Conhecendo os testes e inspeções necessárias no ramo industrial

Veja o que é preciso para sempre deixar os equipamentos em ótimas condições. Acompanhe a partir das demais etapas deste artigo.

Equipamentos industriais são ótimos, pois tornam as atividades industriais mais práticas, rápidas, fáceis e seguras.

E por representar tamanha importância no meio, qualquer problema que impossibilite o seu funcionamento é significado de perdas e prejuízos.

Bom, para sempre manter os equipamentos com seu melhor funcionamento, é necessário que haja um tipo de manutenção preditiva para evitar problemas que além do prejuízo, podem causar acidentes.

Vamos agora ver alguns testes e inspeções que são necessários para o bom desempenho dos maquinários. Prossiga com sua leitura e saiba quais são e como realizar esses processos.

Teste hidrostático em mangueiras

Os testes hidrostáticos em mangueiras de incêndio são importantíssimos. Todas as mangueiras desta espécie deve ser inspecionadas e ensaiadas hidrostaticamente por obrigação antes da mesma ser colocada em seu uso.

Existe uma tabela que informa a periodicidade que deve ser realizada a inspeção e a manutenção das mangueiras, dependendo da sua aplicação e tipo do produto em questão.

Basicamente, em todas as aplicações a inspeção deve ser feita a cada 6 meses e sua manutenção a cada um ano, independente do tipo de mangueira ou onde está sendo aplicada.

O teste hidrostático em mangueiras de incêndio devem ser realizados de forma obrigatória, segundo o NBR 11861 (Normas Brasileiras) aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Isto se dá pelo fato de haver um desgaste natural que ocorre nas mangueiras e também pela abrasão no seu revestimento externo.

A empatação é outro procedimento que se realiza. Ele se constitui em fixar a mangueira a união por meio de um anel em cobre.

Isto é necessário para caso venha a ocorrer vazamentos em suas extremidades no teste hidrostático, ou mesmo se for notado que os anéis não se encontram bem prensados, isso faz com que haja um risco das uniões escaparem durante o seu uso.

Conserto de transformador

O transformador é um item robusto e de excelente qualidade, porém ele não fica de fora quando o assunto é problema. Isso pode vir a ocorrer com o tempo, e em situações como esta, o ideal é solicitação de conserto.

Para que ocorra tudo bem no conserto de transformador, é ideal que a empresa que for contratada para realizar o serviço, seja competente e qualificada.

Fazendo isso, o transformador de energia será capaz de atender as necessidades a ele impostas de maneira objetiva, ágil e extremamente satisfatória.

Basicamente, seu conserto se dá por profissionais devidamente capacitados para mexer com este tipo de equipamento tão essencial.

Eles irão realizar inspeções minuciosas e utilizando ferramentas específicas e medidas adequadas, assim poderão garantir que o maquinário seja devidamente operado e volte a funcionar de maneira normal.

Veja os benefícios que se tem com o conserto do transformador:

  • Economia financeira;

  • Agilidade e praticidade;

  • Demanda pouco tempo de conserto;

  • Produto retorna com qualidade excepcional.

Inspeção termográfica em sistemas elétricos

Algo importantíssimo para grandes empresas e indústrias, é a inspeção termográfica em sistemas elétricos, trata-se de uma quase uma obrigatoriedade.

Empresas de grande porte tem um alto consumo de energia, por isso, o serviço de empresas especializadas no processo de inspeção é cada vez mais procurado por clientes em diferentes setores da indústria.

Pois além de ser um procedimento um tanto rápido e que diminui o consumo de energia, este procedimento é uma boa maneira de conseguir manter o padrão de qualidade nesse tipo de sistema, identificando superaquecimento.

Basicamente, se trata de uma prestação de serviço, da qual é realizada em equipamentos térmicos especiais, que auxiliam na avaliação sobre os dados de aquecimento em determinado ponto do sistema.

Com tudo isso, o sensoriamento remoto de determinados locais aquecidos por meio da radiação infravermelha, pode ser mapeado por esses equipamentos.

Isso é tudo. É necessário que nos mantenhamos atentos ao funcionamento de equipamentos como estes aqui descritos. O mal funcionamento deles desencadeará uma série de problemas que acarretará em custos adicionais, perda do tempo e insegurança para quem ali está trabalhando.

Então se mantenha atento, equipamentos como um compressor de ar, um transformador ou até mesmo uma mangueira de incêndio necessitam de cuidados periódicos para que se previna e se evite transtornos.

Para mais informações, contate profissionais especializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *