Você já ouviu falar de banhos industriais?

Os chamados banhos industriais são procedimentos específicos que materiais de estudo de diferentes tipos de indústrias precisam passar até que cheguem em seu resultado final.

Podem ser indústrias químicas, indústrias de materiais de construção, indústrias de mineração, cozinhas e refeitórios industriais ou outros segmentos.

Por meio de etapas como o Banho histológico, este utilizado por laboratórios químicos, por exemplo, são aplicadas técnicas especiais para a secagem de lâminas.

O aparelho é do formato de uma cuba, de alta resistência, e permite após a coleta de informações das lâminas, essas descansem e sequem de forma correta.

Este tipo de banho industrial é ideal para facilitar o dia a dia do profissional que fica responsável pelo preparo de lâminas do local. Além de nivelar os cortes nas lâminas em processamento, também auxilia no manuseio.

Bem como o Banho maria histológico, que é um conceito desenvolvido com intuito de remover imperfeições nas peças de lâminas, como rugas e distorções que podem se formar durante seu corte, e permite uma visão objetiva de até 20 lâminas secas de uma vez.

As principais características e vantagens destes aparelho são:

  • Compactos
  • De fácil manuseio
  • Design moderno e clean
  • Inovador

Existem ainda alguns outros exemplos de banhos histológicos que são muito utilizados, como o banho histológico digital e moderno. O banho histológico manual, eletrônico, compacto e banho comercial.

Outros tipos de banho

De forma geral, os banhos industriais são fundamentais para os procedimentos necessários na rotina de uma indústria, independente de qual segmento for.

Outra categoria importante de banho de materiais dentro da química é a do Banho seco laboratório, que serve para aquecer amostras.

Esse aparelho é feito de um bloco de alumínio, que fornece rápido aquecimento e fabrica diversos tamanhos de tubos.

Processos industriais são realizados com fins diferentes, dependendo do produto analisado e de equipamentos que atendam tal produto, como é o cado das lâminas ou tubos.

Destaca-se também o Banho de aquecimento, que é feito através de uma cuba de acrílico transparente ou de aço inox e de fácil manuseio justamente por ser encontrada em diversos tamanhos, formas e materiais. São utilizadas para aplicações internas de lâminas dentro da cuba.

Este equipamento não possui circulação externa, e por isso mesmo é um dos mais silenciosos.

Instalações industriais

É muito importante se atentar para aparelhos e equipamentos que oferecem serviços e recursos exclusivos, além de opções específicas de monitoramento e manutenção.

Busque por um técnico para obter mais detalhadamente os processos internos desses itens e, caso necessário, tire dúvidas de como higienizar as máquinas ou até mesmo renová-las.

O processo do Rotaevaporador, por exemplo, exige um laboratório em condições excelentes para que seu funcionamento seja pleno.

É imprescindível em um ambiente laboratorial por se tratar de remover solventes através de processos como evaporação e condensação.

Esse procedimento faz com que diversas substâncias que estejam presentes em diversificadas amostras sejam removidas. Assim como a manta aquecedora, que é um aparelho de laboratório científico.

Essa manta, por sua vez, é extremamente versátil e ágil quando o propósito é atingir o aquecimento de altas temperaturas.

De forma geral, o equipamento pode controlar e ajustar a intensidade do aquecimento sem produzir faíscas em zero partes do sistema eletrônico.

Também por isso é importante verificar com um técnico, para saber se os aparelhos estão com os sistemas de emergência e seguranças ativados.

Apesar de possuir isolantes térmicos e elétricos, que garantem a segurança completa do usuário operante, é sempre bom lembrar de manusear o equipamento com roupas adequadas e itens de proteção postos.

O volume de produção e a temperatura do aparelho podem variar dependendo do seu modelo e para qual fim ele está sendo utilizado.

Dessa forma, é significativo fazer a análise do laboratório para  saber qual a necessidade específica e então adquirir a máquina correta.

Por fim, a Balança de precisão é outro item desenvolvido especialmente para a organização dos equipamentos, e que fazem o calibramento das ferramentas e dos sensores de temperatura de acordo com a demanda do cliente.

Existem inúmeros equipamentos que fazem esse serviço, os mais conhecidos são o calibrador de pressão, a bomba pneumática,  o calibrador universal de temperatura e a reguladores da pressão.

Os fornos de calibração e os sensores de padrão também enquadram o processo de calibração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *