automação industrial

Suportes para o desenvolvimento do sistema industrial

A automação industrial é o resultado de constantes avanços dentro da indústria e da sociedade, tornando os processos mais simples, práticos e seguros a automação faz uso das tecnologias e seus sistemas para tornar os processos dentro das linhas de montagem automáticos e mais produtivos.

Junto com a internet das coisas, sistemas cyber-físicos e sistemas de armazenamento de dados em nuvem a industria 4.0 é moderna e inteligente, desenvolvendo cada vez mais soluções práticas que promovam comodidade e mais conforto às pessoas no desenvolvimento de suas atividades cotidianas.

Compreender os processos que são beneficiados e quais são as bases para o desenvolvimento de sistemas gradativamente mais autônomos e comodo, promove uma evolução mais rápida, constante e necessária a sociedade.

Sensor de indução o que é?

O sensor indutivo tem como função detectar quaisquer movimentações metálicas dentro dos sistemas fabris, seja para contagem de material, controle de direção servindo até para contagem de nível de fluido e verificação do material dentro dos recipientes.

Versáteis, esses modelos de sensores são aplicados aos maquinários constituindo o sistema de segurança obrigatório para o cumprimento da norma NR12.

Programados, sempre que o operador posiciona o corpo ou uma ferramenta em uma área não permitida o sensor trava a máquina impedindo que acidentes aconteçam.

Inseridos nas fábricas desde 1960 os sensores indutivos foram usados para substituir a ferramenta chave-fim-de-curso, pois não demandam contato para operarem, promovendo maior durabilidade do sensor, segurança e velocidade de atuação dos equipamentos. Sendo um sensor de proximidade ele tem aplicações diversas na indústria.

Apresentando versatilidade, a sua aplicação permite um monitoramento, controle e automatização de todos os processos, oferecendo qualidade e alta segurança eles possuem grande atuação na indústria. Atualmente eles estão presentes nos seguintes setores:

  • Automobilístico;
  • Frascos de vidro;
  • Linhas transportadoras;
  • Medicamentos;
  • Injetoras plásticas.

Dentre as suas principais características há os modelos de superfície ativa e faceada. O modelo ativo tem um face sensível por todo o campo magnético que atua.

Já o sensor indutivo faceado capta os movimentos apenas na parte frontal do sensor, impedindo que os objetos laterais sejam detectados e contabilizados ou monitorados por ele.

Remoção industrial

Uma das características das fábricas é a produção em massa e personalizada, com os processos de automação gradativamente mais incluídos, as máquinas passaram a ser ainda mais necessárias, com modelos e medidas personalizadas o seu transporte nem sempre é simples ou convencional.

Atendendo a uma demanda do mercado, a remoção industrial está presente em aeroportos, indústrias e portos, e consiste no trabalho de remoção de cargas, objetos e demais ativos pesados que são transportados para locais adequados, seguros e solicitados pelos clientes.

Sendo uma operação complexa, é preciso profissionais qualificados para que os produtos sejam armazenados em segurança, sem danos ou prejuízos aos clientes.

Por ser um processo que envolve técnicas e equipamentos específicos há empresas que atuam nesse setor e podem ser contratadas sempre que necessário.

Dessa forma as empresas conseguem atender a todas as necessidades de seus clientes de maneira profissional, segura, prática e eficiente.

Cabine de pintura industrial

Os serviços de pintura são realizados há muito tempo, sempre com o objetivo de revestir, proteger, prolongar a vida útil da estrutura ou equipamento e ainda conferir estética. Presentes nos processos de criação, reforma e manutenção.

Presente em diferentes segmentos industriais, a pintura foi sendo desenvolvida e aprimorada com o passar do tempo. Atualmente no setores automobilístico e moveleiro, os produtos são pintados por meio da cabine de pintura industrial, estrutura montada para que as pinturas com compressores pudessem ser realizadas com mais qualidade e segurança.

Os compressores de tinta de pulverização agilizam e dão mais qualidade aos processo de pinturas industriais, entretanto essa ferramenta solta no ar partículas de tinta que podem atingir pessoas e objetos a sua volta , ou seja, há um risco de contaminação e por isso o processo precisa ser realizado dentro de cabines e com os devidos equipamentos de segurança.

projeto cabine de pintura industrial não consiste apenas em desenvolver um ambiente fechado, para que seu funcionamento seja efetivo é preciso seguir norma e regulamentos, além de considerar a iluminação, os tipos de pintura de que serão realizadas e promover um ambiente livre de impurezas.

Com isso a automação e os progressos industriais de pintura, transporte e movimento continuam diariamente em ascensão e desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *