Usinagem e ferramentaria

Usinagem industrial: processos e cuidados

As indústrias são compostas por inúmeros procedimentos, como a usinagem, que visam trazer qualidade e dinamismo durante a produção. As diferentes metodologias empregadas visam estabelecer um sistema eficiente e seguro, fazendo com que seja possível aumentar a produtividade e os lucros.

Um dos serviços principais dentro das indústrias é a ferramentaria e usinagem. Esses serviços atuam na produção de peças e ferramentas para diversos setores industriais, por meio de múltiplas metodologias, sejam elas convencionais ou não convencionais.

Neste sentido, é importante conhecer e entender o que significa a usinagem e quais são seus métodos, para que assim possamos compreender com mais detalhe e afinco os processos industriais.

O que é usinagem e sua importância

Um dos elementos fundamentais para indústrias de base, que são as que produzem insumos para as indústrias de bens e serviços, é o processo de usinagem de peças e ferramentas.

Esse serviço pode ser entendido como todo processo que envolve um desgaste mecânico com o auxílio de uma máquina/ferramenta sobre determinado material. Tal material pode ser bastante variado, porém o mais utilizado e trabalhado é o metal e seus tipos principais.

Atualmente o processo de é todo comandado por uma série de procedimentos tecnológicos conhecidos como CNC (comando numérico computadorizado) que permite maior precisão nos cortes e modelagens.

Desse modo, as empresas de usinagem trabalham com diferentes metodologias servindo a indústria com qualidade e segurança. Alguns dos tipos de processos são conhecidos como:

  • Torneamento;
  • Serramento;
  • Aplainamento;
  • Brochamento.

Esses processos são os mais usados e, por isso, são conhecidos como usinagens de processos convencionais. Porém, há usinagens não convencionais, como as usinagens a laser, usinagem a jato de pressão de água, entre outros.

Assim, a usinagem é muito importante para o desenvolvimento de peças para a indústria.

Compreendendo a metodologia pesada

Outro processo que é conhecido no processo de usinagem é a usinagem pesada.

A usinagem pesada consiste na produção de peças específicas pra determinados setores, principalmente grandes peças. Assim como a usinagem comum, o processo é feito com auxílio de máquinas-ferramentas operadas em sua maioria com ferramentas por CNC.

Deste modo, para a construção desses equipamentos em grandes dimensões é necessário que todo o processo seja preciso, assim, as usinagens pesadas e todas aquelas operadas por computador são chamadas de usinagem de precisão.

Abaixo falaremos sobre algumas técnicas empregadas nos serviços de usinagem industrial para confecção de peças e outros produtos.

Processo de torneamento

O torneamento é um serviço de produção e modelagem de peças metálicas e outros materiais que é feito com uma ferramenta chamada torno mecânico. É um dos sistemas mais utilizados, pois sua ferramenta pode ser encontrada de diversos tamanhos, além de poder produzir peças diferentes.

O torno mecânico possibilita que a peça seja cortada e que tenha a possibilidade de adquirir uma forma geométrica por conta dos movimentos exercidos. O torno funciona no sentido de rotação do material enquanto o operador da peça exerce a modelagem.

Assim, é fundamental que a peça para torno, conhecida como cabeçote esteja bem presa para que a manipulação da matéria-prima seja bem realizada.

Com o processo de torneamento é possível construir uma série de produtos e peças como qualquer tipo de rosca, além de ajudar em processos de enrolar molas, furar, alargar, entre outros.

Usinagem de alta velocidade

Um processo que vem chamando a atenção do mundo e que poucos países dominam é a chamada usinagem de alta velocidade ou na sigla em inglês usinagem HSM (High Speed Machining).

Um desses países seletos é o Brasil, que dominou a técnica por conta do trabalho do professor Reginaldo Teixeira Coelho da Escola de Engenharia de São Carlos que é ligada à USP (Universidade de São Paulo).

A usinagem de alta velocidade permite que a peça seja cortada e moldada com velocidades superiores em até dez vezes maior que o processo comum.

O desenvolvimento da técnica demorou anos, sendo concebida no início do século XX e suas primeiras execuções no mundo nos anos de 1980.

A usinagem HSM tem sucesso por permitir o corte sem fluídos e também aplicável em injeção de molde de plástico.

Assim, entendemos que a usinagem é um processo muito importante para a indústria e que sem ela não é possível ter uma produção eficiente e segura.