industrial

Segurança industrial depende de equipamentos

A produção industrial depende dos mais variados equipamentos, qualquer que seja o segmento de atuação das empresas. São máquinas e ferramentas que devem ser operadas por profissionais qualificados e com conhecimento técnico para uma atuação segura e eficiente.

Os processos realizados são determinantes para a transformação da matéria-prima em produto final, até chegar ao mercado consumidor.

Muitos detalhes passam despercebidos por pessoas leigas, mas que devem estar nos projetos das empresas que fazem as montagens industriais.

De acordo com as finalidades de cada empresa, diferentes equipamentos são utilizados do princípio ao fim. A tecnologia também faz parte dos cenários industriais, englobando maneiras apropriadas de garantir um produto final de qualidade.

Sistema hidráulico para resfriamento de máquinas

A movimentação de fluídos como óleos, graxas, combustíveis e gases é parte fundamental de muitos ambientes industriais.

Para isso as empresas que trabalham com montagem de máquinas instalam os mais diversos equipamentos, como os manometros de pressão hidraulica para as mais variadas funções.

Eles servem para a medição da pressão que os gases e líquidos promovem dentro dos sistemas hidráulicos. A calibragem adequada permite um ambiente seguro e garante a eficiência dos processos industriais.

Conforme a instalação dos sistemas hidráulicos dentro das fábricas e indústrias, é possível controlar a pressão direcionando de maneira adequada aos pontos de maneira correta.

O monitoramento constante regulará o desempenho das máquinas e demais equipamentos presentes dentro do ambiente industrial.

Como todas as plantas fabris, a equipe de segurança do trabalho e profissionais capacitados devem verificar de maneira periódica a manutenção de cilindros hidráulicos presentes nos sistemas de atuação das máquinas e ferramentas.

Os trabalhos devem seguir as normas regulamentadoras padronizadas de acordo com os órgãos competentes, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Ambos os órgãos são autarquias que atuam como fiscalizadores e promovem a qualidade do trabalho e dos bens de consumo produzidos dentro do território nacional.

Equipamentos complementares ajudam na produção industrial

O direcionamento e o controle do fluxo dos mais variados fluídos, sejam eles gasosos ou líquidos, ou mesmo sólidos fluidizados, pode ser complementado com a instalação da valvula de quebra vacuo que pode ser aberta ou fechada para a liberação ou obstrução nas passagens entre dois pontos distintos do sistema hidráulico.

A concentração de ar em reservatórios é comum, e a válvula expele para fora, aliviando a pressão interna e equilibrando o ambiente do sistema hidráulico, evitando o chamado vácuo.

Dessa forma a segurança aumenta, evitando explosões ou rachaduras nos elementos instalados. Essa peça tem como característica principal a resistência e age na prevenção e segurança dos ambientes industriais.

A válvula quebra vacuo é fabricada com liga metálica de ferro e crômio, formando o aço inoxidável.

Minimização de agentes poluentes no meio ambiente

Tomamos como exemplo as produtoras de combustível a partir da matéria-prima fossilizada, o petróleo.

A pressão exercida desde a captação até a transformação e a distribuição final é muito grande e os equipamentos devem possuir grande resistência para suportar o fluxo de todo o material.

A distribuidora de óleo diesel precisa adequar os procedimentos corretos para os sistemas hidráulicos, conforme as possibilidades de distribuição em plantas industriais para abastecimento de máquinas de grande porte, como caldeiras e fornos industriais.

A vazão deve ser apropriada para que todos os equipamentos suportem a pressão exercida tanto na entrada quanto na saída dos fluídos gasosos ou líquidos.

A presença de uma placa de orificio restringe a entrada da tubulação, garantindo a velocidade correta e sendo um diferencial na pressão exercida por toda a extensão do sistema hidráulico.

Todos esses equipamentos também refletem no melhor aproveitamento dos recursos naturais, modernizando os processos industriais e a qualidade de vida dos trabalhadores.

A legislação ambiental vigente em todo o território nacional também é respeitada, principalmente, quando se trata de elementos filtrantes que impedem a poluição do ar, da água e do solo.

Os materiais utilizados são melhor aproveitados, e a reciclagem de resíduos da matéria-prima é empregada de diversas formas.

Mesmo os ambientes industriais possuem características apropriadas que são muito diferentes de outros tempos, como:

  • Água de reuso para resfriamento;
  • Incentivo à reciclagem;
  • Climatização de ambientes eficiente;
  • Logística e mobilidade inteligentes.

O emprego de elementos que transformam o espaço ocupado pelas fábricas e indústrias vão se adaptando a novas formas de trabalho, com presença cada vez maior da tecnologia em diferentes processos, com atualizações constantes.

Assim, o setor industrial se reinventa e promove novas formas de produção, refletindo na própria sociedade a demanda por um consumo consciente. Tudo isso como apenas uma parte de um todo, ainda mais com a globalização diminuindo fronteiras comerciais.