Quais são os principais usos de uma chapa de ferro?

A chapa de ferro é um produto muito usado em vários segmentos da indústria, pois existem diversas aplicações para tal, no mercado.

São muito indicadas em aplicações como revestimento de coberturas e fachadas, usados na construção de painéis, equipamentos de ar-condicionado, painéis solares.

Também é possível encontrar fogões que a utilizam para dar um sabor diferente na comida, além de ser uma peça chave na produção de panelas de ferro.

Esse material pode ser encontrado em tamanhos diversos, incluindo formatos a gosto do cliente.

As fábricas que produzem esse material, geralmente, aceitam encomendas com medidas específicas para a fabricação da peça, sendo possível encontrar a chapa de ferro em formato chato, redondo, quadrado, estilo construção, cantoneiras, chapas e telhas.

Outra opção muito comercializada são as chapas com ferro galvanizado, que consistem no revestimento do material com uma camada protetora de zinco.

Isso permite uma maior resistência e proteção contra a corrosão e a ferrugem, suportando temperaturas muito altas, aumentando assim as aplicações que podem ser feitas com esse material.

Vale a pena investir em chapas galvanizadas?

Para quem procura maior resistência e força, vale a pena apostar nas chapas galvanizadas.

Procure um fornecedor com experiência e que tenha a infraestrutura necessária para dar qualidade e durabilidade ao seu produto.

O custo-benefício das chapas de ferro galvanizadas é grande, justamente, pela vida útil do produto.

Na hora da compra, atente-se à qualidade do produto, sendo a chapa de ferro galvanizada ou não, faça uma pesquisa sobre a empresa que produz a chapa e exija a garantia de uso.

O material que for produzido com uma boa chapa de ferro será versátil e resistente, mantendo a qualidade do produto final.

Quais as aplicações das chapas de ferro?

A chapa de ferro suporta passar pelos processos de laminação, dobra, conformação e corte, sem prejudicar a qualidade. Conheça algumas aplicações desta no mercado e a utilidade dos produtos fabricados com esse material.

A chapa aquecedora retangular é um dos produtos feitos a partir da chapa de ferro. Trata-se de um equipamento de excelente qualidade, usado principalmente em laboratórios.

Essa chapa consegue atender à necessidade de aquecimento para o preparo de soluções e evaporação de solventes.

Existem diversos modelos no mercado, cada tipo focado em necessidades específicas do cliente.

O estilo analógico dessa chapa retangular tem a temperatura indicada por um dial graduado, podendo controlar o nível de aquecimento pelo termostato capilar. As temperaturas podem mudar entre 50 °C e 300 °C.

Já, o estilo contendo display digital tem a temperatura indicada por um PT100 (tipo de termo resistência que mede a temperatura pela correlação da sua resistência elétrica com a temperatura).

O controle da temperatura pode ser feito por um termostato digital, onde o grau pode variar entre a temperatura ambiente, chegando até 300 °C.

Outro modelo interessante da chapa aquecedora retangular é a micro processada, partindo da temperatura ambiente até 300 °C. O controle da temperatura pode ser feito por um microprocessador.

Quais as características das chapas de ferro?

Dentre as características das chapas de ferro, é possível destacar algumas, como:

  • A construção feita em chapas de ferro pode ser reforçada com aço e carbono;
  • Os modelos de chapa aquecedora são equipamentos muito compactos;
  • Podem ser armazenados e transportados com muita facilidade, pois ocupam menos espaço;
  • Sua resistência é impressionante, suporta altas temperaturas sem danificar o aparelho;
  • Tem o tamanho de 42cm x 25cm, com potência de 2000W e tensão de 220V;
  • Geralmente são pintadas eletrostaticamente.
  • Investir nesse produto garante muita qualidade e um bom desempenho, além de não ocupar bastante espaço – resultando em um ótimo custo-benefício.

Você conhece o parafuso sextavado flangeado?

O parafuso allen ou parafuso sextavado flangeado, existe há mais de 100 anos.

Foi desenvolvido para aplicações que possuam um pequeno espaço de manuseio, mas que precisam de um forte aperto, como motores, maquinários internos, entre outras peças.

O aperto é feito através da chave hexagonal que possui um formato em “L”, facilitando a inserção enquanto vai rosqueando o parafuso.

Diferentemente do parafuso sextavado, em que as 6 faces ficam do lado de fora, a fenda allen fica completamente na cabeça, caso o parafuso não possua cabeça, o parafuso allen se encaixa na haste do parafuso.

Possui muitos formatos que variam em modificações, tanto na cabeça, quanto na haste. Os principais modelos desse tipo são: cabeça abaulada, cabeça chata, cabeça cilíndrica e sem cabeça.