Fique por dentro dos detalhes da refrigeração industrial

Nos processos realizados no ambiente industrial, o aquecimento e resfriamento de maquinários e matérias-primas é essencial para que as operações atinjam os resultados desejados.

Para que isso aconteça é possível utilizar de equipamentos que realizem essas trocas. Conheça alguns deles:

Tipos de equipamentos para refrigeração

Um dos equipamentos mais comuns para realizar operações de trocas de temperatura é o Trocador de calor industrial, um aparato que mantém as temperaturas dos maquinários favoráveis à sua correta operação.

Existem diversos modelos, que devem ser escolhidos a partir do espaço onde será instalado, dos fluidos que serão usados, das temperaturas em que eles precisam chegar, etc. O aparelho faz trocas entre fluidos líquidos, sólidos e gasosos.

O aparato mais popular na indústria atualmente é o trocador de calor tubular, pois se adequa a uma variedade enorme de aplicações. Ele possui vários tubos, que servem para operar as mais diversas trocas.

Como recomendado na compra de qualquer equipamento, o ideal é adquirir o produto de uma empresa confiável, por ser um aparelho que precisa de resistência e durabilidade garantidas.

Outro equipamento muito utilizado em indústrias dos mais variados segmentos é a Torre de resfriamento, que tem como função eliminar resíduos de calor de determinadas etapas de um processo ou de fluidos específicos.

O calor é expelido pela torre do local onde é produzido direto para o meio ambiente, tornando possível o resfriamento desejado.

No processo de resfriamento de água, muito comum na indústria, a técnica usada é a evaporação, no qual a água é encaminhada pelo resfriador, onde parte evapora e a parte resfriada vai para tanques de contenção.

Além do uso de resfriadores industriais, é possível fazer o resfriamento de outras maneiras, mas estas são eficazes em pequenas escalas, devido à menor eficiência. Uma das opções é a utilização de ventiladores que farão a refrigeração.

É possível aproveitar parte do calor retirado das instalações para geração de energia, sendo uma alternativa ambientalmente responsável.

O ideal é que as torres de refrigeração sejam construídas em áreas adequadas e recebam alguma proteção contra a ação de intempéries.

É preciso ter cuidado com a manutenção deste equipamento para que ele não se torne uma fonte de contaminação com a liberação de substâncias de forma inadequada.

A climatização dos espaços de trabalho de um parque industrial também deve ser uma preocupação, pois oferecer um ambiente confortável para o trabalhador que atua nessa área é uma responsabilidade dos empregadores.

Para isso é possível utilizar um climatizador, que serve basicamente para deixar a temperatura confortável, sem gelar ou aquecer demasiadamente o ambiente. Eles são encontrados no mercado em dois tipos principais: aspersores e evaporadores.

O primeiro tipo forma gotas de água que evaporam. Caso o aparelho não esteja funcionando adequadamente, é comum ver a formação de poças de água embaixo dele.

O climatizador por evaporação faz esse processo de forma direta e interna no aparelho, sendo esse modelo o mais eficiente. As vantagens deste equipamento são:

  • Mais econômico que outras opções;

  • Fácil instalação;

  • Não molha o local onde foi instalado;

  • Umidifica o ar;

  • Baixo consumo energético;

  • Exige pouca manutenção;

  • Operação silenciosa.

Refrigeração de água

A água é um dos elementos mais essenciais no processo industrial e seu resfriamento sempre será muito necessário. Um dos equipamentos mais comuns para fazer esse resfriamento é o sistema de refrigeração do tipo chiller.

O sistema retira o calor da água, baixando a sua temperatura. O processo de resfriamento é feito por meio do equipamento em questão, sem causar impacto na temperatura do ambiente em volta.

Ainda no que diz respeito ao processo de resfriamento de água nos processos industriais, é possível encontrar outras possibilidades de equipamentos para realizar o processo, como a Unidade de água gelada.

O aparelho é responsável por resfriar o líquido para uso nos processos industriais por meio de líquidos refrigerantes.

A vantagem deste equipamento é que ele tem baixo custo de manutenção, oferecendo um excelente custo benefício ao ser adotado, podendo inclusive gerar economia de energia ao fornecer água na temperatura adequada para o uso industrial.

Como pode-se perceber a água é um item fundamental na indústria e passa por inúmeros processos que podem contaminá-la. Por essa razão é essencial que as indústrias tenham uma preocupação com o tratamento de agua antes de devolvê-la ao meio ambiente.

Os processos de tratamentos mais comuns são a filtração, decantação, flotação, entre outros. Basta escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

A refrigeração é um processo essencial para as indústrias e pode ser feita com o uso de equipamentos adequados a esse fim, basta se atentar às melhores opções para o seu tipo de indústria.