Por que o rosqueamento e os equipamentos ultrassônicos são essenciais?

A área industrial está repleta de equipamentos e peças que são essenciais para os mais diversos tipos de procedimentos, como os sensores ultrassônicos, os flanges e as roscas.

Por mais que sejam itens fabricados para aplicações distintas e com estruturas igualmente divergentes, todos possuem um papel neste setor para realizar suas respectivas funções, promovendo precisão e versatilidade.

O que são sensores ultrassônicos?

A funcionalidade do sensor ultrassônico se baseia na emissão de uma onda sonora, que apresenta alta frequência e se choca com um objeto.

No que diz respeito à medição, ela é realizada a partir do tempo que leva para que se obtenha a recepção do eco gerado.

Eles são muito comuns em aplicações na área medicinal e na indústria, entre outras. Algumas dessas aplicações, são:

  • Monitoramento de embalagens: visa verificar a vedação das embalagens e assegurar a uniformidade;
  • Medição do nível de enchimento em recipientes estreitos: verifica o nível exato preenchido;
  • Inspeção de embalagens: verifica se as embalagens estão completas e devidamente preenchidas;
  • Monitoramento de diâmetro de rolo: contribui com ajustes na alimentação de material no rolo de bobinamento, evitando rugosidade.

Tais sensores contribuem de maneira muito positiva para automação industrial.

Afinal, por meio desses equipamentos é possível realizar a medição e controle sem a necessidade de contato direto.

Além disso, também permite detecção confiável, seja no monitoramento de itens em pó, granulados ou líquidos.

Para o que serve os flanges?

A função básica dos flanges é vedar a conexão que fluido escapem, pois são elementos aplicados para unir dois componentes em um sistema de tubulação, por isso são tão importantes.

Existem diferentes tipos desses elementos, tais como:

  • Flange cego: é usado especialmente para as extremidades do sistema de tubulação;
  • Flange roscado: é mais adequado em temperatura ambiente e em médias pressões;
  • Flange orifício: são aplicados para medir a vazão dos líquidos e gases;
  • Raquete: desempenham um bloqueio dos fluidos;
  • Flange soquete: pode ser operado em diferentes condições de temperatura.

Da mesma forma que existem diversos tipos de flanges, outros elementos relacionados às tubulações também podem variar, incluindo os tubos.

Grandes exemplos de particularidades são os flanges roscados, que são apropriados para tubos não soldáveis, como materiais plásticos, aço galvanizado e ferro fundido.

Os flanges contribuem para que o sistema de tubulações industrial opere de maneira adequada, principalmente para que problemas relacionados à falta de pressão por conexões inadequadas ou vazamento sejam evitados.

O que consequentemente, também evita grandes prejuízos na produção industrial.

Sua fabricação é realizada com aço inox, liga de carbono ou aço-carbono.

Além disso, apresenta como principal vantagem a instalação sem solda, o que justifica a sua utilização com baixa pressão ou procedimentos que exijam tratamento da superfície, pintura e galvanização.

Conheça as roscas transportadoras helicoidais

A rosca, basicamente, consiste em um conjunto de filetes volta de uma superfície cilíndrica.

Um fator interessante é que, independentemente, da aplicação, as roscas apresentam os mesmos elementos, só o que se altera, é justamente a dimensão e o formato.

Assim como uma esteira transportadora, a rosca transportadora helicoidal é comumente aplicada em setores operacionais de indústrias variadas, indispensáveis para o processo de produção.

A rosca transportadora é aplicada em um sistema de transporte contínuo de pó ou de granel e permite manipulação eficaz desses materiais.

De acordo com a aplicação especificações que precisam ser atendidas, a entrada e saída do parafuso, pode ser personalizada.

É indispensável que este equipamento seja produzido por materiais especiais, capazes de suportar condições que possam ser nocivas como a abrasão e corrosão.

Ainda mais, um helicoide onde podem ser efetuados tratamentos na superfície deposição de materiais que possam contribuir com a sua resistência.

Existe ainda, a possibilidade de operação em plano inclinado ou na horizontal, a posição adequada dependerá das necessidades na indústria.

Conforme os critérios para a manipulação do produto, a rosca pode funcionar dentro de padrões específicos resfriamento e de aquecimento.

O esquema de montagem também pode variar, afinal, pode ser realizado em calhas com tampas removíveis, que são capazes de facilitar a inspeção e limpeza ou em uma estrutura tubular.

Para evitar prejuízos, é indispensável buscar por empresas de confiança, em especial, para garantir a qualidade do equipamento e evitar prejuízos futuros originados de um material que pode ser facilmente danificado.