Como é feito a refrigeração de uma indústria?

O ajuste e o controle da temperatura dentro de uma indústria é muito importante, pois grande parte dos processos industriais, geram calor durante suas atividades, uns mais que outros, mas independentemente do segmento, faz-se necessário realizar o controle da temperatura.

Este controle é necessário tanto para reduzir os custos, quanto para evitar danos nos equipamentos e processos. Os sistemas de resfriamento possuem um papel essencial e estão presentes em praticamente qualquer indústria.

Esse tipo de sistema oferece benefícios importantes para o funcionamento do ambiente, afinal, vários processos requerem controle de temperatura, mesmo que seja em apenas uma etapa.

Além disto, o sistema de troca térmica, pode aproveitar a transformação da energia térmica em outros tipos de energia ao máximo.

Como consequência, melhora também a produtividade, além de diminuir custos operacionais como manutenções, por exemplo. Para realizar esse tipo de controle, estão disponíveis no mercado uma série de sistemas de troca térmica. Como:

  • Torres de resfriamento;
  • Câmaras frias;
  • Ar condicionado;
  • Circuladores e ar, entre outros.

Empresa de refrigeração

Uma empresa de refrigeração, tem a necessidade de fornecer uma grande variedade de produtos destinados a refrigeração industrial como, filtros de ar, câmara fria, ferramentas, instalação ar condicionado, torres de resfriamento entre outros.

Utilizadas em muitos lugares, as torres de resfriamento são equipamentos desenvolvidos para resfriar uma determinada quantidade de água que já foi utilizada para gerar energia. O fluido presente é resfriado pela troca entre o líquido e ar que passa dentro da torre.

Além disso, deve contar com profissionais qualificados e treinados para atendar as necessidades dos clientes além de equipamentos atualizados para diversas funções como prevenção, manutenção, reparo, entre outras aplicações.

Refrigeradores tipo Chiller

Por meio de um sistema de refrigeração próprio, o sistema Chiller de placas retira o calor da água, baixando sua temperatura.

Para que isso ocorra, recebe o refrigerante aquecido e vaporizado do trocador de calor, recompacta e esfria antes de manda-lo de volta.

Ao comprimir o refrigerante, o sistema precisa ser resfriado por outro aparelho que é o evaporador, que retira o calor criado pela compressão.

É indicado para refrescar o ar, produtos e equipamentos, esse sistema auxilia na climatização e controle da temperatura em ambientes com grande disposição de espaço, além de intenso tráfego de pessoas, como hospitais, aeroportos, empresas, shopping, entre outros locais.

O equipamento funciona por meio do resfriamento da água onde ao ligar o ar-condicionado. Um resfriador dentro da peça libera o ar quente de dentro do ambiente através da central ar.

Vale ressaltar que, é imprescindível cuidar da manutenção desse equipamento.

A sua utilização também que os equipamentos estejam funcionando corretamente, pois a manutenção também evita que o equipamento seja um meio para propagação de doenças.

Por isso, além da climatização correta, a limpeza frequente e a troca dos filtros ajuda a gerar ambientes mais saudáveis.

A manutenção preventiva evita defeitos e travamentos, e deve ser realizada periodicamente com intervalos de acordo com as recomendações do fabricante.

As peças que precisam de mais atenção são as serpentinas, filtros, ventiladores, bombas e motores. Os filtros precisam ser trocados com frequência que está prevista para esse tipo de manutenção.

Os ventiladores contêm peças que necessitam de lubrificação e limpeza, as bombas precisam de atenção para evitar a cavitação que é um problema causado pela erosão dos componentes.

Já os motores, assim como os ventiladores, precisam de limpeza e lubrificação.

Trocador de calor casco e tubo

Um trocador de calor casco e tubo funciona com um casco onde interior possui alguns tubos incluídos. Dentro desses, tubos fluidos são passados e, sobre o casco, passam outros tipos de fluidos.

Ao passarem uns pelos outros acabam trocando calor, fazendo com que a temperatura entre eles mude, para mais ou para menos, pois essa variação vai depender da maneira em que se encontram.

Os trocadores de calor são separados de acordo com sua utilização. Alguns são mais utilizados em metalúrgicas, indústria alimentícia entre outros setores.

Para a indústria química, por exemplo, o trocador de calor recomendado é o trocador de calor casco tubo, pois este é responsável por manter a temperatura de certos químicos por meio da troca de calor.

Neste tipo de trocador, o gasto de energia durante o seu funcionamento é menor, gerando uma grande economia para a empresa.

Para obter mais detalhes, basta contatar um profissional especializado, pois assim receberá orientação completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *