usinagem

Serviços de usinagem para todos os tipos de indústria

Os processos de usinagem para a indústria são vitais, tanto para a criação de peças, quanto para o conserto e refinamento do processo.

A Usinagem está em todos os setores da indústria, com a finalidade principal de otimização dos processos de produção, principalmente quando se trata de reparos e consertos em linhas de produção de fábricas e indústrias sem interrupção dos trabalhos.

Existem alguns tipos de processos de usinagem e são eles:

  • Pesada;
  • De precisão;
  • Fresamento;
  • Torno.

Como são feitos os tipos de usinagens

Os serviços de usinagem pesada é uma solução tecnológica que visa beneficiar as indústrias, otimizando e aumentando a vida útil de grandes maquinários industriais, principalmente os que trabalham ininterruptamente.

É a confecção de peças para grandes equipamentos industriais com finalidades específicas, um pouco diferentes dos processos de usinagem mais comuns. Esse trabalho precisa ser desenvolvido por uma equipe composta por especialistas no ramo.

Geralmente são empresas terceirizadas que prestam serviços industriais específicos de usinagem, mas possuem uma equipe separada para usinagem pesada, ou muitas vezes, prestam somente esse tipo de serviço.

A usinagem é feita principalmente em peças de aço e ferro, especificamente falando da indústria que realiza esse tipo de procedimento regularmente, para aumentar a vida útil das peças e maquinários industriais.

A usinagem de precisão é um processo mais comum de criação de peças de todos os tipos. Esse tipo de usinagem vai desde a criação de peças para automóveis, até a fabricação de joias.

É um processo muito comum que é definido por utilizar matéria-prima para dar forma a todos os tipos de peças, com o uso de máquinas e outros equipamentos.

Para realizar esse tipo de procedimento é comum solicitar os serviços de um centro de usinagem. Esses centros são parte integrante dos serviços de usinagem em geral e possuem vários modelos para a produção de peças.

Esses equipamentos só podem manuseados por profissionais especializados para evitar acidentes.

Tipos específicos de usinagem

Outro equipamento muito importante ligado aos processo de usinagem para a indústria, principalmente em peças de aço, é a fresadora.

Fresadora CNC é um maquinário equipado com peças de corte, similares a brocas que realizam vários tipos de serviço de desbaste, perfuração ou ainda, entalhe de peças em geral.

Outro equipamento bastante importante para a realização de usinagem de todos os tipos de peças industriais para melhor funcionamento do equipamentos industriais é o torno.

Um torno, geralmente, são equipamentos com controle computadorizado, que facilitam grandemente os serviços, pois permite o controle de vários eixo, durante o processo, ao mesmo tempo.

Lembrando que a usinagem pode ser feita em todos os tipos de materiais, até mesmo plástico, no entanto, para a indústria, a matéria-prima mais utilizada é o aço e depois o ferro para a produção de bens de consumos duráveis.

Geralmente o aço é o mais utilizado para a produção nas indústrias. Sua abundância na natureza é uma das causas para a ampla utilização em inúmeros processos industriais, bem como na construção dos próprios equipamentos usados nas indústrias.

O aço possui uma leveza natural, aliada a muita resistência e alta durabilidade, principalmente quando é beneficiado com os processos de galvanização, que servem para reforçar a o material, evitando a degradação por meio de oxidação.

Corte e dobra de chapas de aço são os mais utilizados para a fabricação de vários equipamentos primordiais ao cotidiano da sociedade, geladeiras, fogões, micro-ondas, brinquedos, televisores, aparelhos tecnológicos em geral, todos têm o aço como estrutura base para a criação das peças.

A usinagem é comum em todos os materiais, mas no aço o processo tem a vantagem de estender o tempo de vida útil da peça, com a possibilidade de funcionamento em quase 100%, mesmo depois de um tempo de uso constante na industrias.

A indústria é vital tanto para a economia, referente aos resultados que produz, geração de empregos e renda, que movimenta e faz crescer economias locais, onde as indústrias estão instaladas, quanto os produtos que confecciona para beneficiar o dia a dia de todos.

Ainda é possível citar o emprego de alta tecnologia para melhorar os processos de produção, diminuir o desgaste da força de trabalho e minorar os riscos de acidente nas linhas de produção e manuseio de máquinas.