricada.

São diversos os segmentos de atuação das empresas que usam este tipo de produto, tais como setores alimentícios, siderurgia, metalurgia, automobilísticos, farmacêuticos, entre outros.

É destaque no mercado devido à sua alta resistência e versatilidade, atendendo a diferentes aplicações com precisão e qualidade.

Nesse sentido, a escova de aço pode ser encontrada em diferentes diâmetros, cerca de 65 mm a 355 mm e espessuras, entre ¼” e 2”, com a possibilidade de ser desenvolvida de acordo com cada necessidade.

Dessa forma, pode ser utilizada na limpeza, rebarbação e acabamento de peças, tubos, chapas, madeiras, entre outros materiais para limpeza de superfícies de pneus para recauchutagem e polimento de superfícies diversas, até mesmo para alterar a rugosidade de peças para calçado como couro e demais solados.

Quanto ao material usado na fabricação de uma escova de aço varia conforme sua função de desempenho. Podendo ser utilizados materiais que vão do nylon ao aço, mais comumente usado, pois:

Aço Carbono

Podendo ser de arame sem trançado, trançado e encapsulado, esse material se destaca por sua elevada precisão nos processos de limpeza. Além disso, possui propriedades, tais como durabilidade, longa vida útil e baixo custo;

Aço Inox

O aço inoxidável (INOX) é, no geral, livre de óleo. Disponível nas opções de arame sem trançado e trançado, esse material oferece excelente desempenho em baixas rotações. Outra vantagem é que o aço inox apresenta elevada resistência à corrosão, bem como uma boa tolerância a cargas térmicas elevadas;

Aço Latonado

Comumente fabricado em arame sem trançado, o aço latonado é ideal para trabalho sem faísca. É um material que apresenta flexibilidade e oferece um diferencial de qualidade agregando fino acabamento em superfícies de alumínio;

Entre os tipos de escova, tem-se a escova de aço manual, possibilitando um maior controle sobre o seu manuseio, quando se trata da força necessária.

A escova manual possui basicamente as mesmas funções da escova elétrica, porém com algumas vantagens adicionais, tais como a maior facilidade no transporte e o fato de dispensar uma manutenção constante.

Da mesma forma que a escova elétrica necessita de que seja sempre feita uma manutenção para otimizar o seu funcionamento.

O fator determinante da escolha entre a escova de aço manual e a escova elétrica é a maneira de trabalhar em que ela será empregada.

A escova de aço redonda é um bom exemplo de ferramenta feita de aço oferecendo flexibilidade total no que diz respeito às dimensões. A escova circular pode ser adaptada a motores elétricos e também equipamentos pneumáticos.

Cada escova circular desempenha um papel específico que varia basicamente conforme sua finalidade de uso.

  • Circulares trançadas;
  • Circulares cônicas;
  • Circulares onduladas.

Com a finalidade de remover sujeira de superfícies, limpar peças danificadas e realizar polimentos, a escova de aço para lixadeira torna-se um acessório bastante procurado para ser encaixado na ferramenta. Podendo ser reta ou sada pela indústria pesada ou doméstica.

Considerações importantes

Para utilizar a escova de aço rotativa para lixadeira, independente da complexidade do trabalho e do reparo, é importante avaliar o tipo da lixadeira, o diâmetro do eixo e o diâmetro do encaixe.

Já a escova de aço para furadeira é uma ferramenta feita em arame de carbono, muito apropriada para serviços como:

  • Limpeza e remoção de ferrugem;
  • Remoção de resíduos de solda;
  • Remoção de tintas;
  • Remoção de rebarbas;

A escova de aço circular para lixadeira possui vasta aplicabilidade, dentre suas funções as mais comuns são: rebarbas em geral, remoção de tinta, polimento de superfície e envelhecimento de madeira.

Bem como a escova de aço rotativa tendo sua fabricação geralmente feita em aço carbono, inox e também em latão.

É largamente utilizada pela indústria em várias funções, que podem ser desde limpeza até acabamento e apoio na produção.

Normalmente a escova de aço rotativa é usada em ferramentas manuais, pneumáticas e também elétricas. Como exemplo, ela pode ser usada em moto esmeris, furadeiras ou esmerilhadeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *