produção

Produção industrial: equipamentos e segurança

Para que a produção industrial ocorra, independentemente do segmento, é importante utilizar máquinas e acessórios que facilitem este processo de produção.

Por exemplo, dentro da indústria existem procedimentos complexos que envolvem a elevação de temperaturas, cargas pesadas, materiais tóxicos, metálicos, entre outros.

Isso é possível e otimizado por conta do funcionamento dos equipamentos e das máquinas. E neste processo, dependendo do segmento, a indústria pode confeccionar diversos materiais, como é o caso do pó xadrez, que é feito a partir do óxido de ferro.

Este elemento consiste em um tipo de pigmento que traz uma coloração para o concreto e que pode ser aplicado em diversas obras da construção civil.

Para além deste uso, existe a necessidade de produzir outros materiais como automóveis, alimentos, embalagens e eletrodomésticos.

Como as máquinas são essenciais para este processo, é preciso entender sobre algumas questões que são importantes, assim como outras dicas de produção industrial.

Funcionamento dos equipamentos

Para iniciarmos a discussão sobre os equipamentos industriais, é preciso falar sobre o redutor planetário, que consegue reduzir a velocidade de rotação dentro de um sistema ou de um equipamento. Com isso, a máquina consegue trabalhar de outra forma, levando em conta seus componentes e engrenagens.

Diante disso, este material costuma ser utilizado quando é necessário adequar um processo de rotação dentro da máquina, assim como realizar um controle por meio das engrenagens, fazendo com que este processo seja seguro.

Após o processo de confecção, o material pode ser embalado de acordo com as suas particularidades. Por exemplo, a embaladora a vacuo é mais indicada para produtos alimentícios ou materiais que não podem ter nenhum tipo de contato com o oxigênio, para ter um aumento de sua vida útil.

Além desta forma de embalagem, é possível utilizar também o lacrador de embalagens, para trazer mais segurança ao processo de deslocamento da carga.

Deslocamento do produto e logística

Após a produção de um produto por meio das máquinas presentes no processo industrial, existe uma fase prévia de estoque até que estes produtos sejam encaminhados para uma loja, agência compradora, empresa ou até mesmo outro segmento industrial que dará continuidade ao produto.

Por isso, dentro da indústria é essencial se atentar aos processos de logística, pois este setor é responsável por um controle de produção, sem deixar que o estoque fique obsoleto, ou seja, que tenha diversos produtos sem a comercialização. Isto traz perdas para o ambiente industrial, pois representa um acúmulo de material.

Para organizar todos os produtos em seu estoque, a indústria precisa contar com o apoio de algumas máquinas, como é o caso das empilhadeiras e da plataforma niveladora de doca.

Existem alguns modelos de empilhadeiras, levando em conta a capacidade de carga, assim como seu deslocamento (se na horizontal ou vertical).

No caso do uso das plataformas niveladoras, este material auxilia no processo tanto de carga como de descarga do material, contribuindo para que este produto chegue até um veículo de forma segura e sem causar danos.

Ou seja, ela serve como um elemento de compensação em relação ao piso. Diante do uso desta plataforma, é possível que todo o deslocamento de produto até os revendedores e caminhões cheguem de forma tranquila e sem danos por meio do uso de paleteiras.

Sistemas de segurança e produção para a indústria

Além do processo de produção industrial, assim como a questão do deslocamento de produtos por meio da organização do estoque, é importante ressaltar que todos os procedimentos realizados no ambiente industrial precisam se adequar às normas técnicas de segurança.

Estas normas são importantes pois ajudam a orientar a indústria em como deve ser feito o manuseio das máquinas, processo de manutenção e até mesmo a troca de válvulas.

Na indústria, assim como em seu maquinário existem diversas válvulas de segurança, que são acionadas no caso da detecção de alguma irregularidade.

Por exemplo, pode ocorrer alguma alteração de vazão de um fluída, das temperaturas internas na máquina, da pressão, na liberação gasosa, entre outros. Isso traz risco a todo o sistema, comprometendo a produção na máquina, a qualidade industrial e a saúde dos colaboradores.

Por conta disso, é essencial que estas válvulas sejam verificadas e passem por procedimentos de manutenção com o objetivo de identificar se não há:

  • Nenhum tipo de vazamento;
  • Se a válvula está frouxa;
  • Se existe uma sobrecarga de material sobre a válvula;
  • Se a válvula apresenta algum corte ou furo.

Com isso, a indústria consegue garantir que suas máquinas tenham um funcionamento dentro das normas técnicas de segurança, que são estabelecidas para garantir que a produção industrial tenha qualidade, assim como prevenir acidentes dentro do local de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *