Tipos de tubos utilizados na indústria

Existem inúmeros equipamentos e periódicos que fazem parte do setor industrial, e o tubo é um deles. Geralmente, este tipo de item é utilizado para armazenar ou transportar algum material, seja ele líquido, sólido ou gasoso.

Eletroduto de PVC rígido, por exemplo, é usado para armazenar fiações elétricas que alimentam os maquinários da indústria.

Embora seja um item deveras simples, ele é de suma importância, já que garante a segurança de operadores, assim como o aumento de vida útil dos equipamentos industriais.

Em poucas palavras, os tubos podem ser fabricados de aço, plástico, PVC, dentre outros materiais resistentes à corrosão e aos impactos causados pelo tempo e uso.

Partindo desse ponto de vista, resolvemos desenvolver este artigo com tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de tubo usados na indústria.

Continue com a leitura a partir dos demais tópicos.

Tubos Quadrados

Também conhecidos como metalon, os tubos quadrados podem ser aplicados em diversos setores industriais, como na indústria de fundações, indústria de máquinas em geral e outras aplicações que exigem uma maior resistência mecânica.

Os tubos quadrados se adaptam bem a estes usos, porque possuem alta concentração de carbono em sua composição. Podem apresentar cor preta ou serem galvanizados, costurados ou não.

Tubos DIN

Tubo DIN, de acordo com a NBR 5580, é um tubo de aço carbono com costura, podendo ser fornecido galvanizado ou de cor preta, com pontas lisas, biseladas ou com roscas bsp ou npt.

O padrão de comprimento dos Tubos Din são 6 metros. Outros comprimentos devem ser comercializados sob consulta com o fornecedor. Este tipo de tubo é muito utilizado na condução de água, óleo, gás, ar comprimido, entre outros fluidos.

Em suma, o tubo de ferro é usado a partir de baixa pressão, cerca de 150 lbs. Além disso, ele é muito resistente e possui excelente vida útil, algo completamente vantajoso para os setores industriais.

Tubos Retangulares

Este tipo é muito utilizado na produção de máquinas e equipamentos de alta resistência, durabilidade e uso. Ele possui forma geométrica que possibilita a instalação em mezaninos, fundações e suportes para superfícies metálicas.

Eles são úteis em diversas finalidades de engenharia e construção civil, e arquitetura de obras de grande porte. Na montagem de estruturas metálicas, por exemplo, servem principalmente como vigas e colunas de sustentação.

Tubos Industriais Redondos

Tido como um dos principais materiais para armazenar material eletrico, os tubos redondos possuem costura longitudinal, e são soldados com resistência à eletricidade.

Ainda assim, este tipo de equipamento é fabricado com aço carbono e é muito utilizado em estruturas para arquitetura e construção civil.

Deste modo, cabe salientar algumas de suas principais aplicações nesses setores:

  • Brinquedos de playgrounds;

  • Corrimões;

  • Equipamentos para academia;

  • Equipamentos médicos;

  • Entre outros.

Vale destacar que, para ser instalado nos mais diversos locais, o tubo redondo passa por uma curvadora de tubos, que promove a curvatura e tamanho exato para todas as aplicações citadas acima.

Tubos Redondos de Condução

Diferentes do modelo citado acima, o tudo redondo de condução pode ser produzido com solda longitudinal, mas possui aparência preta ou galvanizada. Ele é muito parecido com o tubo pvc também, já que são maleáveis e flexíveis para que possam fazer curvaturas.

Este tipo de tubo possui diferentes diâmetros e espessuras, pois são usados para diversas finalidades, onde transportam água, vapor, óleos, gases e fluidos no geral.

Ainda neste sentido, o tubo redondo de condução também pode ser utilizado em casas, prédios e edificações comerciais para transportar ar condicionado, água e, ainda assim, para compor redes de incêndio.

Quais são as vantagens dos tubos galvanizados?

Dentre os modelos citados neste artigo, cabe destacar a versatilidade e resistência do processo de galvanização. O processo de galvanização consiste na aplicação de uma camada de zinco revestido. Além disso, pode-se usar estanho ou cromo.

A peça é mergulhada por inteiro na mistura desses itens e, depois desse processo, ficam resistentes às ações corrosivas. A camada evita que o metal fique exposto ao ar úmido, o que garante proteção e economia à gestão industrial.

Esse procedimento é muito vantajoso, especialmente no uso de tubos de aço na indústria, já que estão constantemente expostos à água, ao vapor e aos demais fluidos comuns do setor.

Conclusão

Portanto, esses são os tubos de maior usabilidade no setor industrial. O principal intuito da utilização deles é manter o transporte de fluidos, bem o armazenamento de fiações elétricas.

Entretanto, na hora de escolher este tipo de material, é preciso ficar de olho na credibilidade e solidez de mercado da empresa ofertante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *