Saiba tudo sobre injeção de plástico

Criada em 1872 pelos irmãos Hyatt, a Injeção de plástico ganhou espaço no Brasil por sua flexibilidade e produtividade no sistema de criação de objetos variados, em série.

É o processo pelo qual o plástico ganha forma, através do aquecimento em intervalos curtos de tempo.

O plástico é derretido e puxado por uma espécie de mangueira e então é levado a um funil, passando então por um processamento no cilindro onde a pigmentação é aplicada e injetada no molde.

Assim são formadas Peças plásticas injetadas de maneira rápida e simples, como carretéis, botões, cadeiras de plástico, copos, mesas, garrafas, caixas plásticas, vasilhas, cestos de lixos entre outros.

Muito utilizado em produtos manufaturados, o processo é extremamente rápido, a contar-se minutos. E é uma das melhores opções para a fabricação de produtos à base de plástico.

A Injeção termoplástica é um processo que requer cuidado, detalhismo, conhecimento maquinário e muito profissionalismo.

Como é o passo a passo da injeção plástica?

  • Trancamento do molde: Processo onde os moldes são fechados para evitar que fiquem com rebarbas e imperfeições.
  • É um passo feito pela movimentação elétrica ou hidráulica e é crucial para dar início à moldagem do plástico;
  • Doseamento: Tornar o material plástico maleável para o trabalhá-lo, de acordo com a necessidade de cada produto destinado;
  • Inserção nos moldes: Após deixar o produto mole, a injeção plástica nos moldes deve ser rápida e precisa, pois se não for rápido o produto amolecido à alta temperatura acaba esfriando impedindo que o processo seja concluído. Caso haja um atraso na aplicação, todo o processo deverá ser refeito;
  • Recalque: É a manutenção da pressão após a dosagem do produto. Processo que pode deixar excessos nas cavidades e acarretar no aumento do impulsionamento. Portanto o recalque ajusta a pressão e evita rechupes;
  • Resfriamento: Processo de manter fechado o molde de injeção para que o produto fique na forma desejada, sem que haja alterações em sua forma;
  • Retirada: Passo onde o produto já está frio e com a forma determinada. O objeto é extraído através de um mecanismo de extração e é direcionado às conclusões finais, encaminhando para os setores. E assim o processo recomeça.

Você sabe o que são produtos termoplásticos?

São materiais sintéticos do plástico, recicláveis e muito presentes em nosso cotidiano.
O uso desse material, ainda que não passem visíveis aos nossos olhos, é muito comum em nosso dia a dia, em escolas, escritórios, em nosso lar e em diferentes ambientes.

Nas escolas, por exemplo, cadeiras e carteiras de madeiras são descartadas e os termoplásticos são preferidos para o uso do aluno na sala de aula.

O plástico utilizado nesse gênero, é o Polipropileno (PP), um dos variados tipos existentes.

A vantagem de optar por esse tipo de mobília nas escolas é a economia, pois em relação às cadeiras comuns de madeira o preço é mais acessível, o que facilita na compra de muitas peças.

Termoplásticos são solução simples, econômicos e recicláveis na criação de produtos.

Alguns tipos de termoplásticos

1. Polipropileno (PP)

É inquebrável e resistente a qualquer temperatura. Por isso é utilizado também na fabricação de recipientes que recebem componentes líquidos quentes.

Produtos derivados: Seringas, tubos, potes e embalagens.

Existe além deste, o BOPP, uma variação do polipropileno que não é de fácil reciclagem, pois possui um plástico metalizado. Ele é usado na formação de embalagens de bolachas e salgadinhos.

Entretanto, apesar da dificuldade em reutilizá-lo, não é impossível. Seguindo a filosofia de vida “DIY”, em português – Faça você mesmo, que tem como ideia central reciclar produtos fabricando novos, pode-se originar acessórios não imagináveis, como bolsas e estojos.

2. Polietileno de baixa densidade (PEBD)

É um produto impermeável e maleável, utilizado na fabricação de sacolas e filmes para embalagens. É obtido tipicamente do petróleo, também pode ser de origem vegetal, por isso é chamado de plástico verde.

Muito utilizado em indústrias, sobretudo as indústrias de bens de consumo, deriva produtos como: Sacolas comerciáveis, sacos de lixo e sacos para confecções.

3. Polietileno de alta densidade (PEAD)

Com alto peso molecular, é utilizado particularmente na produção de tubos e embalagens para produtos químicos, como exemplo.

É um dos mais importantes tipos de polietileno, por razão de maior uso no mundo, além das suas características únicas.

Adaptável às necessidades, os plásticos são de grande utilidade ao mundo, porém é válido lembrar da importância de reciclá-lo, pois trata-se de um produto convencionalmente não biodegradável, portanto, ao fazer uso, lembre-se da responsabilidade de zelar pelo meio ambiente depositando-os na lixeira da coleta seletiva indicada.