indústrias

Processos nas indústrias: os sensores e o jateamento

As indústrias são indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade, pois é responsável pela produção de vários equipamentos e produtos que atuam diretamente e indiretamente no dia a dia das pessoas.

Para funcionar corretamente e entregar uma produção de qualidade, a indústria precisa integrar diversos setores e contar com uma equipe técnica especializada.

Além disso, a indústria também precisa seguir diversas normas técnicas com o objetivo de garantir a segurança dos processos industriais, assim como a segurança dos colaboradores que atuam no local.

Diante disso, as indústrias seguem normas de segurança e realiza a instalação dos seguintes elementos:

  • Termômetros;
  • Balanças;
  • Sensores;
  • Materiais de detecção.

Esses elementos são importantes pois contribuem para medir e verificar a temperatura nas indústrias, a pressão nas tubulações, a vazão, o pH (Potencial Hidrogeniônico), assim como a intensidade dos reagentes químicos. Inclusive, esses elementos que são calibradores também passam por manutenção técnica com o objetivo de verificar se os dados apresentados realmente são reais.

A ideia de manter esses equipamentos calibrados tem como objetivo principal garantir a segurança de todos os processos e o bem-estar de todos os colaboradores.

O termopar

Dentro das indústrias existem vários elementos de segurança, entre eles existem os sensores que são utilizados para detectar alterações de temperatura, pressão e vazão. No caso de termopar, ele é um sensor de temperatura que atua por meio da união de metais e suas extremidades.

A diferença entre as extremidades dos metais gera um potencial que contribui para estimar qual é a temperatura em determinado local.

Esse tipo de sensor é considerado acessível financeiramente, sendo feito com ferro, níquel e até mesmo o cobre. Existem vários modelos de termopares, entre eles, o termopar tipo J. Esse tipo de termopar é fabricado com ferro e um elemento chamado de constantan. Esse tipo de equipamento apresenta uma temperatura que varia de -40°C até 750°C.

Como seu preço é mais acessível diante da indústria, seu uso é muito comum em equipamentos que precisam apontar uma temperatura. Além do modelo sensor tipo J, existem outros, como o sensor tipo K ou o tipo E.

O que varia entre um e outro, pode ser o seu material de composição e até mesmo as variações de temperatura que são suportadas entre um e outro. Este é um assunto bastante técnico dentro da indústria e que precisa seguir normas técnicas de segurança para garantir que a temperatura seja medida de forma correta.

Entre os tipos de sensores que já citados, outro que merece destaque é o sensor Pt100. Esse tipo de sensor é voltado para redução das perturbações elétricas e pode ser utilizado para verificar a resistência elétrica presente em transformadores e em fornos, por exemplo.

A verificação da resistência elétrica é importante para constatar os elementos condutores de metal, assim como as mudanças de temperatura que ocorrem, com o objetivo de evitar uma sobrecarga elétrica dentro da fiação ou de um ambiente dentro da indústria.

Todo o procedimento que ajudará a garantir o bom funcionamento do sensor depende dos cálculos técnicos que levam em conta o coeficiente da variação, em torno da temperatura. Geralmente, o material utilizado nessa análise é a platina, com ampla variação de temperaturas.

Seu uso, assim como dos variados sensores, pode ser utilizado também em reatores industriais, que é um equipamento destinado para ocorrer diversas alterações químicas, onde pode existir a troca de massa e geração de calor.

O uso de granalhas nas indústrias

Além dos elementos que são os sensores, o uso da granalha de aço também é importante dentro da indústria. Esse tipo de material é considerado como um abrasivo que é utilizado em locais de alto impacto, por meio do processo de jateamento.

Esse material leva em conta a diferença de dureza dos materiais, como é o caso do ferro, do aço carbono ou inox, da utilização do vidro e até mesmo do cobre. Com isso, é possível obter diferentes atividades de jateamento, fazendo com que as peças dentro da indústria fiquem mais limpas.

Esse tipo de processo, pode ser ainda utilizado em ações como pinturas e para a metalização de objetos, podendo ser aplicada em várias superfícies metálicas.

Dentro da indústria, o uso dos metais também é muito comum e necessário, e por isso, vale a pena destacar a importância dos fornecedores de tubos de aço que são instalados em toda a tubulação industrial, garantindo eficiência nos processos.

Portanto, os investimentos em materiais e equipamentos de qualidade são de extrema importância para garantir o bom andamento das produções e a segurança e o bem-estar dos colaboradores.