Usinagem de peças: o que é e a importância para indústria

A usinagem de peças consiste em um processo de desgaste mecânico, com a finalidade de conformar um material metálico ou não (matéria-prima), para o desenvolvimento de componentes para os mais diversos setores de mercado.

O método é parte dos trabalhos de metalurgia, sendo um dos procedimentos mais convencionais das indústrias de fabricação de peças.

Quando um material é submetido ao processo de usinagem, ele adquire novas formas, devido às condições necessárias que passa e, assim, é moldado em uma peça ou componente.

É possível conformar a matéria-prima em formatos específicos, além das ferramentas gerais pré-moldadas,dependendo das necessidades de uso de cada item. Para isso, é preciso ter as especificações da peça e o projeto para desenvolvimento do componente.

Etapas do processo de usinagem para a fabricação de peças

A usinagem é muito eficaz na criação de peças finas, objetos com alto nível de detalhamento e componentes especiais, sendo uma alternativa aos processos de moldagem e fundição, que não são capazes de criar tais itens.

Além disso, a usinagem pode ser aplicada para a fabricação de praticamente todas as peças de mercado, desde parafusos de aço, até objetos maiores, como ferramentas, acessórios automotivos, entre outros.

Em geral, as técnicas da usinagem são divididas em cinco categorias, que podem ou não ser aplicadas em conjunto para a conformação do material, incluindo o acabamento da peça. São elas:

  • Torneamento;
  • Fresagem;
  • Aplainamento;
  • Furação;
  • Retificação.

O torneamento consiste em um processo de usinagem para a fabricação de peças cilíndricas. Por meio de um torno mecânico com deslocamento linear, o material realiza um movimento rotacional que dá origem ao componente.

Ao mesmo tempo em que a matéria-prima é rotacionada, a máquina operatriz conta com uma ferramenta de corte, que retira o excesso de material periférico, com o intuito de definir a peça, em relação à forma e às dimensões.

Atualmente, os tornos mecânicos contam com acionamento CNC (Computer Numerical Control), isto é, um controle numérico computadorizado, capaz de moldar a peça de maneira mais ágil, com menos perda de material e maior precisão.

Além disso, o controle numérico permite controlar a moldagem da peça entre o eixo X e Z, além de outras funções para o aprimoramento de fabricação.

Já na fresagem, é feita a remoção progressiva do material, também por meio de movimentos rotativos repetitivos. Desse modo, as peças são moldadas por meio de pequenas rebarbas, que são retiradas por uma máquina conhecida como fresadora.

O equipamento também pode ser equipado com comando numérico computadorizado, para maior precisão e detalhamento.

Finalmente, as últimas etapas consistem no acabamento do material, com o objetivo de caracterizar a peça, conforme as especificações.

Para que o processo de usinagem seja de qualidade, recomenda-se encontrar empresas de usinagem experientes, que tenham profissionais qualificados e máquinas tecnológicas para a fabricação de peças e componentes.

As possibilidades da usinagem em plástico

Muitas pessoas acreditam que o processo de usinagem somente é feito com materiais metálicos e ferrosos, principalmente, para a fabricação de peças de automóveis e ferramentas.

No entanto, é possível conformar diversos tipos de matérias-primas por meio da usinagem, inclusive o plástico.

A possibilidade de transformação do plástico é uma alternativa para indústrias que trabalham com molde de injeção, pois por meio da usinagem é possível ter um componente de alto detalhamento, com melhor qualidade e finalização de um determinado produto, que pode ser usado para a injeção plástica.

Os moldes de injeção são comumente usados para o desenvolvimento de brinquedos, utensílios domésticos, ornamentos, itens de escritório e muitos outros objetos em plástico.

Com os moldes usinados, é possível ter uma infinidade de formatos das peças plásticas, já que a moldura pode ser fabricada de acordo com as especificações e necessidades.

Vale destacar que os moldes de injeção, feitos por meio de usinagem são extremamente resistentes e duráveis, com capacidade para suportar variações de temperatura, substâncias químicas, processos de corrosão e outras condições de um ambiente industrial.

Por esse motivo, é cada vez mais comum a procura por moldes de injeção de usinagem, em comparação com outros métodos de fabricação de molduras para injeção plástica.

Além disso, os moldes podem ser fabricados em série e rapidamente, já que a usinagem é uma técnica muito eficaz e ágil. o que influencia positivamente nos processos produtivos.