Tudo o que você precisa saber sobre válvulas

valvula solenoide danfoss é uma válvula mecânica controlada, da qual recebe essa denominação “selenóide” porque o seu principal componente é uma bobina elétrica com um tipo de núcleo ferromagnético móvel no centro. Tal peça, hoje, é conhecida como êmbolo.

Na posição de repouso, o êmbolo tampa um orifício pequeno onde se pode circular um fluido. A partir do momento que uma corrente elétrica circula por meio da bobina, esta corrente faz um campo magnético que exerce força em cima do êmbolo.

Assim, o êmbolo é puxado em direção ao centro da bobina de forma que o orifício se abre. Esse é o princípio básico para a abertura e fechadura de uma válvula solenóide.

Existe a valvula solenoide para agua e para circuito de gás e, essas são utilizadas em indústrias por todo o planeta e sua quantidade de aplicações para esse tipo de aparelho é quase infinita.

Outras válvulas solenóide têm sistemas de: aquecimento com tecnologia de ar comprimido e de automação industrial. Nas piscinas, em sistemas de aspersão, máquinas de lavar roupa, equipamentos odontológicos, sistemas de lavagem de carros e sistemas de irrigação.

Qual a diferença entre a válvula globo e de gaveta?

Existem dois principais tipos de válvulas de bloqueio ou de isolamento e são utilizadas para desligar ou regular o fluxo de fluido. Já as válvulas de retenção têm a função de impedir o refluxo de fluido.

valvula gaveta bronze e a válvula de globo, juntamente com outras válvulas, como a borboleta e esfera, já são consideradas válvulas de bloqueio por serem solicitadas para parar e regular o fluxo de fluidos diversos. Além dessa função, elas controlam o movimento da haste da válvula.

As válvulas podem apresentar tamanhos de uma fração de 2,5 cm a 9 cm de diâmetro, e são simples válvulas de bronze ou válvulas de controle do sistema de refrigeração com mais precisão e mais sofisticação.

São construídas a partir de ligas metálicas exóticas iguais as utilizadas em reatores nucleares. São feitas para controlar:

  • Gases mais finos;
  • Produtos químicos altamente corrosivos;
  • Vapor de água sobreaquecido;
  • Pastas abrasivas;
  • Gases tóxicos;
  • Materiais radioativos.

A válvula globo pode ser usada tanto como um dispositivo de ligar, como de desligar e fechar. A válvula de gaveta já é idealizada para ser ligada e desligada e não para regulação de fluxo.

A válvula globo possui esse nome por causa da sua forma globular corporal. Além de suas aberturas de entrada e saída do corpo da válvula, podem ser colocadas de maneiras diferentes conforme sua utilização. As configurações mais usadas são os fluxos direto, de ângulo e cruzado.

A válvula globo usa um plugue cônico, movimentando para dentro e para fora do fluido que causa restrição de fluxo e uma queda de pressão usado com elevado grau de precisão.

A válvula de gaveta controla o fluxo do líquido e é semelhante ao fechar uma gaveta, por isso, a origem do nome. Usa-se totalmente aberto ou fechado e, o dispositivo, quando fechado parcialmente, pode resultar em possíveis danos.

Essas válvulas possuem uma haste ascendente, da qual a gaveta vai para cima e para baixo na hasta dela. Quando não ascendente, a haste e a gaveta sobem e descem juntas.

Conheça a válvula de alívio

Valvula de alívio é um dispositivo de pressão utilizado nas linhas industriais. Ela consegue se manter fechada por meio de uma mola, pois dessa forma, a pressão da linha na qual a válvula de alívio está instalada, ultrapassa o limite delimitado pelo cliente.

Sua fabricação é feita por um corpo e um obturador que é responsável por manter a válvula fechada. Além disso, ela possui uma mola que tenciona como um obturador contra o orifício de entrada, fazendo a válvula se manter fechada.

O anel de vedação também compõe a válvula sendo acoplado ao obturador, assegurando a estanqueidade total no orifício de entrada da válvula, assim não tendo vazamento. Vale lembrar que, existem tipos diferentes de válvulas como, por exemplo, a válvula de alívio turbo.

A válvula de alívio tem um funcionamento simples, mas é muito importante para o sistema, pois esse dispositivo fica instalado em um ponto estratégico da linha, no qual recebe a pressão por intermédio do orifício de entrada, sempre de acordo com a pressão do sistema que aumenta o obturador.

Essa força que a mola executa em cima do obturador é definida pelo “set pressure” (set de abertura) da válvula de alívio, assim a pressão aumenta de forma significativa, ultrapassando o limite suportado pelo sistema, e neste momento a mola cede e a válvula alivio pressão abre, liberando a passagem entre o orifício de entrada e o de saída.

Assim que acontece, a pressão do sistema é aliviada e volta ao seu normal. Esse mecanismo garante a segurança em todos os equipamentos instalados no mesmo sistema em relação a pressão excessiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *