Conheça as vantagens da galvanização e peças inox

A escolha de materiais, produtos e objetos a serem empregados no setor de construção civil e no nosso dia a dia deve levar em consideração alguns fatores, tais como: resistência, durabilidade e custo, entre outros.

Por essa razão, uma alternativa bastante adotada é a utilização de materiais galvanizados ou produzidos em aço inoxidável.

O processo de galvanização consiste no revestimento de superfícies feitas em aço ou em ferro com camadas de proteção de ligas de zinco.

O intuito da realização desse procedimento é aumentar a vida útil dos materiais revestidos, uma vez que a cobertura evita corrosão e protege o material de intempéries climáticas.

Mesmo que a superfície seja corroída ou prejudicada, o zinco será corroído, formando uma camada por cima da parte do material que está exposta, mantendo sua estrutura.

O revestimento pode ser feito de forma bastante simples e rápida por meio da imersão do material em zinco fundido.

Além disso, é aplicável em quase todos os tipos de ferro, exceto aqueles que apresentam quantidades específicas de silício e fósforo, que podem reagir de forma negativa com o zinco.

Onde a galvanização pode ser utilizada?

Por serem muito eficazes no combate de processos corrosivos, os materiais galvanizados são empregados na indústria e nas obras civis, principalmente.

Os setores de transportes (rodoviário, naval, ferroviário, automobilístico), agrícola, industrial e de construção civil também apostam muito em produtos inoxidáveis.

Um tubo galvanizado é ideal para a condução de fluidos, isso porque é feito de material durável, resistente e que exige poucos gastos com manutenção, isto é, por apresentar uma boa relação de custo e benefício.

Além disso, hoje em dia se tornou muito comum a adoção de telhas galvanizadas, em espaços de grande porte coletivos, como ginásios e escolas.

Embora elas oferecem grande resistência e durabilidade, podem gerar um leve desconforto sonoro e térmico, o que é facilmente resolvido por meio da aplicação de uma camada de isopor entre duas dessas telhas.
Já o aço inoxidável consiste em uma liga metálica formada por cromo e ferro, como também alguns outros elementos químicos, dependendo do caso.

Os aços em inox são muito resistentes aos processos de oxidação, sendo essa sua principal característica.

O cromo é essencial para essa função, uma vez que ele se ligará com o oxigênio presente na atmosfera, propiciando a formação de uma película de óxido de cromo que protegerá a superfície de ferro.

Por não serem superfícies porosas, aços inox são muito higiênicos e de fácil limpeza.

O emprego de materiais inoxidáveis em hospitais, por exemplo, auxiliou grandemente na redução e na prevenção de patologias.

Pelo fato de conterem essas propriedades, o aço inox é aplicado em diversos setores, como por exemplo: industrial, automotivo, de construção, de serviços e de eletrodomésticos.

Vantagens dos materiais galvanizados

Os materiais e produtos em inox são esteticamente bonitos e atribuem um ar de modernização aos ambientes, por isso, estão a cada dia mais empregados na decoração, como em corrimãos ou tubulações e canos expostos em estilo industrial.

Os valores variam de acordo com os elementos químicos presentes na liga metálica.

No entanto, produtos em aço inox são, muitas vezes, mais economicamente viáveis do que itens em outros materiais, como o mármore e granito.

Soma-se a isso o fato de exigirem pouca manutenção devido à sua durabilidade, o que também auxilia na redução de gastos e possibilita o direcionamento de investimento financeiro a outras áreas ou produtos.

Em resumo, produtos inoxidáveis apresentam diversas vantagens, como por exemplo:

  • Resistência a processos corrosivos;
  • Durabilidade;
  • Facilidade de limpeza;
  • Resistência a impactos e a deformações;
  • Baixo custo com manutenção;
  • Estética agradável;
  • Resistência a temperaturas excessivamente altas ou baixas;
  • Sustentabilidade por ser reciclável;
  • Excelente custo e benefício.

Diante disso, a compra de uma mesa de aço inox seria um excelente investimento para restaurantes, supermercados, estabelecimentos comerciais em geral, devido à questão da higiene e da estética.

Bem como, a aquisição de um tanque de inox para lavanderias industriais, uma vez que se trata de um material de fácil esterilização.

Os produtos e elementos galvanizados, como também o aço inox, estão mais presentes do que podemos supor em nosso cotidiano. Basicamente, nos utensílios de cozinha, postes de iluminação, automóveis e edificações.

Por todas as vantagens demonstradas, são uma excelente escolha, seja para sua casa, seu estabelecimento comercial ou para a realização de obras.

Pesquise e compare os valores com outros materiais, estudando suas necessidades na hora de optar por um determinado item, tendo sempre em mente os inúmeros benefícios do produto em questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *