industriais

Processos industriais recebem qualidade de automação

Os processos industriais são aplicados de acordo com a finalidade de cada empresa e os produtos que são manufaturados para o mercado consumidor.

Para atender a demanda cada vez mais crescente de clientes, as linhas de produção estão mais complexas, com o emprego de sistemas automatizados e com controle ligado a redes de comunicação integrada entre diferentes setores.

Desde a chegada da matéria-prima dentro do ambiente industrial, até o setor de distribuição para os pontos de venda, os sistemas implementados incluem comunicação de dados estabelecidos dentro do próprio ambiente de trabalho como em locais remotos.

Isso é possibilitado com programas específicos e parcerias empresariais que tocam projetos em conjunto, com o controle de processos divididos por áreas distintas de atuação.

Dessa forma, as empresas garantem a participação no mercado e focam em atividades que possuem mais conhecimento e mão de obra especializada.

Acabamento de pintura com cabines próprias

A formação de chapas de aço da indústria de eletrodomésticos, por exemplo, é responsável pelas siderúrgicas, que encaminham esse tipo de bem de consumo para fábricas que utilizam as chapas para transformar em fogões, geladeiras e microondas.

As empresas que dão o formato e o acabamento necessário precisam imprimir características próprias, como o uso de cabine de pintura industrial para aplicar tintas metálicas resistentes e apropriadas para cada modelo de eletrodoméstico.

Essas cabines contam com sistemas automatizados, com pinturas padronizadas a partir da programação de braços mecânicos, com diferentes peças, atuando de maneira apropriada, com diversos benefícios, como:

  • Aumento de produtividade;
  • Menor consumo de tinta;
  • Uniformidade de trabalho;
  • Proteção à saúde do operador.

Essa facilidade empregada em uma linha de produção específica utiliza métodos conhecidos no ambiente industrial, como a compressão de ar servindo para a alimentação das pistolas de tinta.

A alta pressão exercida sobre os jatos direcionados é padronizado em um ambiente fechado, com controle dos orifícios das pistolas de tinta, expelindo de maneira correta a quantidade para a cobertura de toda a superfície.

Manutenção prolonga vida útil de equipamentos industriais

A estrutura de uma cabine de pintura ocupa um espaço considerável, de acordo com o tamanho da linha de produção e as peças que recebem o acabamento de tintas.

As peças para compressor precisam ser instaladas em uma área de fácil acesso para a manutenção preventiva e reposição em casos de desgaste ou mal funcionamento.

A limpeza da cabine precisa ser realizada de maneira periódica, para diminuir os resíduos e partículas de tinta. Equipes especializadas nesse tipo de serviço podem ser contratadas de forma terceirizada, ou a empresa pode manter um time de trabalho treinado e à posto para qualquer eventualidade e necessidade.

A manutenção também deve estar atenta quanto ao reservatorio de ar comprimido, para evitar o acúmulo de sujeira e outras partículas que podem afetar o acabamento e o tratamento fino aplicado sobre as chapas metálicas.

Tecnologia permite acionamento remoto

A presença de um operador dentro de um ambiente impregnado com tinta pode ser prejudicial à saúde em diversos aspectos. Por isso a automatização é tão importante nos diferentes segmentos industriais.

A preparação do espaço, com a instalação das chapas metálicas que recebem os jatos de tinta, pode ser realizado em tempo calculado, com acionamento remoto e de forma segura para os trabalhadores.

A movimentação dos braços robóticos podem ser de acordo com a programação de um computador, em conjunto com sensores fotoelétricos que detectam o posicionamento dos objetos.

Esse trabalho garante regularidade e padronização na qualidade da tarefa, em um tempo hábil e promovendo maior produtividade dentro da indústria.

Os cuidados com a manutenção preventiva e corretiva devem ser programados de acordo com o planejamento adotado pelas equipes responsáveis pelos setores automatizados.

Os sistemas são formados por diferentes componentes e todos envolvem uma regulagem padronizada, mas que pode ser variável seguindo procedimentos que atendem à:

  • Temperatura;
  • Pressão;
  • Força;
  • Velocidade.

Aqui também é necessário uma verificação contínua dos processos de trabalho, inclusive quanto à alimentação elétrica e os componentes das placas de circuito interno.

A substituição de um rele de emergencia pode ser necessária, quando observada a sobrecarga na rede ou dificuldades ao ligar os equipamentos automatizados.

Os controles automatizados devem ser acompanhados por operadores capacitados, realizando as ações necessárias de acordo com as necessidades de atuação.

Os dispositivos de leitura podem detectar diferenças ou erros que podem ser evitados, afinal, a automação industrial faz parte dos ambientes industriais para facilitar a vida dos trabalhadores e garantir mais qualidade e atendimento de demanda comercial.