Tudo o que você não sabe sobre a modernização das máquinas industriais

As máquinas industriais vêm sendo modernizadas ao longo dos séculos, e suas utilidades e fins têm se expandido exponencialmente. A humanidade faz uso dessa grande expansão tecnológica para facilitar o cotidiano e deixar a vida mais prática – através da modernização de indústrias e das máquinas, como um todo. Portanto, vamos adentrar no vasto conhecimento sobre a modernização das máquinas industriais.

Os produtos da modernização das máquinas industriais

Um desses produtos importantes é a resistência de imersão com rosca. Ela é utilizada para realizar o aquecimento da água, do ar, de produtos químicos, do óleo, de gases e, também, é encontrada no aquecimento de saunas.
Por conta dessa grande quantidade de opções de uso, ela está presente em vários setores como, por exemplo:

  • Indústrias
  • Cozinhas industriais
  • Restaurantes
  • Bares
  • Hospitais
  • Lavanderias

Esses e outros setores utilizam a resistência de imersão com rosca. Uma grande vantagem dela, em relação às outras resistências tubulares, é que é possível aumentar sua capacidade de aquecer em até cinco vezes.
Ela foi feita para ser rosqueada e fixada em vários tipos de substratos, por exemplo, em tanques de fluxos de água, tanques de óleo (para realização de um pré-aquecimento do óleo para ser utilizado no aquecimento de máquinas industriais), ou em reservatórios de produtos químicos desengraxantes misturados com água que, graças ao aquecimento a altas temperaturas, promovido pela resistência, efetuam a limpeza e lavagem de algumas peças industriais.
Vale ressaltar que, a eficiência da resistência de imersão com rosca é maior em reservatórios menores, pois a menor quantidade de líquido a ser aquecido facilita que o aquecimento seja realizado em menos tempo.

Entenda mais sobre as máquinas extrusoras

A extrusão consiste na produção de componentes, continuamente, na qual uma matriz exerce força em um material, que vai adquirir a mesma forma pré-determinada pela matriz, que é projetada para servir de modelo. O Extrusor, a máquina que realiza esse processo, é constituído de alguns componentes essenciais, são esses: o motor, a rosca, o barril de aquecimento e a matriz. Desses componentes, um dos mais importantes é a rosca, pois é ela que vai se integrar ao conjunto das máquinas que transformam os materiais.
Com a consciência no setor econômico e na ecologia, foi necessário o desenvolvimento do processo de recuperação de roscas de extrusoras, devido ao desgaste das roscas, em sua participação constante no processo de extrusão. Esse processo surgiu, também, por que esse desgaste pode comprometer muito a produção, uma vez que o formato da rosca é essencial para que o encaixe e o produto final tenham forma adequada.
Quando há necessidade de reparos, uma das soluções é a troca ou a recuperação de roscas de extrusoras. A recuperação de roscas trata-se de um processo muito conhecido e há empresas especializadas que podem fazer esse serviço com excelência.

A modernização de máquinas ultrapassadas

A evolução das máquinas é constante e, com frequência, algumas delas ficam ultrapassadas, pois não possuem as mesmas inovações tecnológicas que as novas máquinas possuem, com isso, as antigas são desvalorizadas no mercado capitalista.
Caso você tenha uma destas, não precisa se preocupar, pois existe um processo denominado retrofit de máquinas, que consiste em modernizar algum equipamento ou máquina que, com o tempo, é considerado ultrapassado e deixa de atender às demandas. Vários tipos de máquinas podem passar por esse processo de retrofitting de máquinas inclusive as, já mencionadas, máquinas extrusoras.
Dependendo das condições da máquina ou do equipamento, pode-se realizar a escolha entre um retrofit de máquinas total, parcial ou em último caso, a troca da máquina.
As vantagens desse processo de modernização são refletidas, principalmente, na economia, pois, ao invés de ser realizada a troca completa da máquina, pode ser que seja necessário trocar apenas painéis de controle ou programação, fios, peças específicas, e isso, muitas vezes, é mais econômico para o proprietário do que um descarte total ou uma revenda no mercado de usados. Sem mencionar os benefícios ecológicos, pois está se evitando o descarte de uma máquina industrial pesada, ou seja, reduz-se a geração de resíduos e, convém lembrar que, a modernização também é um processo de reciclagem (de ideias, conceitos, formas).
Portanto, é sempre importante realizar uma boa manutenção de todos os equipamentos, para retardar a necessidade de um retrofitting e, quando ocorra, que a intervenção necessária seja a menor possível. O planeta agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *