Serviços destinados a segurança e produtividade de uma indústria

O ambiente industrial é um dos maiores do Mundo. E como no Brasil não seria diferente, esse segmento cobre mais de 15% de nosso PIB (Produto Interno Bruto), tornando-se um dos maiores do país também, juntamente com o setor automotivo e o agronegócio.

Ele funciona diretamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois ele produz que que nós e nossa sociedade precisa. Seja roupas e calçados, alimentos, bebidas ou móveis, tudo o que necessitamos para sobrevivência e modernização vem dela.

E para que ela se desenvolva dessa forma, como é um tipo de estrutura gigante, pela necessidade de diversos tipos de segurança que ajudem nessa produtividade quase que infinita que ela gera.

Ou seja, ela não trabalha sozinha também, por si só. Ela também necessita de serviços que a protejam de uma forma que a fábrica e o ambiente não corram riscos como de parar, queimar máquinas importante sou até pegar fogo.

Alguns tipos de detalhes e ajudas que ela necessita são:

  • Proteção contra raios;
  • Proteção contra fogo;
  • Proteção contra problema com energia elétrica;
  • Proteção de funcionários e colaboradores.

E para que você entenda um pouco mais sobre como esse segmento usa de processos e métodos para se proteger, leia este artigo, pois é o que iremos falar sobre, neste exato momento.

Projeto contra descargas elétricas

Primeiramente falaremos então sobre projeto de SPDA (Projeto de Proteção Contra Descargas Elétricas) que ambientes como estes devem ter por obrigação. Esse serviço é focado em envolver ações realizadas a proteção de locais contra descargas elétricas.

O Brasil é um dos países que mais possui incidência em raios, contabilizando uma média de 100 mil por ano. Ou seja, é mito para que um local como uma fábrica ou afins se arrisque não se protegendo desse fator.

O SPDA possui três métodos contra raios e são muito utilizados, não só em indústrias, mas em prédios, casas, condomínios, shopping, etc. São eles o Franklin, a Esfera Rolante e a gaiola de Faraday.

O método Franklin é um dos mais conhecido, pois uma uma haste metálica bem no topo da edificação. Ela é conhecida mais comumente como para-raios, e faz com que as descargas sejam filtradas por ele, suavizando seu estrago.

O método da esfera rolando é um dos mais novos aplicados, e uma esfera fica passando por toda a estrutura da edificação juntamente com captor, que evitam a chegada de raios.

E por fim, o Gaiola de utiliza toda a estrutura do ambiente, envolvendo-a em uma malha com diversos captores distribuídos de forma correta e captores aterrados. É um dos mais usados também.

Lembre-se sempre da importância desse tipo de serviço e consulte especialistas para saber qual a melhor opção para sua indústria. Com isso, as pessoas ficarão protegidas, assim como toda a energia elétrica e afins do ambiente.

Transformadores

A indústria costuma usar dois tipos semelhante de maquinários. Os autotransformadores e o transformadores. O transformador preço é acessível consiste em uma máquina que é capaz de transmitir uma potência elétrica de um circuito para o outro. Ele induz uma corrente de tensões que modificam as grandezas quando necessárias.

Supondo, quando você tem um aparelho 110 V, mas só tem tomada 220V, você irá usar um transformador para que essas tensões combinem e seu aparelho não queime.

Esse maquinário é composto por dois enrolamentos de condutores diferentes que envolvem o mesmo e único núcleo composto por ferro. E é justamente essa separação entre os dois condutores que faz com que o transformador consiga funcionar corretamente.

Sua diferença com o autotransformador, é que esse usa somente um rolamento, diferenciando todos os seus valores e sendo muito bem visto como um ótimo rendimento.

Motores elétricos

Eles são responsáveis por transformar a energia elétrica em mecânica. Mas é possível que em muitos momentos, eles apresentem alguns efeitos, e aí deve ser feito um serviço chamado rebobinagem de motores elétricos.

Esse método é realizado para que a funcionalidade dos motores volte a ser como sempre foi. Ela pode ser perdida por causa do tempo de uso e fala de reparos e manutenção.

Quando esse equipamento começa a dar problema, o rebobinamento desmonta o aparelho, o limpa por inteiro, resolve suas pendência e deixa o motor eletrico perfeito novamente.

E são esses, basicamente, os serviços mais importantes dentro de uma indústria para que ela possa funcionar sem nenhum problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *