indústria

Segurança, qualificação e procedimentos na indústria

Os setores de dentro da indústria são um dos mais importantes dentro da sociedade, afinal, é por meio das fábricas que os insumos, produtos e equipamentos são construídos e usados pelas pessoas e também outras fábricas.

No entanto, para que todos os produtos sejam qualitativos é necessário o bom desenvolvimento de processos, métodos de avaliações como ensaio destrutivo de tração, uso de equipamentos individuais de proteção, entre muitos outros.

Neste artigo abordaremos os muitos elementos que compõe uma indústria e que permitem o desenvolvimento adequado da segurança, da qualidade e da eficiência.

Os equipamentos de proteção individual na indústria

A indústria é feito de muitos processos e máquinas potentes e com isso há muitos riscos de saúde.

Por isso, que as normas de segurança fazem a obrigatoriedade do uso dos chamados equipamentos de proteção individual, chamado de EPI, e que incluem uma série de produtos como:

  • Botina de segurança;
  • Luvas;
  • Óculos;
  • Capacetes.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre alguns dos equipamentos que citamos aqui e as suas importâncias.

1. Luvas

Um dos EPI mais importantes são as luvas, pois protegem a mão do trabalhador contra variadas situações como o contato direto com agentes químicos, biológicos, altas e baixas temperaturas, e também cuidado com cortes, perfurações que podem ser causadas na operação de máquinas como prensa hidráulica grande entre muitos outros.

As luvas podem ser descartáveis ou reutilizáveis, e feitas de diversos materiais, sendo as mais usadas as feitas de neoprene, látex, PVC, as malhas e as de luvas nitrílicas.

2. Protetores auriculares

A indústria é um ambiente bastante barulhento, e com isso a saúde do trabalhador pode sofrer, assim, os protetores auriculares permitem que os ruídos excessivos sejam diminuídos, e também protegem contra agentes naturais.

Eles podem ser feitos de diversos materiais como silicone, polímero e de espuma. Os de silicone são laváveis e reutilizáveis, os de polímero são rígidos e tem baixo custo, e o de espuma é descartável e possui boa adaptação no canal auditivo.

3. Calçados

Outro equipamento muito importante para a proteção na indústria é o calçado especial de proteção como as botas.

Principalmente, para proteger de pisar em peças soltas como esfera de rolamento, descargas elétricas, pisos escorregadios, contaminação, perfuração e também impactos.

As botas podem ser feitas de diversos materiais, como borracha, plástico e couro.

Neste momento entendemos que os equipamentos de proteção individual são muito importantes para a segurança da indústria, tanto para os trabalhadores, como para os patrimônios materiais da indústria como máquinas e ferramentas.

Os rolamentos e as esferas de rolamentos

As máquinas são os elementos mais importantes para o desenvolvimento da produção e elas trabalham com uma série de peças, e uma das mais importantes são os rolamentos e os rolamentos de esferas.

Esses rolamentos são essenciais para que as máquinas tenham boa performance, reduzindo a fricção. As esferas de rolamento permite que a ferramenta funcione de forma eficiente e adequada e podem ser feito de muitos tipos de materiais como aço, vidro, plástico entre muitos outros.

Um dos tipos de esfera de rolamento mais usadas são as esferas de aço, principalmente, porque a forma geométrica das esferas feitas de aço são consideradas pelo mercado como uma das melhores.

Além dos rolamentos, essas esferas de rolamentos podem ser usados em ferramentas e máquinas diversas, como marcadores, rodízios, válvulas, entre muitos outros.

As qualificações da indústria

Para que processos e elementos da indústria sejam qualificadas, auferidas e medidas existem alguns processos são os chamados ensaios de qualificação como o de qualificação de instalação, qualificação operacional e qualificação de desempenho.

A qualificação da instalação é um são a análise das instalações onde as máquinas estão sendo colocadas como equipamentos, infraestrutura, instrumentos de fabricação e até mesmo sistemas computadorizados.

A qualificação da operação é a análise de como a máquina funcione de forma adequada, assim, são usados testes para verificar se a operação está calibrada.

E a qualificação do desempenho é a análise dos resultados das máquinas por um determinado período, assim, ocorre o que é chamado de validação do processo.

Neste sentido entendemos que a indústria é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades das cidades e das indústrias.

Além do mais, entendemos que para que esses resultados sejam alcançados é preciso usar variados equipamentos que vão de torre de empilhadeira triplex, máquinas elétricas e equipamentos de proteção individual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *