Você já conhece os tipos de esteira da indústria?

No meio industrial, há uma série de setores que se mostram importantes. Cada um deles forma a cadeia de produção e dessa forma, o bom desempenho deles são fundamentais para resultados gerais que realmente venham a ser benéficos.

Dentre esses mais diversos setores, aqueles que realizam a logística interna dos itens são fundamentais. Sendo altamente necessários para que se possa ter uma linha de produção de forma eficiente.

Esses itens são chamados de esteiras, e eles são os maquinários que fazem com que produtos vão de um lugar ao outro.

É comum que as variadas etapas de confecção de materiais na indústria sejam realizados em diferentes ambientes, e por isso, o trabalho realizado pelas esteiras é fundamental para manter a produtividade em alta, sempre de forma rápida e eficiente.

Neste artigo, nós vamos abordar um pouco mais a respeito dos diferentes tipos de esteiras, como: as de rolete ou as esteiras modulares. Sendo assim, prossiga com a leitura e saiba mais.

Esteira transportadora industrial

No meio da indústria, há a constante necessidade de se acelerar os processos de logística interna e distribuição de cargas, isso que ocorre para os mais diferentes setores.

Toda essa movimentação deve ocorrer de modo eficiente e contínuo, sem que ali haja incidentes com os trabalhadores por conta do grande peso que possuem as cargas, além de outros fatores que façam com que o processo de produção perca tempo e demore mais.

Para que tudo isso ocorra nos conformes, a esteira transportadora industrial é o equipamento ideal.

Sendo uma solução altamente prática e facilitadora, a esteira é um específico maquinário que tem a sua utilização feita de modo fixo ou móvel dentro das indústrias, e essa possibilita a movimentação de cargas em série, proporcionando à empresa um maior controle de suas produções, mantendo a mesma sempre de forma contínua e eficiente.

A utilização da esteira transportadora se dá de modo a facilitar o transporte e o carregamento que os caminhões realizam, pois o funcionamento das esteiras é um fator essencial para que haja o transporte de produtos no meio industrial.

Aquelas que são móveis – ou flexíveis como também as chamam – são muito usadas em processos de logística em armazéns onde há uma constante chegada e saída de itens, e sendo assim, o cliente tem a possibilidade da movimentação dessa esteira como ache mais produtivo e benéfico.

Já as fixas podem ser colocadas em regiões de carga e descarga, como num ponto estratégico, de modo a estabelecer um ponto único e definido para a realização do carregamento e descarregamento.

Esteira transportadora de roletes

A esteira transportadora de roletes, assim como qualquer outro tipo de esteira do meio industrial, faz uma diferença contundente no mercado, sendo altamente benéfica para empresas de pequeno, médio e grande porte.

As vantagens para o empresário ou gestor vem logo em que o funcionamento dela se inicia, e isso ocorre pois a esteira de rolete possui diferentes padrões de velocidade e esses podem ser devidamente ajustados de acordo com a presente forma e demanda da produção.

Além disso, sua estrutura também possui uma alta resistência aos danos naturais do tempo, mesmo que permaneça em constante funcionamento. Em síntese, são as vantagens das esteiras transportadoras de roletes:

  • Variedade em velocidade de atuação;

  • Resistência;

  • Vida útil longa;

  • Economia com gasto de luz, tempo e mão de obra.

Mancais de deslizamento e rolamento

Saiba que os mancais são itens que vem a compor algumas máquinas de modo a servir de apoio fixo para eixos, sendo compostos de estruturas de ferro e uma base tampa.

Os mancais de deslizamento, são aqueles que possuem uma bucha fixada em um suporte, e tem o seu uso feito em máquinas pesadas e equipamentos que possuem uma baixa rotação, pois o mancal de deslizamento tem atrito alto e em altas rotações viria a superaquecer.

Além desse, também temos um outro tipo que marca presença na indústria, são os mancais de rolamento, esses que são compostos por dois tipos de anéis concêntricos, e entre eles são alocados elementos de ordem rolante, como: esferas, roletes e agulhas.

Sua indicação é feita para aqueles tipos de projetos que necessitam de uma velocidade maior e com um atrito mais baixo.

Enfim, a indústria é composta por muitos itens, desde as esteiras transportadoras, até o uso da paletizadora automatica – utilizada para o empilhamento de embalagens e caixas diversas. Cada elemento desse possui uma relevância alta e auxilia nos processos de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *