indústrias metalúrgicas

Produção das indústrias metalúrgicas

Os setores industriais são os principais locais de produção para itens diversos de consumo populacional e para fortalecimento dentro das próprias indústrias.

Diversas segmentações dividem as indústrias, visto que é necessário que as produções abordem uma série de itens de diferentes materiais e voltados para determinados serviços.

Dentro das segmentações, uma das principais indústrias do Brasil e de qualquer país desenvolvido são as indústrias metalúrgicas.

Esse segmento específico é responsável pela produção de peças metálicas muito usadas em diversos setores, principalmente na construção civil, como também na produção de máquinas que serão utilizados nos demais setores industriais.

Dessa forma, as práticas das indústrias metalúrgicas são bastante diversificadas, bem como os produtos que são produzidos nesses espaços.

Aqui falaremos de alguns desses itens produzidos, bem como equipamentos que são importantes para que a produção seja feita de maneira efetiva e qualificada, confira!

Processos industriais

Como dissemos, industrias metalúrgicas são fundamentais por conta de sua produção ser voltada para o consumo comercial e populacional, mas também porque os itens confeccionados nesses setores são muito utilizados nas demais indústrias do país.

Com isso, esse setor está englobado juntamente com outras indústrias, como a siderurgia e a petroquímica, em uma categorização chamada de indústria de base.

Essa nomenclatura se dá porque a base das máquinas industriais são confeccionadas nesses setores, já que são eles que detêm os materiais que possibilitam essa produção.

Esses materiais, principalmente nas metalúrgicas, são obtidos por meio da extração dos metais e trabalhos de corte, refinamento e detalhamento desses materiais.

Muitas máquinas das metalúrgicas funcionam para a realização de cortes e confecção de peças metálicas, englobadas em um processo chamado de usinagem.

A usinagem de peças metálicas é, talvez, a principal operação desse setor, já que é através das máquinas de usinagem que se torna possível a realização de cortes precisos, sistemáticos e automatizados, principalmente pelas aplicações da automação industrial.

Vale destacar neste ponto que as práticas de automação industrial trouxeram conceitos novos para as indústrias, contribuindo com implementações tecnológicas e computadorizadas que beneficiam as indústrias metalúrgicas em diversos aspectos.

Dentre os benefícios proporcionados estão:

  • Potencialização dos processos;

  • Precisão nos cortes;

  • Controles computadorizados;

  • Aumento da produção.

Exemplos de peças produzidas nas indústrias

Falando especificamente dos tipos de peças que são produzidas nas indústrias metalúrgicas, podemos mencionar inúmeros exemplos.

Para começar, falaremos da viga U dobrada. Esse tipo de peça metálica, produzida de aço inoxidável, é muito utilizada em construções, muito por conta da sua robustez e resistência.

Mais ainda, por possuir espaço próprio em formato de U que permite que as estruturas sejam posicionadas e encaixadas, como plataformas, mezaninos e outras estruturas.

A viga U dobrada, também chamada de perfil u dobrado, passa por diversos processos para que sua confecção final seja possibilitada. Tais ações vão desde o corte e detalhamento do metal até a formação específica da peça.

Outra peça muito fabricada e muito requisitada em outros espaços, como nas próprias indústrias, é a chapa de inox 2mm.

Existem diferentes tamanhos e formatos de chapas de inox, mas essa é vista como uma das mais versáteis e a mais pedida nas indústrias metalúrgicas.

Tais modelos são muito usuais em aplicações nas indústrias alimentícias, tubulações e outros diversos espaços.

Os interessados em adquirir esse tipo de peça devem procurar por chapa de inox preço para encontrar a peça que apresentar a melhor qualidade, com o tamanho e formato mais indicado para suas necessidades e com preços acessíveis.

Como falamos que são inúmeras peças, ferramentas e máquinas que são produzidas nas indústrias metalúrgicas, não cabe expor todos os exemplos que encontramos no mercado.

Por esse motivo, escolhemos alguns que são mais usuais e presentes nos diferentes setores industriais, mas ainda é possível encontrá-los em ferramentas usadas cotidianamente, o que mostra a importância dessa indústria de base para o crescimento industrial e otimização das rotinas pessoais e profissionais.

Para finalizar nossa exemplificação, podemos citar a tela moeda inox, outro item produzido a base de aço inox e muito utilizado para criação de pisos de plataformas e grades de proteção.

Filtragem de fluidos nas indústrias

Nos segmentos industriais, a utilização de fluidos líquidos e gasosos é fundamental, tanto para a proteção como para a utilização pessoal, principalmente da água.

Dessa forma, é fundamental que as indústrias tenham equipamentos que filtram esses elementos, para que os processos em que eles serão utilizados sejam efetuados com componentes limpos e adequados.

A água, principalmente, é o elemento que merece mais cuidado, já que é utilizado tanto para consumo como em processos das fábricas e para a limpeza dos espaços e dos maquinários.

Portanto é indispensável que a indústria tenha um filtro de água industrial, equipamento responsável pela filtragem da água, permitindo que ela seja utilizada e consumida de maneira confiável.