Tecnologia

Tecnologia empregada em indústria avança

A tecnologia da informação e a automatização de equipamentos presentes na vida da sociedade são realidades que estão disponíveis há algum tempo. A tendência é aumentar as funções robóticas no dia a dia, com a substituição de mão de obra humana por máquinas avançadas.

A revolução industrial passa por estágios significativos ao longo da história, e com a presença de novas tecnologias disponíveis, novos modelos de produção estão ocupando o chão de fábrica, em todos os segmentos reconhecidos.

Melhor aproveitamento de energia elétrica e tecnologia

A evolução das fábricas e indústrias envolve uma série de mudanças através do tempo, com aplicação de modelos que são indicados para os mais variados segmentos.

O projeto que melhor se adapta é adotado como medida em linhas de produção, desde a recepção da matéria-prima até a logística empregada na distribuição para o mercado consumidor.

Dentro dessa nova realidade está a economia em custos necessários, onde engenheiros e projetistas desenvolvem um planejamento específico para cada setor.

As máquinas são abastecidas por meio de uma automação elétrica industrial visando a melhor distribuição de carga de energia, mantendo a segurança de toda a instalação, a partir do quadro de distribuição geral.

As funções elétricas são automatizadas, desde as mais simples, como o acionamento de luzes até os processos mais complexos, como o controle de máquinas e equipamentos, quando estão relacionados à alimentação de energia elétrica.

Os profissionais que trabalham no desenvolvimento de projetos nesse setor precisam ter capacitação técnica avançada. São instalados processadores e sensores que identificam o modelo de linha de produção, incluindo até mesmo recursos apurados.

A implementação desse modelo de automação deve seguir fatores importantes, entre eles:

  • Verificação do projeto elétrico dos ambientes;
  • Identificação de equipamentos na rede automatizada;
  • Necessidades de instalação elétrica avançada;
  • Projeto conclusivo incluindo suprimentos e materiais.

Por oferecer diversas vantagens e benefícios para o setor industrial, a automação elétrica pode ser aplicada em empresas de pequeno, médio e grande porte. A tecnologia avançada proporciona economia nos gastos, pois a energia elétrica é utilizada de maneira inteligente.

Espaços dedicados para cada setor produtivo

A automação elétrica é um projeto que pode ser adotado em diferentes situações, desde que a montagem mecânica industrial seja realizada de forma específica para o segmento proposto.

São aplicados maquinários dentro dos processos de produção, com peças, ferramentas e equipamentos que atuam de maneira apropriada, em conjunto com os operadores. A automação é nivelada de acordo com as possibilidades indicadas pelo projeto final.

As etapas dos processos são indicadas em conformidade com os modelos de transformação da matéria-prima em produto final, com peças e componentes responsáveis por uma atuação mecânica precisa, com impacto nos diferentes setores.

Os processos de limpeza e higienização dos espaços de trabalhos fazem parte da linha de produção. Por isso, os serviços de hidrojateamento de alta pressão são requisitados em momentos específicos, seja para desentupir tubulações, seja para a limpeza de caixas de gordura.

Atenção diária evita parada de produção

O funcionamento pleno de um ambiente industrial só é possível com todas as máquinas produzindo de acordo com a capacidade e necessidade de atendimento ao mercado consumidor.

Dessa forma, é necessário que a manutenção redutores e demais peças esteja em dia, sendo acompanhada por equipes responsáveis por esse setor.

Os desgastes apresentados por peças e as substituições necessárias devem ser informados o quanto antes, para que a equipe de reparos possa fazer a identificação do problema e a solicitação de conserto esteja dentro do cronograma.

Esse cuidado evita paradas demoradas, podendo ser programada e impedir a interferência em outros setores produtivos. A manutenção de motoredutores pode identificar a estrutura das peças, assim como as vibrações que envolvem todo o maquinário.

Com um monitoramento contínuo é possível verificar se há outros problemas ainda não identificados, ou se é preciso fazer a substituição de todo o maquinário, com a modernização do parque industrial, como um todo.

O ambiente de trabalho também deve ser verificado constantemente, inclusive com a manutenção hidraulica industrial responsável pelo resfriamento de máquinas e fornecimento de água e demais fluídos nas engrenagens da linha de produção.

O aperfeiçoamento e os cuidados diários em uma fábrica ou indústria, se estendendo para todo o chão de fábrica e demais setores, mantém as empresas atualizadas e com equipamentos modernos e funcionais, evitando desperdício de matéria-prima e melhor aproveitamento de tempo.

A apresentação de relatórios por parte das equipes de supervisão e gerência permitem o desenvolvimento de planejamentos adequados para a expansão e atendimento da demanda do mercado consumidor.

A segurança patrimonial e dos funcionários fica garantida, seguindo a padronização adotada por normas regulamentadoras obrigatórias de órgãos fiscalizadores e entidades de classe. Com isso, a produtividade é alcançada, com metas que podem ser estabelecidas de tempos em tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *