Tudo o que você precisa saber sobre solda

O transformador de solda 250 amperes é um instrumento muito usado nos últimos anos, nas indústrias. No entanto, a era digital também vêm transformando as máquinas de solda e, com isso, o equipamento de soldagem trouxe a utilização de eletrodos e outras tecnologias.

Entretanto, existem diferenças entre inversor e transformador. Veja mais sobre o assunto no artigo a seguir.

Transformadores ou solda?

Em relação a tecnologia, os transformadores são produzidos por um núcleo revestido por um enrolamento de bobinas de cobre.

Usam a corrente alternada (CA) para trabalhar e seus valores de corrente e tensão se alternam por meio da posição do núcleo. Ele tem algumas limitações conforme o tipo de eletrodo por canta da sua construção física.

Um de seus melhores modelos e mais conhecidos no ramo industrial é a maquina de solda 250 amperes esab.

Já os inversores, são feitos por circuitos eletrônicos, assegurando a eficiência e o conforto na alteração da corrente e da tensão.

De modo geral, são aparelhos compactos, potentes e conseguem trabalhar com uma gama maior de eletrodos.

No consumo de energia, por causa da diferença entre as tecnologias, os inversores são mais eficientes e consomem menos energia que os transformadores.

O ciclo de trabalho (quando estão soldando), seja para soldagem ou para ponteamento, mais uma vez, os inversores são mais eficientes, pois mantém um determinado valor corrente por mais tempo.

Em relação ao peso e tamanho, os inversores são 3 vezes mais leves e mais compactos do que os transformadores de solda, o que facilita o uso em lugares de difícil acesso.

Esse aspecto facilita o transporte, pois disponibiliza uma alça de ombro para os equipamentos.

Em questão da facilidade de uso, os ajustes dos parâmetros das máquinas para eletrodos são simples, escolhendo apenas a corrente de soldagem por meio de uma manivela ou botão.

Os inversores têm painéis simples com potenciômetros e, em alguns, existem displays indicativos que facilitam o ajuste e precisão dos parâmetros. Os transformadores têm ajustes simples por meio de manivelas e possuem a mesma agilidade dos inversores.

Conheça outros tipos de transformadores

Existem outros transformadores que atuam nos eletrodomésticos como, por exemplo, o transformador microondas solda.

Essa peça, também conhecida como trafo, é considerada uma máquina elétrica que é responsável por transformar a energia elétrica o que permite uma redução ou elevação da tensão elétrica alternada.

Podemos ver a aplicação da máquina elétrica em sistemas de redução da tensão nos circuitos eletrônicos presentes nos aparelhos.

No caso dos eletrodomésticos que a tensão precisa ser rebaixada para níveis menores, ela disponibiliza tensões de pequenas escalas por circuitos eletrônicos. Por exemplo, um carregador de celular reduz a tensão de ou 220V para uma tensão de 9V.

Outro modelo é o transformador de solda ponto, ou Processo de Soldagem por Resistência. Ele realiza um procedimento de unificação de superfícies metálicas por intermédio de uma resistência.

A passagem da corrente elétrica continua aplicada com o controle de tempo e pressão em uma área específica, de diâmetro controlado ou ponto. Suas vantagens:

  • Alta velocidade de soldagem;
  • Sem adição de material na área soldada;
  • Facilita o controle dos parâmetros do processo;
  • Facilita a automação nos procedimentos de soldagem;
  • Possui alta produtividade;
  • Segurança.

Na segurança, a máquina de solda por resistência/ponteadeira possui controlador e transformador de solda incorporados, permitindo uma programação de diversos programas.

Assim, garantem a produção de qualidade dos pontos de solda. De modo geral, ele conta com funções especiais como: stepper, dressagem de eletrodos, troca de eletrodos e válvula proporcional.

Ainda apresenta um controle adaptativo que consiste na correção da corrente, tempo e pressão de soldagem. Assim, comparando os parâmetros estabelecidos ao processo.

Todo esse procedimento garante a qualidade durante todo o processo de soldagem, mesmo tendo variações de espessura, de alinhamento, de material, entre outras.

Saiba mais sobre a máquina de solda

 A maquina de solda é uma peça fundamental na indústria por ser um maquinário de condução elétrica. Essa máquina gera um arco elétrico tanto no modo de energia transformadora como no de energia inversora.

Esse arco é gerado quando a ponta do eletrodo faz contato com a parte metálica da peça que precisa ser emendada, fornecendo o calor necessário para fundição do material da haste do eletrodo com a peça metalizada.

Esse procedimento é feito devido ao valor da corrente que passa pela máquina de solda e quanto maior a corrente, maior a temperatura.

Mas fique atento, pois nem sempre a alta temperatura da máquina de solda assegura uma soldagem de ótima qualidade e eficiente.

A baixa temperatura também é ineficiente para soldagem. Por conta desse fator, é necessário medir ou regular o valor corrente da máquina para que o trabalho seja feito com eficiência.

Preço de maquina de solda varia de modelo, o ideal é procurar uma loja especializada e conferir qual modelo atende sua demanda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *