Tubulações e conexões que você vai querer conhecer

As conexões e as tubulações são componentes essenciais para uma série de procedimentos dentro das fábricas e indústrias, de modo que devem ser constituídas de materiais resistentes e de qualidade.

Além disso, seu alto desempenho deve garantir a eficiência da aplicação e gerar resultados comparativos com os padrões desejados, motivo pelo qual é extremamente importante conhecer as suas variadas funções e os modelos disponíveis atualmente no mercado.

Para ficar por dentro do assunto e conferir algumas informações úteis sobre as tubulações e as conexões diariamente empregadas no setor industrial, continue acompanhando o artigo a seguir.

Conexões

As conexões são itens utilizados para realizar o correto ligamento entre componentes de uma estrutura hidráulica. Uma das alternativas que mais tem se destacado no mercado nacional não só pelo custo reduzido, mas também pela sua performance segura e eficaz, são as Conexões inox.

Sua composição especial lhes confere uma gama de vantagens com relação a outros tipos de materiais, já que o inox apresenta alto índice de durabilidade e resistência a corrosão.

Além de modernas e altamente viáveis pela sua estrutura micro-fundida, essas conexões suportam níveis de pressão mais elevados, sendo ideais para a aplicação nas instalações hidráulicas de indústrias de diversos segmentos.

Alguns de seus principais benefícios são:

  • Acabamento resistente e sofisticado;
  • Não contaminam os produtos;
  • Desmontagem simples;
  • Reutilizáveis;
  • Não enferrujam.

Flanges

Os flanges são também fundamentais para composições hidráulicas, pois unem dois componentes de um mesmo sistema de tubulações e podem ser desmontados com facilidade, sem que haja a necessidade de destruição.

De uso industrial recorrente, o Flange inox é um dos mais indicados por sua composição resistente e durável, de modo que ele é bastante encontrado em segmentos industriais como:

  • Químico;
  • Petroquímico;
  • Petrolífero;
  • De papel e celulose;
  • De açúcar e álcool;
  • Alimentício.

Os flanges são montados em pares e conectados uns aos outros por meio de parafusos. Sua conexão é vedada por força de compressão, portanto, de modo que a superfície de contato entre eles é mantida.

Válvulas

A válvula é um componente fundamental quando falamos da proteção e da otimização de fluxos hidráulicos que fazem parte de diversas operações industriais.

Desse modo, é importante contar sempre com composições e materiais resistentes e duráveis, que possam oferecer o máximo desempenho em longevidade da utilização dos dispositivos sem que a qualidade seja prejudicada.

É por isso que um dos materiais mais empregados na composição dos itens que estão associados ao uso em sistema hidráulicos é o aço, especialmente o inox, como nos casos dos flanges e das conexões.

Afinal, peças que lidam constantemente com fluidos e líquidos diversos estão sujeitas a processos de corrosão e de enferrujamento que podem prejudicar a estrutura e até danificar a produção dentro dos segmentos industriais.

O inox, por sua vez, garante a eliminação desse risco, já que sua superfície não oxida, ou seja, não reage com o oxigênio e, portanto, não se desgasta como outros materiais.

O inox é empregado também em demandas empresariais e até domésticas, já que conferem muito mais durabilidade aos produtos.

Válvulas de gaveta

A Válvula gaveta libera a passagem do fluido a partir da abertura por meio de uma porta, também chamada de cunha, cujo mecanismo é o motivo pelo qual recebe esse nome. Essa cunha pode ser redonda ou retangular.

Com relação ao dispositivo, ele possui a característica de possuir uma superfície de vedação plana entre a gaveta e a sede, também chamada de berço.

É por isso que essas válvulas são empregadas justamente no caso de demandas por restrições hídricas e fluxo em linha reta.

Válvulas de retenção

O refluxo da água e do esgoto pode causar danos às instalações hidráulicas de uma fábrica ou indústria, de modo que é essencial empregar a valvula de retenção para que essas instalações sejam protegidas.

É possível encontrar modelos em PVC e apresentando um diâmetro mais largo, como válvulas direcionadas para água fria, que não suportam o contato com água em temperaturas elevadas, assim como válvulas destinadas especialmente para água quente, que são feitas em cobre.

O mais importante é que sempre seja feita uma análise prévia de todas as demandas presentes em operações diversas e instalações hidráulicas em geral, ainda mais quando falamos de fábricas e indústrias, onde a negligência ou danos de operação podem causar transtornos graves.

Além disso, contar com materiais de qualidade e boa procedência é essencial para a obtenção de resultados mais satisfatórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *