Tubos de aço carbono na indústria

Entre os acessórios indispensáveis no cenário industrial, os tubos de aço de carbono possuem funções muito importantes.

Não é à toa que os fabricantes de tubos de aço de carbono são requisitados no mundo inteiro para atender os mais diversos segmentos.

Somente o Brasil é responsável pela exportação de, em média, 15 milhões de toneladas de aço por ano, de acordo com dados do Instituto Aço Brasil. Na prática, isso pode dizer muito sobre o potencial do país no cenário de uma fábrica de tubos de aço.

Mas onde são encontrados esses aços e para que servem? Esse é um questionamento que muita gente tem dúvidas, pois assim como vários acessórios industriais, as pessoas muitas vezes desconhecem a versatilidade dos tubos de aço.

Entre as possibilidades do uso dessa matéria-prima estão setores, como: construção civil, fabricação de equipamentos médicos, construção de brinquedos e materiais para academia.

Na indústria, os tubos e os chamados Acoplamentos industriais (materiais que unem eixos de um maquinário) são essenciais para a fabricação ou estruturação das máquinas e das linhas de operação.

Se interessou pelo assunto e quer saber para que serve um tubo de aço de carbono? Continue lendo e conheça 3 tipos de tubos usados na indústria!

1. Tubo de ferro Galvanizado

O Tubo de ferro Galvanizado é um acessório industrial com uma estrutura mais reforçada e resistente devido ao processo de galvanização. Na prática, a galvanização consiste em um processo que submete o ferro às altas temperaturas e, com isso, a matéria-prima é revestida de zinco.

A partir desta mistura, o aço acaba se tornando mais resistente à corrosão e outras deteriorações. É importante se certificar que os fabricantes de tubos de aço carbono galvanizado apresentem um selo de produção desse material de acordo com a NBR 5580, da ABNT.

Essa norma direciona todos os parâmetros para solda, revestimento e resistência que esse tipo de tubo precisa ter para as diferentes possibilidades. Está na dúvida sobre as aplicações do tubo galvanizado? Listamos algumas opções abaixo:

  • Estruturas de alambrados de construção;

  • Postes de energia elétrica;

  • Tubulações industriais (condução de água, gás, vapor e fluidos não corrosivos);

  • Composição de máquinas industriais.

2. Tubo de ferro quadrado

Entre os diversos acessórios industriais, o Tubo de ferro quadrado se destaca.  Devido ao formato e a variedade nas dimensões, esse acessório pode ser usado para a montagem de estruturas metálicas, além da composição de equipamentos industriais entre outras finalidades.

Entre as características que destacam a composição desse tubo, pode-se dizer que é um material produzido a partir de chapas de aço com uma riqueza expressiva de carbono. Entre as aplicações mais comuns para o Tubo de ferro quadrado estão:

  • Esquadrias;

  • Estruturas de metal;

  • Peças industriais;

  • Estruturas da área mecânica;

  • Construção civil.

3. Tubo de ferro redondo

Assim como o tubo quadrado, o tubo redondo é usado para as mais diversas aplicações. Fabricado a partir de um processo de resistência elétrica, esse tipo de material tem uma costura longitudinal.

Por causa dessas características, é comum encontrar tubo de Ferro redondo na arquitetura, construção civil, além da construção de equipamentos da área médica e de estruturas metálicas. Na indústria, há também os tubos de ferro de condução que são usados em processos como:

  • Condução de água;

  • Transporte de fluídos não corrosivos (ar comprimido é um exemplo);

  • Serviços de usinagem;

  • Instalações em redes de incêndio.

Além dos tubos, vale destacar a importância dos acoplamentos industriais no processo industrial. Como o próprio nome sugere, os acoplamentos servem para a união de eixos e estruturas industriais.

Com formatos variados e dimensões diversas, esses acessórios servem para transmitir movimentos de rotação nos eixos e isso ajuda no movimento seguro das peças e máquinas industriais.

Independente do tipo do material  ser um tubo de aço ou um acoplamento usado na indústria, é muito importante que esses itens sigam os padrões nacionais/internacionais dos fabricantes de tubos de aço carbono.

Sem dúvidas, a qualidade desse material interfere na construção de estruturas e, até mesmo, na segurança dos processos industriais. Por isso, antes de escolher e adquirir o tubo ideal para você, converse com a fábrica responsável para tirar suas dúvidas.

Lembre-se: segurança e certificações dos órgãos que regulamentam os acessórios industriais é algo importante, pois, esses materiais fazem parte das operações industriais.

Além de melhorar a produtividade, contar com materiais com origem de uma Fábrica de tubos de aço que segue os padrões também previne gastos futuros e problemas operacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *