Sistemas

Sistemas Hidráulicos: tubulações industrias de gases

A indústria é um setor em constante desenvolvimento, desde que chegou ao Brasil, na década de 50, vem aprimorando as técnicas em suas linhas de produção, fornecendo a sociedade produtos mais seguros, práticos e funcionais ao cotidiano das pessoas, fazendo com que as atividades pessoais e profissionais sejam mais simples de serem executadas.

Atualmente, em sua quarta revolução, as industrias possuem sistemas cyber-físicos, armazenamento de dado em nuvem, internet das coisas e automação industrial.

Todas essas características as tornam “inteligentes”, ou seja, possibilitam que diversas atividades sejam conduzidas de maneira automática, por meio das tecnologias aplicadas e seus avanços.

Um dos sistemas base para que toda essas transformação aconteça é o sistema hidráulico, responsável não apenas pela condução da água a diversos locais da indústria, mas também pela condução direcionada, correta e segura de todos os cases que são essenciais às produções e processos de automação.

Compreender todas as funções e equipamentos que constituem esse sistema contribui para a constante evolução das fábricas e suas mercadorias, além de otimizar a produção e torná-la ainda mais segura.

Chiller de placas

Um equipamento aplicado aos processos de resfriamento, o chiller de placas está presente na indústria para diversas aplicações, como nas cervejarias.

Com placas internas, no qual a água entra junto com o elemento que precisa ser resfriado percorrendo caminhos distintos, ou seja, em sentidos opostos, eles trocam calor entre si, tornando o processo de resfriamento eficiente.

As principais vantagens é que esse método faz menos uso de água que os sistema semelhantes a ele, sendo mais sustentável e ecológico, é um método rápido e simples de resfriamento, facilitando assim a sua aplicação.

Os modelos atuais conseguem resfriar em média 80 litros de substâncias de 30 a 45 minutos a 98º graus.

Para prolongar o seu uso e vida útil, após a utilização do chiller é necessário que ele seja limpo, com o auxilio de bomba que seja capaz de aguentar uma temperatura superior a 80º graus na entrada e saída da ferramenta, deixe a água circular em média 5 minutos e deixe o equipamento na posição vertical.

Caldeira a vapor

Segundo a norma regulamentadora NR 13, que dispõem sobre todos os tipos de vaso de pressão, a caldeira a vapor é um equipamento destinado a produção e armazenamento de vapor sob pressão acima da atmosférica, fazendo uso de qualquer fonte de energia.

Em outras palavras a caldeira produz vapor, por meio do aquecimento da água, armazenando-o para que seja aplicado a uma atividade específica dentro das fábricas.

Por trabalhar com altos índices de pressão, é importante que os trabalhadores sigam todas as regras e normas referente a segurança e monitoramento desse aparelho.

Elas podem ser aplicadas nas indústrias:

  • Têxtil;
  • Alimentos;
  • Bebidas;
  • Frigoríficos;
  • Lavanderias.

Permitindo que os processos sejam realizados com mais praticidade, segurança e eficiência.

Equipamentos e peças do sistemas hidráulicos

A instalação hidraulica dentro das fábricas serve para abastecer máquinas e equipamentos como o chiller e a caldeira, mas para que os fluxos sejam otimizados e os processos sejam realizados com máxima segurança, há algumas peças que precisam ser inseridas entre as tubulações.

Um dos principais elementos que conecta e liga os tubos, ou seja, servem de elo, as conexões precisam ser escolhidas de acordo com as características de cada parte do sistema, sendo que uma tubulações de aço demandam conexões de aço, tubulações de PVC e conexões PVC.

Dessa forma, os fluidos podem ser transportados sem problemas e chegarem ao seu destino da maneira correta, mas como é realizado controle e o envio correto das quantidades necessárias em cada processo? Simples, além dos processos de automação há as válvulas responsáveis por esse controle.

Disponíveis em diferentes formatos e modelos, as válvulas são aplicadas para controle de fluxo, pressão, direção e até mesmo como segurança.

O modelo de válvula transferidora de pressão, com nome auto explicativo ela serve para controlar a pressão em sistemas de transferência, permitindo que os fluxões, potências e direções sejam assertivas e corretas.

Um outro equipamento importante ao sistema hidráulico, é a peça que atua na vedação de eixos rotativos presentes em bombas industriais, compressores e agitadores.

Definido como um item mecânico cujo formato cilíndrico de alta tecnologia está apto a oferecer um alto desempenho, o selo mecânico tipo 21 trabalha na prevenção de fluidos, líquidos e gases que se encontram sob pressão nas máquinas e sistemas.

Dessa forma os sistemas hidráulicos podem ser seguros, monitorados e controlados permitindo a automação e os processos otimizados e qualitativos dentro das fábricas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *