Saiba tudo sobre a qualidade das fitas industriais

A popularização das fitas adesivas, bem como o crescimento do mercado de filamentos e a multiplicidade de funções possíveis ao fitilho, fazem com que a indústria de fitas tenha que lidar com uma demanda por produtos de diferentes características e processos de fabricação.
As fitas adesivas, por exemplo, são um segmento muito forte da indústria de fitas. A fita crepe, fita isolante, fita adesiva transparente, a Fita de imã e a dupla face são apenas alguns dos possíveis exemplos dos produtos fabricados pela indústria de fitas.
O Fitilho, é uma espécie de fita resistente e de fácil manuseio que pode ter dezenas de usos. A utilização do Fitilho para amarração de materiais ou produtos é muito comum, por exemplo. Aliás, a amarração é justamente a função principal do fitilho, sendo muito útil e estando sempre presente na indústria, no comércio e em qualquer atividade relacionada à logística. Um Rolo de fitilho pode ser encontrado facilmente no comércio, tornando a utilização dele comum também nas residências e não somente na indústria.
Os filamentos são outra espécie de fita industrial e estão em processo de rápido crescimento dentro da indústria. Isso se deve ao fato de que eles são idealmente pensados e produzidos para utilização na impressão de objetos em impressoras 3D. Como esse mercado está em ascensão, o de filamentos segue o mesmo ritmo, uma vez que eles funcionam como o toner de uma impressora a laser, ou seja, são essenciais à impressão de objetos.

A utilização dos filamentos na impressão de objetos em impressoras 3D

Filamentos são finas fitas produzidas industrialmente a partir de diversos materiais, com a finalidade principal de servir como base para a impressão de objetos. Normalmente, os filamentos são produzidos a partir de termoplásticos, como no caso do Filamento hips. O que ocorre é que esses filamentos são introduzidos na impressora 3D e, dentro dela, são derretidos para funcionarem como material para os objetos impressos.
Os filamentos podem ser encontrados no mercado em diversas espessuras, comprimentos e cores. Um Filamento pla 3mm, por exemplo, está disponível em diversas cores, para a impressão de objetos diferentes.
Além do Filamento hips, que é um dos mais comuns no mercado, muito utilizado na impressão de objetos e é fabricado a partir de um termoplástico, existem também filamentos solúveis. Isso significa que há partes da impressão que podem ser feitas a partir desse filamento solúvel. Assim, ao final da impressão, uma parte do objeto é solvido, possibilitando a impressão de objetos complexos e com maiores detalhes. É importante lembrar que a utilização desses filamentos solúveis é complexa e é normalmente indicada para pessoas experientes, pois envolve dificuldades de programação dos objetos com diferentes materiais.

A popularização das fitas adesivas e a indústria

As fitas adesivas são hoje uma parte importante do dia a dia das pessoas nas cidades. Mostra-se útil em residências, escritórios, comércios e até mesmo na indústria. Por isso, passou por um rápido processo de aumento de demanda nas últimas décadas, desde a sua popularização, nos Estados Unidos, no final da década de 1920.
Com o aumento quantitativo da demanda, veio também o aumento qualitativo desta; a indústria teve que acompanhar às necessidades do consumidor e por isso há, hoje, uma considerável variedade de espécies de fitas adesivas, como por exemplo:

  • Fita isolante;
  • Fita adesiva transparente;
  • Fita crepe;
  • Fita de imã;
  • Fita dupla face;
  • Fita adesiva antiderrapante;
  • Fita “duct tape“, ou “silver tape“.

Cada uma destas fitas adesivas possui dezenas de funções e utilidades, cada uma sendo mais adequada a uma ou outra função.
A fita isolante, por exemplo, é ideal para conexões e componentes eletrônicos, uma vez que seu material a torna um eficiente isolante elétrico. A fita adesiva transparente, por outro lado, popularizou-se em escritórios e residências, assim como a fita crepe. A fita “duct tape“, ou “silver tape“, como são conhecidas em inglês, é uma fita forte e normalmente prateada, uma espécie de mistura da fita isolante com uma fita crepe. É talvez a fita adesiva mais popular no mundo.
A fita adesiva antiderrapante tem se mostrado importante na prevenção de acidentes e também nas sinalizações para deficientes visuais, por exemplo. A fita dupla face vem crescendo muito em uso, devido a sua versatilidade. Boas fitas dupla face podem servir para a fixação de materiais de peso leve com segurança e facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *