peças

Saiba mais sobre fabricação de peças industriais

Uma indústria é composta por diversos elementos e peças que vão desde a chegada da matéria-prima, o uso de ferramentas, e a preparação dos moldes. Todos esses aspectos permitem que a produção seja assegurada e que os produtos tenham qualidade.

Um dos pontos primordiais de uma indústria é a fabricação de peças, e elas podem ser feitas de diversas maneiras, usando tanto os centros de tornearia CNC como os tipos de soldagem disponíveis. A fabricação de peças permite que os produtos tenham os insumos necessários para funcionar.

Além da produção de peças industriais metálicas, novos processos vêm se apresentando dentro da indústria como o de injeção de plásticos, que consiste em fundir um determinado polímero e aplicá-lo em um molde para a produção.

Neste artigo falaremos diversos pontos acerca da produção de peças industrias, que podem ser tanques e fornos (processos conhecidos como caldeiraria de fabricação e montagem industrial), como de acabamentos como o uso das soldas.

Usinagem: torneamento de peças

A usinagem consiste no uso de ferramentas para produção de peças metálicas de diferentes estilos e jeitos. Há uma grande variedade métodos usados na usinagem, uma delas, e a mais usada é o torneamento.

O torneamento é um processo em que é possível a fabricação de peças cilíndricas, em que uma ferramenta desenvolve um deslocamento linear e a peça um movimento rotacional.

Normalmente, o torneiro (profissional que maneja o torno) guia a peça para que a usinagem do diâmetro ocorra até a dimensão especificada.

Em outros casos esse dado é colocado em um computador que executa o procedimento sozinho. Esta é conhecida como torno CNC – Controle Numérico Computadorizado.

Assim, o torneamento é muito importante para fabricação de peças bem acabadas e fortes, como a metodologia da solda plastica que é usadas para juntar peças diferentes.

Tipos de solda

Os processos de solda são muito importantes dentro da indústria e estão sempre em um processo de evolução, fazendo com os metais e outros materiais possam se unir de forma duradoura de modo permanente.

Assim, essa metodologia usada na produção possuem métodos mais utilizados e outros que estão em um processo de aperfeiçoamento como a solda a laser para moldes.

Abaixo falaremos de alguns tipos de solda mais tradicionais que são:

  • Soldagem TIG;
  • Soldagem MIG;
  • Soldagem com arco manual;
  • Soldagem com arame tubular.

Importante ressaltar que a solda sempre é feita em uma superfície limpa, e em uma distância pequena, para que a ligação entre uma parte e outra seja firme o suficiente.

O processo de soldagem só acontece quando duas peças ficam unidas por conta da temperatura elevada e da eletricidade fornecida pela máquina de solda.

1. Soldagem TIG para peças

Dentre as formas de soldagem a solda TIG é a mais difícil de ser manuseada e, portanto, a que precisa de um profissional com conhecimento sobre a metodologia.

Por ter essa complexidade é a que têm melhores resultados, usando em diferentes metais, seja em solda em aço carbono, até materiais que não são muito comuns como titânio.

2. Soldagem MIG

Essa metodologia é uma das mais usadas pelos profissionais da metalurgia por conta que as máquinas do processo são semiautomáticas, fazendo com que seu funcionamento seja simples.

Essa operação de solda é muito comum em oficinas mecânicas e em fábricas no geral.

São muito comuns na soldagem de materiais como aço e alumínio. O custo desse método é baixo e não produz distorções no material, por isso, são uma das mais usadas.

Desse modo, se sua indústria precisar de soldagem rápida e eficiente aposte em uma máquina de solda mig.

3. Soldagem a arco manual para peças

Esse tipo de metodologia é um dos mais antigos, porém, em algumas indústrias siderúrgicas ainda é possível encontrar, principalmente, nas mineradoras e nas automobilísticas.

São muito usadas em aço e aço inoxidável, mas se dá bem com outros materiais.

4. Soldagem a arco com arame tubular

É um dos métodos de soldagem mais rápidos que existem dentro da indústria. E por conta disso essa máquina de solda é usada em larga escala, para as mais diferentes aplicações, principalmente, para projetos grandes como construções de navios.

Dessa forma vimos que uma indústria possui diversas metodologias para que sua produção de peças possa ser realizada.

Importante sempre que a indústria entenda suas demandas e necessidades indicando o melhor procedimento para fabricação de peças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *