industriais

Sensores industriais: tipos e aplicações

Os sensores industriais são uma peça de grande importância dentro da indústria, criados em 1950, participam de forma definitiva nos processos de automação industrial.

Os sensores são usados em diferentes aplicações, da realização de um inventário de itens, à garantir a segurança dos operadores de máquinas, verificação de materiais dentro de máquinas, e também, verificar o que ocorre dentro da linha de produção, sem que haja qualquer relação física.

No decorrer desse artigo falaremos mais sobre o uso dos sensores e os seus principais tipos na indústria que vai do sensor de temperatura PT100 até sensores indutivos e capacitivos.

Entendendo os sensores

Um dos grandes usos dos sensores é permitir a segurança dos operadores de máquinas, e isso está em concordância com a Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12).

Quando um profissional por descuido posiciona o corpo em um local proibido pela máquina, o sensor é ativado e a máquina desliga, protegendo o trabalhador do acidente.

Assim, o sensor é uma peça fundamental para o desenvolvimento dos processos industriais de forma segura. Há diversos tipos de sensores:

  • Sensor de proximidade industrial;
  • Sensores de vazão;
  • Sensores de temperatura;
  • Sensores indutivos;
  • Sensores fotoelétricos;
  • Sensores magnético;
  • Sensores ultrassônico.

Os sensores são baseados na alteração do ambiente, como aproximação, calor, luz e muitos outros, e por conta disso há diversos modelos, que entenderemos melhor no tópico abaixo.

Tipos de sensores industriais

Os sensores são peças-chave na automação industrial por conta dos diversos modelos existentes como: sensor capacitivo, indutivo, de pressão e muitos outros.

Todos os anos, muitos outros aparecem no mercado com uma infinidade de outros usos, sendo necessário um estudo das necessidades industriais para aplicação. Abaixo falaremos de alguns modelos bastante utilizados em diversos setores.

1. Sensores de pressão

São eles que devem entender como a pressão está dentro da produção. É usado em indústrias de fabricação mais robusta. Seus modelos vem com display, amplificador a parte e faixas diversas de saída.

Os sensores de pressão podem ser voltados para a pressão chamada diferencial. E podem ser encontrados modelos para ar comprimido, gases e líquidos, podendo este último ser corrosivo.

2. Sensores de proximidade indutivo

O sensor de proximidade indutivo é uma peça eletrônica capaz de fazer a identificação e detecção de objetos metálicos. Foi uma opção para substituição das chamadas chaves de “fim de curso”.

A detecção desses objetos metálicos é feito sem a necessidade do contato físico entre objeto e sensor, fazendo com que não haja desgastes.

O funcionamento dele se dá na geração de um campo de alta frequência eletromagnético, por meio de um bobina de ferrite com um circuito oscilador.

Os sensores podem ser feitos com a instalação faceada ou não faceada do metal. É preciso consultar o fabricante para que haja a instalação correta.

3. Sensores ultrassônicos industriais

Esses trabalham com um transmissor de emissão de sinal ultrassônico com o serviço de detecção e processamento da intensidade do retorno do sinal, para que então seja feita a identificação de objetos e formas. Seu funcionamento funciona como um radar.

Assim, quando o sinal bate em algum material ou forma, o sinal rebate e é transformado em sinal elétrico. Os modelos de sensores ultrassônicos são variados como: com saída digital simples ou dupla, analógico em tensão ou corrente.

4. Sensores indutivos e capacitivos

O sensor indutivo e capacitivo são um dos mais usados na indústria. O primeiro ajuda na identificação de massas, detectando materiais não metálicos, como plásticos, resinas, madeiras, vidros e outros. O segundo também ajuda na monitoração de materiais sólidos e nível de líquidos.

Já os sensores indutivos são chamados de sensores de proximidade. Possuem versões modernas com sistemas de iluminação traseira, pois promove a visibilidade na identificação de problemas. Ajudam na detecção de objetos metálicos como ferro, aço, alumínio e latão.

5. Sensores à laser industriais

São sensores com grande sensibilidade a alta precisão. Utilizam os lasers para medição de temperatura. Tem modelos tubulares que são usados em diversas etapas da produção.

6. Sensores de temperatura

Os de temperatura, como o sensor PT100 são utilizados para identificar a temperatura de forma precisa. Esse modelo mede a temperatura mede a resistência elétrica por meio da platina. Assim, esses sensores são chamados também de termômetros de resistência.

Assim, vimos que os sensores são essenciais para as indústrias e que seu uso é determinante para um processo fluido, limpo e bastante seguro.