sistema industrial

Qualidade de ambiente e equipamento industrial

O cenário industrial é composto por diversos elementos, cada qual com sua função e procedimento de operação. Os profissionais que atuam neste setor devem estar preparados para encontrar os mais diferentes equipamentos, máquinas e ferramentas que atuam na facilitação das tarefas.

Muitos problemas relacionados à produção industrial são solucionados com a aplicação de elementos industriais que já estão à disposição no mercado.

Para cada linha de produção, nos mais diferentes segmentos, é preciso que os operadores tenham um treinamento específico, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em cursos técnicos e de graduação universitária.

Até mesmo a ambientação é preparada para receber os equipamentos de maneira ordenada, ajustando-se aos processos de fabricação e industrialização, influenciando na demanda sempre crescente do mercado consumidor, nos mais diferentes produtos oferecidos para a população.

Energia elétrica presente em caráter primordial

O funcionamento de muitas máquinas, equipamentos e ferramentas dependem exclusivamente do fornecimento de energia elétrica.

Esse tipo de serviço fica sob a responsabilidade de concessionárias públicas e privadas, mas que podem sofrer intervenções alheias, influenciando na qualidade que chega nos quadros de distribuição industriais.

Por isso é preciso garantir formas de abastecimento independentes das concessionárias, para que possam ser acionadas de maneira imediata em caso de qualquer corte de energia primária.

Muitas empresas encontraram uma solução prática e eficiente, introduzindo o uso de motobomba a diesel em suas instalações, por meio de fornecedores que garantem a procedência do material e o pleno funcionamento por um período de tempo, até que tudo seja ajustado.

Esse tipo de equipamento tem como principal característica a alta potência, podendo ser aplicado nos mais variados segmentos industriais e de serviços, como:

  • Agronegócios;
  • Construção civil;
  • Produção alimentícia;
  • Indústria farmacêutica.

A conversão de energia a partir de uma fonte motriz pode ser transformada em energia cinética ou velocidade, operando no bombeamento de líquidos pressurizados e transporte entre dois pontos distintos, sem sofrer nenhuma inconstância.

O tamanho do equipamento varia de acordo com as necessidades da empresa. Os fornecedores deste tipo de equipamento oferecem projetos específicos de motobomba diesel, alternando fabricantes e processos de funcionamento, mas garantindo o desempenho e a qualidade de energia para a atuação nos ambientes industriais.

Circuitos eletrônicos com medição acertada

A industrialização passa por processos constantes de evolução tecnológica. Por isso mesmo, muitos componentes eletrônicos estão presentes em máquinas das linhas de produção, com circuitos elétricos como parte de todo o sistema instalado.

Assim como em procedimentos comuns, em que o voltímetro automotivo é utilizado para a verificação de valores que passam por cadeias de bits, processando e transformando em informação digital, no cenário industrial também é preciso verificar o sinal de entrada de energia, para evitar qualquer tipo de acidente ou queima de circuito.

Esse cuidado é muito importante, pois alguns acessórios são instalados com a função exclusiva de desligar os módulos de forma automática, emitindo um sinal de alerta em forma de luz ou som, dependendo da instalação.

Os profissionais que trabalham com voltímetro e amperímetro digital devem estar atentos às medições de tensões e correntes elétricas presentes nos circuitos eletrônicos. Tanto a intensidade da corrente quanto a tensão presentes no circuito vai depender de elementos que compõem as placas eletrônicas, como os resistores.

A polaridade deve ser observada, evitando qualquer tipo de curto-circuito, atentando para as convenções de indicação, como sinais sonoros ou de luzes, com a aplicação de medidores em série, respeitando todo o projeto elétrico.

Instalação facilita limpeza e segurança industrial

Até mesmo a composição ambiente deve ser observada para melhor eficiência de trabalho e mobilidade dos trabalhadores. O uso de grade para piso no chão de fábrica é muito comum, pois é um facilitador de escoamento e captação de água para tratamento adequado, relacionado às leis de proteção ambiental.

A segurança patrimonial e dos trabalhadores é uma constante dentro do ambiente de trabalho. No cenário industrial esse cuidado é ainda maior, com aplicação de procedimentos de proteção como a grade de piso, seguindo as normas regulamentadoras rígidas promovidas pelos órgãos fiscalizadores, como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e representantes profissionais, como conselhos de classe e sindicatos.

Sendo assim, resta às empresas seguir a legislação e as regras impostas, garantindo a saúde de seus colaboradores e o funcionamento pleno de suas máquinas e ferramentas, promovendo a manutenção preventiva e corretiva sempre que necessário, assim como a adaptação dos espaços de maneira adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *